Notícias

DIA NACIONAL DA BALEIA FRANCA MARCA SUCESSO DE RESGATE FEITO HÁ 17 ANOS


Para celebrar essa data comemorativa, o Projeto Franca Austral – ProFranca, realizará mais uma vez o Sunset Baleia, no dia 31, como vem fazendo desde 2018, em alusão ao dia e pelo início da temporada reprodutiva das baleias.
Por conta da pandemia, o encontro será às 19h, através de uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: ProFRANCA https://www.youtube.com/watch?v=E6BhjLl3JHw&feature=youtu.be
A live será animada com show de Teto Fernandes e terá participação de parceiros. Quem participar também poderá ajudar uma causa social, em prol da Apae.

Conheça mais sobre a história da Baleia Sunset:
O ano de 2017 marcou o retorno de uma baleia especial ao litoral catarinense. Em 2003 uma baleia jovem, com aproximadamente 1 ano de idade, entrou pelo canal dos molhes da barra do município de Laguna, nadando cerca de 10 km rio adentro até encalhar na Lagoa Santa Marta.
As autoridades ambientais e a equipe do Projeto Baleia Franca foram acionadas para avaliar a possibilidade de resgate.  Após 30 horas encalhada, as equipes conseguiram rebocar a baleia até próximo à saída para o mar.
Este ano, ao analisar as fotografias das baleias avistadas para catalogação, a Diretora de Pesquisa do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca, Karina Groch, descobriu que aquela baleia resgatada em 2003, que era uma fêmea, havia retornado, agora com um filhote: “Este foi o primeiro registro de retorno de uma baleia franca que foi resgatada com vida após um encalhe, e é como se fosse uma recompensa por todo o esforço feito, e pelos anos de trabalho dedicados à conservação das baleias franca no Brasil, é muito gratificante, é o que faz nosso trabalho valer a pena e superar todos os desafios, que não são poucos”.
O primeiro registro do retorno ocorreu no dia 31 de julho de 2017, por isso este dia foi definido como o Dia Nacional da Baleia Franca. O registro foi feito durante o sobrevoo de monitoramento da espécie, realizado pela SCPar/Porto de Imbituba, e executado pela Aquaplan em parceria com o Instituto Australis. Após esta data o par de mãe e filhote permaneceu cerca de 3 semanas na praia de Itapirubá Norte, em frente ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca,  sede do PBF/IA, em Imbituba.

A data foi escolhida pois marcou o retorno desta baleia, e será celebrada para comemorar o retorno das baleias à costa brasileira após a caça. A baleia está catalogada desde 2003, com o número B291, e agora ganhou o nome de “Sunset” que significa “pôr do sol” em inglês, pois foi devolvida ao mar no pôr do sol! Seu filhote, uma baleia semi-albina, foi batizado de “Laguna” em homenagem à cidade de Laguna, onde ocorreu o encalhe.
Desde 1982, há 36 anos, após a confirmação do retorno das baleias franca ao litoral brasileiro, o Projeto Baleia Franca/Instituto Australis realiza a pesquisa e o monitoramento para a conservação da espécie no litoral sul do Brasil. Desde 2015 o Instituto Australis é a instituição mantenedora do Programa de Pesquisa em Conservação da Baleia Franca, o Projeto Baleia Franca. Saiba mais em http://baleiafranca.org.br/

Mais curiosidades e Informações sobre a Baleia Franca, confere a reportagem em 
http://www.rotabaleiafranca.com.br/dia-nacional-da-baleia-franca-marca-sucesso-de-resgate-feito-ha-17-anos/

Ou Acesse nosso Blog e descubra tudo sobre as Baleias Franca!

E vocês, já sabem quando irão começar a trazer seus clientes para SC, após as quarentenas da COVID-19!????

Rota da Baleia Franca: um dos maiores espetáculos de Santa ...

Nos contate e vamos juntos ver a melhor data!
Ao Sul Natural - Home | Facebook
https://www.aosulnatural.com.br/

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 31-07-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI