Notícias

TURISMO DE ITAIPU SUPERA PREVISÃO E RECEBE MAIS DE 15 MIL VISITANTES NO CARNAVAL


 FOTOS: Acervo Turismo Itaipu
Desempenho foi 18,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. 
Expectativa do setor era incremento de 5%.
As atrações turísticas da margem brasileira de Itaipu registraram um novo recorde de visitação no feriado prolongado de carnaval, de sábado (2) a terça-feira (5). No período, passaram pela usina 15.897 visitantes, movimento 18,60% superior ao desempenho registrado no mesmo feriadão de 2018, ano que detinha o recorde anterior.
O fluxo foi superior até mesmo à previsão do Complexo Turístico de Itaipu (CTI), que esperava um incremento de 5% na visitação. O CTI é responsável pela gestão do turismo na margem brasileira de Itaipu desde 2007, quando foi implantado o atual modelo de visitação na empresa.
O destaque do carnaval deste ano foi o Ecomuseu, que recebeu 2.558 visitantes nos quatro dias, acréscimo de 85,36% na comparação com igual período do ano passado. Os números não incluem as visitas institucionais nem as da margem paraguaia da usina.
De acordo com o CTI, o Passaporte 3 Maravilhas ajudou a impulsionar os números do Ecomuseu. Com o passaporte, o turista adquire com desconto três atrativos da região (Visita Panorâmica na Itaipu, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras) e leva de graça a entrada para o Ecomuseu.
Outro motivo foi a exposição Itaipu Natureza, em cartaz no Cataratas JL Shopping: ao adquirir o ingresso para a exposição, o visitante também ganha uma entrada para o Ecomuseu.
Em números totais, o passeio que mais atraiu turistas no feriado de carnaval foi a Visita Panorâmica, com 10.573 pessoas – alta de 15,59% em relação ao carnaval de 2018.
Para atender ao aumento da demanda, o CTI reforçou equipes e elevou o número de saídas dos passeios. O feriado também coincidiu com o lançamento da campanha publicitária “Nas minhas férias”, para divulgar o atrativo turístico Itaipu Kids, voltado para crianças de 6 a 13 anos de idade.
A campanha foi desenvolvida pela Comunicação Social da Itaipu e começou a ser veiculada no sábado (2), com comerciais no rádio e na televisão, anúncios em mídias especializadas em viagens e aeroportos, placas rodoviárias nas entradas de Foz do Iguaçu e ações na internet e mídias sociais.
Pais ou responsáveis que comprarem os passeios Visita Panorâmica ou Circuito Especial terão 30% de desconto no atrativo infantil.

FOTOS: Acervo Turismo Itaipu
Fevereiro
A Itaipu também divulgou nesta quarta-feira (6) o desempenho da visitação no mês de fevereiro. Passaram pelos atrativos da usina no período 53.976 pessoas – desta vez, considerando os atrativos das margens brasileira e paraguaia e as visitas institucionais. Somente a Visita Panorâmica da margem brasileira recebeu 19.725 visitantes. Nos dois primeiros meses do ano, a usina recebeu 182.816 visitantes.

FOTOS: Acervo Turismo Itaipu
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.


FOTOS: Acervo Turismo Itaipu
É possível visitar a Itaipu de duas formas: como turista ou por meio da visita institucional. Ambas as modalidades estão disponíveis na margem brasileira e na margem paraguaia da usina. Para optar por um dos diversos atrativos que fazem parte do Complexo Turístico Itaipu no Brasil, basta visitar o site: https://www.turismoitaipu.com.br/  O site oferece um descritivo dos passeios, horários e a opção de compra de ingressos on-line. Para conhecer as opções de passeios no Paraguai, clique aqui.Já a visita institucional é reservada a instituições de ensino e pesquisa, autoridades e chefes de estado, representantes de empresas e militares. Saiba como proceder no Brasil e no Paraguai.

FOTOS: Acervo Turismo Itaipu
Gratuidade
Para estimular a visitação, moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região trinacional têm isenção total ou parcial da tarifa na maioria dos passeios. Crianças de até 5 anos de idade não pagam.

FOTOS: Acervo Turismo Itaipu
Reconhecimento
No lado brasileiro, a responsabilidade para administrar o setor é do Complexo Turístico Itaipu (CTI) que, em 2016, foi o vencedor na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, concedido pela Organização Mundial do Turismo. O CTI também obteve a segunda colocação entre os 10 Principais Pontos de Referência do 2016 Travelers’ Choice, do site Trip Advisor.

FOTOS: Acervo Turismo Itaipu
Estatísticas
O ano de 2016 foi o de maior visitação à Itaipu. A usina recebeu quase um milhão de pessoas (954.572), superando o melhor resultado até então (952.356, em 2013). O total de visitantes contempla as visitas turísticas e institucionais, das margens brasileira e paraguaia. 

Edição Roseli Cecilia
Data de publicação desta Matéria 06-03-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI