Notícias

PRAIA DO ROSA SE DESTACA COMO UMA DAS PREFERÊNCIAS DAS BALEIAS FRANCA NA TEMPORADA 2021


Não basta ser uma das baías mais belas do mundo. A Praia do Rosa, além do encanto especial de suas belezas naturais, muito bem distribuídas pela natureza, também é destino de turistas do Brasil inteiro e também do exterior. A fama cresce e parece ter chegado aos ouvidos das gigantes Baleias Franca também.
Brincadeiras a parte, mas a Praia do Rosa, em 2021, nesta temporada de observação de Baleias Franca está se destacando no número de avistamentos destes mamíferos em busca de suas águas protegidas por dois costões (lado norte e sul) para cuidar de seus filhotes.
De acordo com a diretora do Projeto ProFranca/Instituto Australis, Karina Groch, já foram registradas 16 baleias com seus filhotes e mais duas baleias adultas sem filhotes, entre os dias 03 e 26 de agosto, somente na Praia do Rosa.
O “Rosa”, como é carinhosamente conhecido, é considerado um local com grande destaque na Rota da Baleia Franca, pela sua ampla oferta de restaurantes, pousadas, casas noturnas, resorts, centro comercial diversificado e toda infraestrutura de qualidade para atender os turistas mais exigentes.

Não bastassem tantas maravilhas, ela foi escolhida pelas “mamães” Baleias Franca como uma das preferências para ser berçário natural destes cetáceos, que buscam o litoral sul de Santa Catarina durante os meses de julho a novembro pra procriar, parir e amamentar seus filhotes.
Já no início da temporada, em julho, foi na Praia do Rosa que aconteceram as primeiras avistagens. Foi ali no “Rosa Norte” onde foram capturadas as imagens mais impressionantes dessas gigantes do mar. Cenas de uma mãe e seu filhote, que ficaram por dias seguidos bem próximo ao costão, animaram muitos visitantes encantados com esses animais. Fotógrafos, surfistas, famílias, curiosos, trilheiros, todos olhavam na mesma direção. Volta e meia alguém falava “olha lá o burrifo”, ou então, dedos apontados em direção ao mar. Era alguém avistando uma baleia.
Contemplar baleias no mar é um exercício que exige paciência e tempo para apreciar. Pressa não combina com observação de cetáceos. Nessa hora, o tempo passa voando, mesmo estando horas parados observando o comportamento curioso e inesperado delas.
Uma dica: tire um final de semana, um dia inteiro, dois ou mais, e aproveite a energia da Praia do Rosa. Vale a pena hospedar-se ali, conhecer o local com calma e saber apreciar o tempo vagaroso desse turismo de contemplação e de observação da natureza.

Temporada das Baleias Franca traz fôlego para pousadas na baixa temporada:
Após um ano difícil para o turismo no Brasil e no mundo, devido à pandemia global, muitos empresários ainda estão se recuperando do prejuízo. O setor de turismo, principalmente, foi um dos mais afetados e ainda recupera fôlego.
Aos poucos, os empresários que fazem parte da Rota da Baleia Franca vão se unindo e fortalecendo a rede, acreditando no potencial do turismo de observação de baleias franca no presente e no futuro.




Na Praia do Rosa, a proprietária da Pousada Areais do Rosa, Luciana Toledo Ferreira, acredita no potencial de crescimento desse tipo de turismo, assim como já acontece na região de Abrolhos, no Nordeste. “A temporada da Baleia Franca sempre movimenta nossa região. A cada ano notamos que cada vez mais hóspedes procuram essa experiência, que é única no Brasil, com esse tipo de avistamento por terra. As pessoas que passam por essa experiência vão embora tão encantas que é certa a recomendação aos amigos e familiares. Agora os turistas estão conhecendo essa possibilidade no sul do país e acredito que seremos uma referência nesse quesito”, destacou a empresária.
Localizada próximo ao “centrinho do Rosa”, a pousada de excelente qualidade é uma ótima opção para se hospedar por lá. Vale à pena conferir e conhecer o local, através do site: (https://www.pousadaareiasdorosa.com.br/).

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 30-08-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI