Notícias

CONHEÇA O REGISTRO ORIGINAL DO MUSEU DO CAFÉ, QUE COMPLETA 40 ANOS COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE SP

Museu do Café - Lucas Santos.
Nesta quarta-feira (22.09), o Museu do Café tem muito o que celebrar. Completando 40 anos do tombamento realizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) - em 22 de setembro de 1981 -, a preservação do espaço está eternizada na história do País por meio do registro imobiliário da construção, arquivado no 1º Registro de Imóveis da cidade de Santos, no Estado de São Paulo.

Museu do Café - Salão - Cláudio Arouca.
Localizado na Rua XV de Novembro, em Santos, cidade litorânea de São Paulo, o Museu do Café reúne tradição, arquitetura, história e sabores culturais em um só lugar. A construção ocupa 1.665,57 m² do centro histórico da cidade e propicia aos visitantes o encontro com diferentes e raros grãos, obras de arte e mobília histórica.
Registrado no Livro 3-Q, sob o n°18.541, a Fazenda do Estado de São Paulo, adquiriu o imóvel da viúva Escolástica Melchert da Fonseca, por 730.000.000 (setecentos e trinta contos de réis). A propriedade foi transferida em 25 de março de 1920, um dia após a apresentação da escritura de compra e venda em desapropriação amigável por utilidade pública feita no 5º Tabelionato de Notas de Santos.

Museu do Café - Fachada - Divulgação.
O pagamento do imóvel foi efetuado por quinhentos contos de réis à vista, e duzentos e trinta contos de réis a prazo de um ano a contar da data da escritura.
O espaço, que no século VXIII teve um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil tornou-se ainda um dos pontos turísticos mais visitados do estado, com mais de 300 mil visitas anuais (número equivalente à 2019, um ano antes da pandemia). O Museu do Café está sob responsabilidade da Fazenda do Estado de São Paulo desde 25 de março de 1920, e pode ser visitado de terça a domingo.

Museu-do-Café-Fachada-André-Monteiro - Divulgação.
Anoreg/SP
Fundada em 1928, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) congrega 1.546 mil Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado, os quais empregam direta e indiretamente mais de 23 mil pessoas. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis.

Edição Rose Cecilia

 





 





 





 



Data de publicação desta Matéria 22-09-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


© Copyright 2021 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI