Notícias

A CACHAÇA E O SEU DIA NACIONAL - 13 DE SETEMBRO


Créditos: Instituto Brasileiro da Cachaça - IBRAC
Nosso símbolo nacional evoluiu e chegou ao século XXI ocupando posição de destaque, com qualidade comparável à dos melhores destilados produzidos mundialmente.
A Cachaça, bebida típica e exclusiva do Brasil, tem sua história ligada à do próprio país e pode ser considerada o primeiro destilado das Américas, tendo sido produzida, pela primeira vez, de forma intencional, em algum engenho de açúcar do litoral Brasileiro, entre os anos de 1516 e 1532, antes mesmo do aparecimento do Pisco, da Tequila e do Rum.
Como bebida símbolo da resistência do povo brasileiro, enfrentou preconceitos desde a época do Brasil Colônia, período no qual teve a sua comercialização proibida por várias vezes, resultando na Revolta da Cachaça, que deu origem ao Dia Nacional da Cachaça -13 de Setembro - uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça. (Projeto de Lei 5428/2009, atualmente em tramitação no Senado Federal).
Hoje, apesar dos inúmeros desafios, esse símbolo nacional evoluiu, e chegou ao século XXI ocupando posição de destaque, com qualidade comparável à dos melhores destilados produzidos mundialmente.
O Dia Nacional da Cachaça é uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) - entidade nacional representativa do setor - e foi lançada em junho de 2009, durante a Expocachaça de Belo Horizonte, se tornando um Projeto de Lei por iniciativa do Deputado Valdir Colatto, de Santa Catarina.
A história remonta ao ano de 1630, quando os portugueses notaram que o mercado da cachaça crescia e o produto tomava o lugar da bagaceira, produzido por eles a partir do bagaço da uva. Em 1635, o rei de Portugal proibiu a produção e comercialização da cachaça com o objetivo de incentivar o consumo da bagaceira.
A pouca fiscalização permitiu a continuidade do comércio da cachaça e, em 1659, um novo decreto real proibiu o comércio da bebida, com os portugueses apertando o cerco aos produtores com ameaças de deportação, apreensão do produto e destruição dos alambiques. Em 1660, os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade. Era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da cachaça, que ocorreu em 13 de setembro de 1661, por Ordem Régia.
O caminho rumo à valorização da bebida tem sido longo, mas está em um estágio melhor do que já foi, principalmente devido à valorização no Brasil, nos últimos anos, de produtos tradicionais.
Para Carlos Lima, Diretor Executivo do IBRAC, o trabalho conjunto de produtores, entidades de classe e Governos (Estaduais, Municipais e Federal) tem sido extremamente importante para a valorização, afirmação da Cachaça e desenvolvimento do setor.
Apesar desse apoio, o Executivo lembra que, em momentos de discussões de reforma tributária no Congresso e em alguns Estados, é extremamente importante que a Cachaça, que hoje é o produto mais tributado do Brasil e que sofre com todos os entraves causados pela alta tributação, não seja ainda mais onerado.
"Já não há mais espaços para aumento de impostos no setor e a nossa tributação já ultrapassou o ponto ótimo. Apoiamos uma reforma tributária que traga simplicidade, corrija distorções existentes, promova o crescimento sustentável e não onere ainda mais o setor", diz Lima.
Um brinde à Cachaça - Pouco a pouco a Cachaça vem conquistando seu espaço no cenário nacional e internacional, se destacando em concursos, com versões brancas, armazenadas e envelhecidas, em uma grande variedade de madeiras típicas como, por exemplo: a Amburana, Jequitibá, Amendoim, Bálsamo, Ipê, Freijó, Eucalipto, Castanheira, entre várias outras, além do conhecido Carvalho, enaltecendo e realçando sabores riquíssimos e diferenciados da Cachaça.
O nosso destilado tem experimentado, ao longo dos anos, evoluções no preparo, sendo utilizado como base para coquetéis, em especial aqueles com frutas, que vão além da tradicional e conhecidíssima Caipirinha - um drink refrescante e saboroso que, para ser autêntica, deve ser feita exclusivamente com Cachaça.
A sua versatilidade na coquetelaria se mostra igual à dos grandes destilados, com a Vodca, o Gin, ou o Rum, e vários profissionais vêm utilizando-a para criação de novos drinks, na releitura de drinks nacionais como o Rabo de Galo e para reinventar drinks famosos, tais como o Negroni, Mojito, e a Margarita.

Cachaça & T Cajú
Confira algumas receitas com Cachaça que estão entre os cocktails mais consumidos no mundo no momento. Fonte: Revista Britânica - Drinks International Magazine.
Pira Mule
Ingredientes:
• 50 ml de Cachaça
• 10 ml de suco de limão
• 20 ml de kaly gengibre xarope
• 40 ml de cerveja
• Cobertura de espuma de gengibre
Preparo: em uma caneca de cobre, coloque gelo, em seguida a cachaça, o suco de limão, o xarope e a cerveja. Misture bem, e finalize com uma cobertura de espuma de gengibre. Decore com hortelã ou gengibre ralado.
Cachaça & T Cajú
Ingredientes:
• 50 ml de Cachaça
• 150 ml de tônica
• 2 fatias de caju
• 1 fatia de laranja bahia
• 15 ml de redução de caju
• 1 ramo de hortelã
Preparo: em um copo Bordeaux, coloque gelo, em seguida a cachaça, a redução de caju e a tônica. Misture bem, e finalize com as fatias de frutas, ramo de hortelã.
O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) estima que o Brasil possua uma capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros por ano. No entanto, a produção está estimada entre 700 e 800 milhões de litros/ano. Segundo o Anuário da Cachaça do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existem hoje no Brasil 1.086 estabelecimentos produtores de Cachaça e Aguardente de cana registrados. (dados referentes à 2019).
Atualmente, a Cachaça é um dos quatro destilados mais consumidos mundialmente. Segundo dados do provedor de pesquisa de mercado - Euromonitor International - a Cachaça é a 2ª bebida alcoólica mais consumida no Brasil e representa cerca de 72% do mercado de destilados.
Fontes: Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Euromonitor International, professor e sommelier de Cachaça, Jairo Martins e Mestre Derivan Consultoria & Eventos.

Texto e fotos: de responsabilidade e enviado por Cynthia Trevisani - C3COM Comunicação e Relações Públicas.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 11-09-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI