Notícias

ACVM CRIA ROTEIRO DOS ATELIÊS EM MONTE VERDE (MG)




Divulgação / Obra de Silvia Dauch
Quem busca Monte Verde como destino vai poder desfrutar do friozinho da montanha e de paisagens deslumbrantes, principalmente agora, a partir da reabertura da cidade para a Semana Santa.
Pousadas e hotéis românticos, ótima gastronomia, ecoturismo, muitas fábricas e lojas de chocolates estão em geral no roteiro do visitante, que deixa passar despercebido a arte local. Exatamente por isso, a Associação Comercial de Monte Verde está criando o “Roteiro dos Ateliês”. 
Monte Verde é refúgio de artistas que adotaram a arte Bauernmalerei, uma técnica de pintura muito utilizada em regiões campestres de países europeus como Áustria, Alemanha, Hungria e Suiça, que traz traços próprios e coloridos, retratando flores e a natureza em geral, que alegra as casas durante os rígidos períodos de inverno com muita neve. Nada mais próprio para esse vilarejo com ar tipicamente de montanha.
Mesmo com ares de cidade europeia e com início de sua formação por letões e germânicos, a arte que caracteriza hoje o local chegou pelas mãos de uma nordestina vinda de Fortaleza há mais de quarenta anos.
Maria Carmen Osterne, artista plástica e pesquisadora, que ao chegar em Monte Verde começou a difundir e ensinar a pintar o Bauernmalerei para suas alunas. A aceitação foi imediata e peças coloridas começaram a enfeitar os jardins e ruas, tornando a cidade ainda mais acolhedora e diferenciada. Vendo a propagação da arte Bauer, entendeu que essa poderia ser a “marca” de Monte Verde, e em 2009 registrou o estilo de pintura como Patrimônio Histórico e Cultural local.

Divulgação / Obra de Cristina Camargo
Peças variadas podem ser encontradas, pintadas por hábeis mãos, com destaque para algumas artesãs, mas o time cresce a cada dia:
Helenna D Amore é a mais nova pintora e está montando sua lojinha na pousada A Casinha Pequenina, que fica na rua da Represa, 168. Ela é natural de São Paulo, praticamente nascida em Monte Verde e começou cedo a se interessar pela pintura de peças em Bauernmalerei. Helenna é puro talento, pois tem apenas 13 anos de idade e é a nova geração a serviço da arte, do artesanato e da cultura. O Ateliê funciona anexo a pousada e o seu contato é (35) 3438-1129.
No comando do “Espaço Bauer Ateliê”, Cristina Aparecida Camargo, mineira de Sapucaí Mirim, em 1994 foi conquistada por Monte Verde, e foi trabalhar em um ateliê descobrindo ali o estilo das pinturas dos alpes e apaixonando-se de imediato. Discípula de Carmen Osterne, começou ali o nascimento de uma das mais destacadas artistas de Monte Verde, que hoje tem como um dos produtos principais pratos em madeira torneados pelas mãos do marido. O trabalho é todo artesanal, e além dos pratos decorativos, ela dá “alma” também a vasos, latões de leite e outras peças, que podem ser encontradas no Espaço Bauer Ateliê, na Av. Monte Verde, 1035, na charmosa Galeria das Flores, ou no Instagram @espacobaueratelier.
Flores pintadas pela artista Sônia Nogueira certamente estão nas fotos de todos os turistas que visitaram Monte Verde. Ela participou da pintura do ponto mais fotografado da cidade, o termômetro da avenida Monte Verde. ArtCasa Ateliê Store é o seu espaço de arte, onde a paulista, que migrou para cidade aos sete anos de idade, começou a pintar em 2004, quando foi aluna de Maria Carmen Osterne, pioneira na arte Bauer em Monte Verde, se especializando em outras técnicas em Pomerode e Blumenau. Em seu ateliê é possível, além de comprar suas peças, ter aulas de pintura Bauernmalerei, entre outras. O endereço é Rua Aeroporto, 149. @artcasaatelie
Na loja da Pousada Pião Mineiro, o “Cantinho Doce” tem peças a venda da monte-verdense Margareth de Oliveira Ribeiro, que também foi discipula de Carmen Osterne e pinta por amor. O endereço é Rua Virgo, 12, no Jardim das Montanhas.

Divulgação / Obra de Sônia
Marcília Magalhães Simplício da Silva é mais uma mineira, nascida na cidade de Natércia, professora que prestou e passou em concurso para lecionar em Monte Verde. Mudou para o pequeno pedaço de paraíso no alto da montanha, casou-se, e em 2004 começou a aprender a técnica de pintura Bauer como lazer. Casada com marceneiro, via sobras de madeiras que acabariam sendo queimadas na marcenaria, e resolveu dar uma nova vida a elas. Hoje produz quadros e pratos em madeira coloridos, que dão vida a qualquer ambiente.
Marcília, porém, não vende seus trabalhos, produz apenas por lazer, mesmo sendo uma das referências da cidade, assim como Eliana Quintella (Lee), paulistana com casa de veraneio em Monte Verde desde 1991 e que passou a ser moradora há onze anos. Apaixonada pela pintura Bauer, produz peças por lazer, mas aceita encomendas e podem ser vistas na Casa da Lee, hospedagem charmosa da Eliana, que fica na Av. Serrana, 480.
Silvia Dauch, paulistana que em busca de uma vida mais saudável abandonou a capital para tocar a pousada da família na cidade. Em 2019, começou a aprender a técnica europeia de pintura, que leva como hobby até hoje, procurando sempre reciclar e repaginar peças que seriam descartadas, dando nova vida a elas, fazendo uma nova energia fluir. Silvia também não vende suas peças, mas valem ser vistas na Pousada Águia da Montanha, que fica na Rua Uirapurus, 248.
Niedja Xavier Gomes, do ateliê Arte na Montanha, é natural de Currais Novos (RN) e morava em Natal (RN), até mudar- se para a Suíça Brasileira no ano de 2012, tornando-se mais uma apaixonada por Bauernmalerei. Teve aula com Maria Carmen e com Sônia Nogueira, e com esta última também pintou o termômetro da Avenida Monte Verde. Além da Pintura Bauern, pinta também folk art: húngara, austríaca e russa. É formada em arte terapia, entende que a arte transforma a alma. Seu ateliê fica na Rua do Curral, 211 @artenamontanha

Divulgação / Obra de Marcília
Artesanato e gastronomia é a mistura de artes de Nilce Helena Martins, que tem em seu espaço “Jam & Jelly Store”, geleias artesanais produzidas por ela, peças em Bauernmalerei, aulas de pintura da técnica que já se tornou marca de Monte Verde, passando adiante o conhecimento dessa arte que aprendeu com Maria Carmem Osterne.. O espaço fica na Rua da Mantiqueira, 81.@jamjellystore
No Lojinha da Hortênsias Pousada Boutique, é possível encontrar uma variedade de peças que transitam de pinturas em aquarela, pinturas em tela, tecido e em Bauernmalerei, produção de Paula Bars, vende também pelo @paulabars_atelie. Nascida em São Paulo, e que há 5 anos encontrou em Monte Verde, um refúgio de paz e beleza para desenvolver seus trabalhos.em São Paulo sempre lecionou e participou de vários programas de TV e revistas . Seu ateliê, fica dentro da Pousada que fica na rua Europa, 125.
Dentro da pousada também fica o DIY Bar Monte Verde, um Bar/Ateliê onde os hóspedes e turistas podem passar por momentos relaxantes e de diversão garantida. Primeiro da América Latina, faz parte do conceito “pôr a mão na massa” Do it Yoursef=Faça Você Mesmo.

Divulgação / Obra de Izilda
Izildinha Antonelli, nascida em Ibitinga, interior paulista, foi para a cidade de São Paulo estudar, onde acabou conhecendo seu marido, de origem alemã, em 1980. Fizeram uma viagem para Monte Verde, onde se apaixonaram pelo local e resolveram montar o Hotel Meissner Hof, trazendo o ar germânico para decoração, pintando eles mesmo os móveis. Fez uma longa passagem na pintura de cerâmica e faiança. No início da pandemia, um projeto local trouxe a artista de volta para o estilo Bauernmalerei, produzindo peças únicas e alegres que podem ser encontradas na Travessa da Pedra, 2.
José Bernardo Guimarães e Mônica Dantas Guimarães, começaram o amor pela arte na adolescência como uma brincadeira; São autodidatas e os produtos são feitos 100% por eles próprios, desde o corte das peças até as pinturas das mesmas. O forte são placas personalizadas e prontas, comedouros e casinhas de passarinho de época, além de quadros. Ateliê Monte Verde fica na Alameda Pinheiral 27,  @ateliermonteverdeoficial
E o roteiro só poderia mesmo terminar com Manuella Osterne, herdeira das habilidades da mãe, Maria Carmen Osterne, começou a pintar desde menina, pois a mãe tinha um ateliê em São Paulo, antes de trazer a pintura Bauermalerei para a vila. Maria Carmen foi precursora em Monte Verde ensinando a técnica para várias moradoras. Manuella no momento trabalha com projetos sociais, um deles é propagar a pintura em um evento de aprendizado da técnica, a “Semana Cultural da Pintura Bauernmalerei”, nas escolas do município, usando a reciclagem como matéria prima, este projeto virou lei do município, proposto por Manuella, em homenagem a mãe, e acontecerá todo ano, em Outubro. Vale a pena conhecer mais o trabalho de Manuella, em @monteverde.e.o.bauern onde divulga o trabalho de todas artistas da vila e em @reciclarte.monteverde.mg
Mais informações sobre a ACVM no instagram: @acmvmonteverde

Edição Rose Cecilia

Assimptur Assessoria de Imprensa
claudio@assimptur.com.br
(11) 4329-6532
Data de publicação desta Matéria 23-03-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI