Notícias

PETRÓPOLIS GOURMET ATRAI PETROPOLITANOS E TURISTAS NO FERIADÃO COM PROGRAMAÇÃO EM VÁRIOS ESPAÇOS

Bomtempo Hotel
Programe-se para não perder nenhuma atração do festival gastronômico
Um feriadão cheio de atrações gastronômicas. Quem não quer? E em Petrópolis vai ser assim, cheio de delícias, para moradores e visitantes. O Petrópolis Gourmet deste ano coincide com o feriadão da próxima semana , entre os dias 15 e 17 de novembro e a agenda está cheia: tem oficinas com grandes chefs, o Mercado Gourmet, no Hortomercado, em Itaipava e ainda a Festa das Colônias, na Casa de Portugal. Em todos os eventos, é claro, comidas deliciosas, repletas de referências à colonização da cidade por alemães, portugueses e italianos. E, é claro, que os 43 restaurantes participantes aguardam muita gente para saborear pratos de alta gastronomia - mas, a preços especiais, começando em R$ 48,50.

                Um dos programais mais aguardados nesta 19ª edição do Petrópolis Gourmet é o Mercado Gourmet. No Hortomercado, em Itaipava, o visitante vai encontrar venda de produtos de Petrópolis. E tem de variedade: orgânicos, pães, geleias, embutidos, tudo feito de forma artesanal e com o sabor que só se encontra em Petrópolis. E tem mais: haverá oficinas com os chefs, degustação de bebidas com o Senac e apresentação de grupos folclóricos. E fique atento com os horários de funcionamento do Mercado Gourmet: dias 15 e 16, das 10h às 20h e dia 17, de 10h às 17h.

                A programação do Mercado Gourmet abre na sexta-feira com a nutricionista Juliana Maio, às 16h, falando sobre as receitas típicas de Portugal, Itália e Alemanha. No sábado estão programadas degustação de cervejas e vinhos promovida pelo Senac, oficina com preparo de massas, inclusive vegetariana e um workshop sobre cerveja. Domingo,  duas apresentações diferenciadas: a utilização das chamadas PANC,  Plantas Alimentícias Não Convencionais, na culinária e  a elaboração do “Overnight”, alimento preparado à noite, rico em fibras.

                Entre os expositores de produtos de Petrópolis já produtores de cerâmica, lareiras, produtos integrais, queijos, doces portugueses, pães,  brownies, pizzas e massas,  geleias e conservas orgânicas e cervejas artesanais. São 22 expositores e mais de uma centena de produtos produzidos na cidade.

               Já a Festa das Colônias acontece sábado e domingo, dias 16 e 17, das 10h às 23h, na Casa de Portugal. O espaço vai reunir representantes das três colônias evidenciadas este ano no Petrópolis Gourmet: Alemanha, Portugal e Itália. Os descendentes de nossos colonizadores vão mostrar o melhor dos pratos típicos, petiscos, doces e sobremesas e artesanato. Sem contar com muita dança dos grupos de cada nacionalidade que vão estar se apresentando.

A Festa acontecerá em três ambientes: no salão principal, funcionarão os serviços de restaurante, com capacidade para atender a 350 pessoas e é onde acontecem as apresentações folclóricas de cada país. Os pratos poderão ser pedidos o entre 12h e 15h e, de 19h às 22h. Mas, a tarde toda tem muitas delícias: no horário entre 15h e 19h, nos intervalos para as atrações culturais, serão servidos bolinhos de bacalhau, pizzas e salsichões.

                        No Varandão ficam concentrados os produtos e artesanatos típicos de cada país, bem como a  venda de doces e sobremesas, e ainda a “Tracht Und Hut”, com exposição de trajes das colônias. E, no lounge, exposição e venda de bebidas, como vinhos.

            Petrópolis é o destino certo para o feriadão de 15 de novembro, principalmente para quem mora no Rio, Minas e municípios vizinhos à Cidade Imperial. A rede hoteleira já comemora pico de 80% de ocupação em uma época considerada de ‘baixa temporada’, fruto de investimentos do trade turístico em atrações de qualidade.

                “A programação é para moradores e turistas, executada com muito carinho pensando nas famílias e como elas podem aproveitar vários dias dedicados a bons programas e recheados de comidas saborosas”, destaca Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, organizador do evento, que mostra ainda a democratização do festival com atrações nas ruas e praças e oficinas gratuitas. “Queremos que a cidade se envolva e curta bastante o festival”.

Choperia Gheren
Oficinas: ainda há tempo de aprender a alta gastronomia

             Abrindo o feriadão, na sexta-feira, 15, a oficina começa às 14h, no Supermercado Bramil, com Marília Mills mostrando como arrumar uma bela mesa de Natal. Ainda na sexta, às 17h, no Shopping Itaipava, o Chef Fred Tibau, renomado profissional que durante longo tempo esteve à frente do Programa Estrelas, da Rede Globo, e hoje é Chef da Nestlé, ensinará o preparo da Torta Floresta Negra, um iten indispensável na culinária germânica.

            No sábado, dia 16, também tem cozinha alemã, às 14h, no Arcádia Mall. Dois chefs pilotam a oficina: Antônio Barcellos  vai ensinar o falscher hase, que significa falsa lebre,  um delicioso bolo de carne e Fabio Derli  adoçará a todos com o apfelstrudel que é o strudel de maçã.

           Também no sábado, encerrando as oficinas, D. Neyse Lioy cai ensinar como fazer uma cuca alemã, um dos pratos mais tradicionais dos colonizadores germânicos. Começa às 17h, no Shopping Itaipava.

Serviço:
Mercado Gourmet
Onde – Hortomercado Municipal – Estrada União e Indústria,  9.726 - Itaipava
Horário - dias 15 e 16, das 10h às 20h e dia 17, de 10h às 17h.

Festa das Colônias
Onde – Casa de Portugal - Rua General Rondon, 715 - Quitandinha
Dias e horários – 16 e 17, de 11h às 23h
 
Oficinas
Informações no site www.petropolisgourmet.com.br

Fotos: Divulgação
Edição: Rose Cecília

PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2019 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS