Notícias

JUIZ DE FORA FAZ HOJE 171 ANOS: CONHEÇA LUGARES HISTÓRICOS DA CIDADE!


Crédito_Bruno Meneghitti
Com mais de 500 mil habitantes, Juiz de Fora, localizada na região da Zona da Mata, em Minas Gerais, é uma cidade que encanta pela sua beleza e pelas suas construções. Nesta segunda-feira, 31 de maio, a cidade que também é conhecida como a "Manchester Mineira" completa 171 anos de história.
Apesar do turismo local ter sido prejudicado por conta da pandemia, a cidade se prepara para se reorganizar e retomar as atividades turísticas. São dezenas de opções que fortalecem este setor, entre elas, a cultura, o entretenimento, os eventos, transporte, gastronomia e segurança. Sim, por ora prédios históricos e pontos turísticos seguem em quarentena, mas enquanto isso você pode se preparar também, em breve, quando o cenário melhorar, para visitar esta linda cidade.
Confira, abaixo, alguns dos principais lugares de Juiz de Fora para conhecer:

Catedral Santo Antônio

Catedral - Crédito Prefeitura Municipal
Construída no ano de 1866 em estilo romano, a catedral é a sede da Arquidiocese de Juiz de Fora. O prédio é um dos maiores templos católicos da cidade e um dos que mais atraem fiéis na região devido a forte devoção a Santo Antônio. Em sua fachada, constam duas torres em que é possível se encantar com o repique de sinos que badalam de hora em hora e também em datas festivas.
A estrutura da igreja é em formato de cruz, com paredes, pilastras e altares laterais em mármore, além de pinturas e vitrais com desenhos de símbolos bíblicos. Em seu centro, foi erguida em 1950 uma grande cúpula sobre quatro pilares, cada uma representando um evangelista. A Catedral Santo Antônio tem capacidade para mil pessoas, sendo 700 sentadas. Foi tombada em 27 de setembro de 2001. Anualmente, no mês de junho é realizada uma grande festa com barraqueiros, música e programação religiosa.

Onde fica? Rua Santo Antônio, 1.201 / Informações: (32) 3250-0700.

Cine-Theatro Central

Cine-Theatro Central_Crédito Prefeitura Municipal
Considerado um dos mais importantes patrimônios de Juiz de Fora e do país, o Cine-Theatro Central completou 92 anos de história no último mês de março. O local impressiona pela sua beleza arquitetônica e ornamental que ostenta uma ampla estrutura com capacidade para grande. O palco foi projetado para receber os mais respeitados nomes das artes nacionais e internacionais ao longo de décadas.
A casa já recebeu os espetáculos de consagrados da música, tais como: Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Cássia Eller, Ney Matogrosso, João Gilberto, Geraldo Azevedo, Djavan, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Adriana Calcanhoto, dentre outros. João Bosco gravou ali, em 2001, seu CD duplo "Esquinas". O mesmo fez Emerson Nogueira, que escolheu o Central para gravar ao vivo um álbum duplo.
O Central também recebeu o grupo norte-americano Momix, a Orquestra Ouro Preto, a Cia. Nacional de Dança da Bielo-Rússia, o pianista Arthur Moreira Lima, o apresentador e humorista Jô Soares e a bailarina Ana Botafogo. Eles e tantos outros fazem parte da história do teatro.

Onde fica? Praça João Pessoa, s/nº - Calçadão da Rua Halfed. / Informações: (32) 3215-1400.

Museu Mariano Procópio

Museu Mariano Procópio_Prefeitura Municipal
O Museu Mariano Procópio é a coisa mais linda! O comendador Mariano Procópio construiu a Vila Ferreira Lage para receber Dom Pedro II na inauguração da estrada de ferro, que ligava Petrópolis a Juiz de Fora. Em 1915, o espaço que compreende um parque, a casa de 1861 e um anexo construído para abrigar as obras de arte da família, foi transformado em museu. Em 2016, o anexo, com uma pequena parte do acervo (pouco mais de 100 do total de mais de 50 mil peças) foi restaurado e reaberto ao público. Já a casa está fechada há mais de 10 anos, por falta de projetos e recursos financeiros da prefeitura para restauração.

Onde fica? Rua Mariano Procópio, 1.100 / Informações: (32) 3690-2200.

Academia

Colégio Academia_Crédito Academia
Um dos mais imponentes prédios de Juiz de Fora é o Colégio Academia. Com 130 anos de história completados neste ano, o edifício foi construído em 1891 tendo como arquitetura e formato de ensino inspirados na Escola dos Altos Estudos Comerciais, de Paris, na França.
Além da tradicional escola, no local também funciona uma das unidades do Centro Universitário UniAcademia, e dois importantes museus com valioso acervo para visitação e consulta, são eles, o Museu de Etnologia Indígena e o Museu de História Natural, que reúnem um patrimônio de 30 mil itens, entre eles, acervo arqueológico, artístico e cultural. Em um de seus museus, está uma réplica em tamanho natural de um crânio de um dinossauro que foi comprado na Europa por um dos padres da instituição.
Há também no complexo, o sexto mais antigo teatro em atividade de Minas Gerais, fundado em 1929, com grande infraestrutura que remonta ao passado. O espaço teve a sua última restauração em 1995, quando foi reinaugurado.

Onde fica? Rua Halfeld, 1.179 / Informações: (32) 2102-7700.

Morro do Imperador (Morro do Cristo)

Morro do Imperador_Crédito: Prefeitura Municipal
O local possui uma das vistas mais deslumbrantes da cidade. Inicialmente era chamado de Morro da Liberdade e seu nome oficial é Morro do Redentor. No entanto, o espaço é popularmente conhecido como Morro do Cristo. Está a 930m de altitude, sendo um dos pontos mais altos da cidade.
O nome Morro do Imperador originou-se em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade. Em 8 de julho de 1906 foi inaugurado o monumento idealizado por Francisco Baptista de Oliveira, em homenagem ao Cristo Redentor. Considerado o primeiro da América do Sul, foi construído pela Companhia Pantaleone Arcuri e Spinelli, possuindo o monumento 25 metros de altura e a imagem, encomendada a Maison Raffe, de Paris, com 3.75 metros de altura.
O Monumento ao Cristo Redentor foi tombado em 24 de maio de 1990 pelo decreto n° 4312/90. Hoje em dia, o Morro do Imperador é utilizado por pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza. O montanhismo, a caminhada e o ciclismo pelas trilhas são praticados frequentemente.
Onde fica? Rua Dr. João Pinheiro, em direção ao Bairro São Pedro.

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MG/511/juiz-de-fora

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 31-05-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI