Notícias

RELÓGIO CUCO É O TEMA DA 47ª RETROSPECTIVA DO MUSEU DO RELÓGIO PROFESSOR DIMAS DE MELO PIMENTA


Atração gratuita encanta e promete atrair também as crianças em São Paulo
O evento que acontece anualmente no Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta, localizado na sede da DIMEP no bairro da Vila Leopoldina em São Paulo, será realizado nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro. A peça selecionada como tema desta edição é o Relógio “Cuco”, uma das mais emblemáticas da relojoaria mundial.

Cuco é referência ao pássaro de mesmo nome, muito comum em toda a Europa, que com seu canto simples em dois tons, permitiu aos artesãos reproduzi-lo fielmente com os materiais disponíveis na época. Sempre chama atenção onde está exposto e desperta em pessoas de todas as idades sentimentos de amor, sonho e lealdade, deixados à humanidade pela literatura infantil europeia que usou este modelo de relógio como inspiração.

O primeiro relato de um relógio cuco data de 1629, há 390 anos, num texto de Philipp Hainhofer, um escritor germânico de origem nobre que mencionava uma peça na coleção de um príncipe da região. Posteriormente outros artesãos se especializaram em refletir essa natureza em seus relógios e isso os ajudou a se destacarem frente a outros relojoeiros do continente que ofereciam desenhos geralmente mais sóbrios.

Os relógios cucos ganharam fama, prestígio e essa tradição foi perpetuada, tanto que até hoje encontra-se oficinas familiares com séculos de tradição na produção e venda destes modelos, em diversas variantes. Existe a teoria de que essa especialização em automação mecânica foi uma das bases do que veio a ser anos depois a revolução industrial europeia pois os futuros industriais conseguiram grandes feitos ao ampliar a escala das máquinas instaladas nestes belos relógios.

O modelo pertencente à DIMEP e que faz parte da mostra retrospectiva de 2019 é do estilo Cuco Florestal, tem grandes dimensões (Medidas: 94cm x 58cm x 22cm) e é todo pintado -  fato que não é comum nestes aparelhos. Seu maior destaque é o conjunto sonoro com dois autômatos, a simulação de um pequeno cuco e uma boneca camponesa. A boneca toca duas valsas distintas sucessivamente a cada 30 minutos, acompanhando o Cuco que "pia" um canto simples na meia hora; e na hora cheia, toca de 1 a 12 horas conforme a marcha do relógio.

Sobre o Museu do Relógio
Detentor de um acervo de mais de 600 peças vindas de todas as partes do mundo, o Museu do Relógio foi fundado em 1950 pelo Prof. Dimas de Melo Pimenta, também fundador da DIMEP, a partir de uma coleção pessoal. Hoje, graças a aquisições próprias e doações, seu numeroso catálogo inclui modelos históricos, variados e curiosos, que agradam a todo tipo de público: do aficionado por relojoaria aos admiradores de museus; do público acadêmico de diversos setores a crianças e jovens estudantes, que se divertem muito com os modelos Cuco.

O Museu do Relógio abriga todas as tecnologias já usadas pelo homem para a contagem da passagem do tempo e se dedica à difusão da cultura relojoeira no Brasil, sendo um dos principais da área no mundo.

Entre seu acervo, destacam-se modelos curiosos, como o relógio “Despertador com Cafeteira”, uma tendência dos séculos XIX e XX e um dos itens mais queridos do acervo que tem um mecanismo como o café italiano, e prepara uma xícara da iguaria minutos antes do despertar. É justamente o peso da xícara cheia, que aciona a campainha; um relógio marcante do acervo é o alemão “Falante”, que tem como caráter inovador a existência de um fonógrafo com mídia em celuloide; outro destaque é o “Relógio Atômico”, que adota a técnica mais avançada em medição do tempo, cujo padrão de medida é a vibração de moléculas de Césio-133; além claro, dos mais variados modelos e os belíssimos cucos.

A visitação é gratuita, e pode ser individual ou em grupos, acompanhada por um historiador capacitado para fornecer detalhes sobre as peças e a história de cada uma delas.

47ª Retrospectiva do Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta

Entrada Gratuita
Data: 15 a 18 de novembro
Horário: das 10h às 17h
Endereço: Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina – SP

Mais informações em (11) 3646-4000, e-mail museudorelogio@dimep.com.br  e www.dimep.com.br/museu

Fotos: Divulgação
Edição: Rose Cecília
Data de publicação desta Matéria 25-10-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI