Notícias

HOTÉIS FAZENDA TÊM IMPACTO POSITIVO NA SAÚDE MENTAL


Fazzenda Park Hotel - Gaspar (SC) Crédito: Divulgação
Com atividades ao ar livre, espaços confortáveis e momentos de lazer, os hotéis fazenda têm se tornado uma válvula de escape para aqueles que possuem rotinas movimentadas.
A rotina diária tem gerado grande impacto na vida das pessoas. Doenças como a Síndrome de Burnout -- distúrbio emocional que causa exaustão extrema, estresse e esgotamento físico - são cada vez mais comuns. Psicoterapia e medicamentos são algumas das diversas recomendações médicas, mas algo que pode trazer um diferencial nos tratamentos dessas condições é se “desligar” do mundo e passar um tempo em conexão com a natureza. Em uma pesquisa publicada pela revista Nature, de 2019, duas horas por semana em contato com a natureza causa um significativo aumento na sensação de bem-estar, melhora no humor e alívio dos sintomas de estresse e ansiedade. Com isso, os hotéis fazenda se tornam uma boa opção para quem procura um ambiente tranquilo e em contato direto com o meio ambiente para relaxar e fugir do cotidiano agitado da cidade.
A psicóloga Camilla Hoffmann explica como esse ambiente pode influenciar na saúde mental e psicológica das pessoas. “Todo o contato que a gente tem com a natureza - o ar puro, animais, plantas, árvores, mar, tudo que vem da natureza - a própria natureza tem o fitogaia, que é a sensação de bem-estar que a natureza transmite para as pessoas. Isso sim pode ser muito bom, muito favorável para quem está num momento delicado, vulnerável. Para que? Para ela, justamente, sair um pouquinho do estresse do dia a dia e colocar o foco momentâneo do que ela está vivenciando. De estar em contato com a natureza, de estar em contato com os animais, de estar em contato consigo, né!? Focar nessas questões”.

Fazzenda Park Hotel - Gaspar (SC) Crédito: Divulgação
Em Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, fica localizado o Fazzenda Park Hotel, que figura entre os melhores hotéis fazenda do país, e oferece aos hóspedes as mais diversas atividades que promovem o bem-estar, em meio a um ambiente rodeado de verde e ar puro. Fazem parte das programações do hotel: trilhas, passeios de charrete, atividades esportivas, oficinas, além das próprias dependências do resort, que são um respiro de alívio dos ares urbanos.
As atividades ao ar livre aliviam os sintomas de ansiedade, estresse e depressão, além de colaborar com a recuperação do cérebro em relação a fadiga acometida pelo cotidiano agitado. Isso ajuda no desempenho do trabalho e dos estudos e na satisfação pessoal. Para as crianças, esse tipo de viagem ajuda no desenvolvimento, já que com todo o espaço aberto e as recreações que o resort disponibiliza (como as piscinas, as atividades lúdicas e as apresentações teatrais), os pequenos podem brincar com mais liberdade e fugir dos estímulos que a agitação da cidade proporciona. O Fazzenda ainda tem uma série de oficinas que ajudam as crianças a encorajar a imaginação e a criatividade.
“Quando pensamos no entretenimento, seja dos adultos ou das crianças, queremos que seja algo divertido e lúdico. Nosso objetivo é realmente fazer os hóspedes fugirem da rotina que levam em seu dia a dia. Que enquanto estiverem aqui, com a gente, possam esquecer um pouco de seu trabalho, da escola, e viver experiências diferenciadas. E quando voltarem as suas rotinas, estejam dispostos e preparados para retomar suas atividades diárias”, conta Cássia Treuk, gerente geral do Fazzenda.

Apresentação Sítio do Pica-Pau Amarelo. Fazzenda Park Hotel - Gaspar (SC) Crédito: Divulgação
O bom sono também faz parte dos impactos positivos à saúde mental, como explica o estudo publicado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, na qual aqueles que afirmaram ter um sono de boa qualidade, apresentaram menos da metade de pensamentos negativos em uma semana do que aqueles que disseram ter o sono de baixa qualidade. O Fazzenda dispõe de áreas internas bastante aconchegantes e apartamentos confortáveis, o que contribui, junto com toda a natureza dentro e fora dos espaços do resort, para noites de sono mais tranquilas, fazendo com que os hóspedes se sintam mais energizados durante o dia.

Quartos do Fazzenda Park Hotel - Gaspar (SC) Crédito: Divulgação
Tudo isso, aliado a terapia e o uso de medicamentos -- quando recomendado pelos médicos -, colabora para os cuidados com a saúde mental, fazendo as pessoas desconectarem do cotidiano movimentado, focando um pouco mais no momento vivido e em si mesmos.

+55 47 3397.9000
Rua João Mathias Zimmermann, 2299
Gaspar, Santa Catarina, Brasil

https://www.fazzenda.com.br/

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 27-04-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI