Notícias

CONNECTION TEM PRIMEIRO DIA DEDICADO À RELAÇÃO ENTRE O AUDIOVISUAL E O TURISMO
Programação encerra nesta sexta (13) com debates sobre 
cidades inteligentes, futuro das viagens, economia e tendências.

A influência da cultura e do cinema no desenvolvimento turístico foi o tema central do primeiro dia do Connection nesta quinta-feira (12). O evento internacional está recebendo mais de 500 participantes presenciais no Palácio dos Festivais, em Gramado. Com um mix de conteúdo técnico com vivências práticas, palestrantes nacionais e internacionais compartilharam seu conhecimento com o público vindo do Brasil inteiro.
O conteúdo teve início com um painel sobre a importância dos festivais de cinema para a estruturação e promoção de destinos. Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk falou sobre o papel transformador que o Festival de Cinema de Gramado teve para a consolidação do destino gaúcho. No mesmo painel participou Jorge Céspedes, diretor de Cultura da Intendência de Maldonado, contando sobre a história de sucesso do Festival de Cine de Punta Del Este.

Na sequência, o tema em discussão foi film commissions (ou comissões fílmicas), organizações que tem como objetivo atrair produções audiovisuais para determinados destinos, criar polos cinematográficos e através disso fomentar a cultura e a atividade turística. Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini falaram sobre a Santos Criativa, compartilhando a experiência da Cidade Unesco do Audiovisual. Já André Faria, diretor executivo da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic), apresentou como uma film commission pode ajudar a promover um destino.

O empreendedorismo local também esteve em destaque no palco do Connection através do case sobre tematização de empreendimentos apresentado por Roger Wingert, CEO do Grupo Unity, responsável pelas marcas Pizzaria Scur, Cara de Mau e Gatzz Dinner Show. O empresário destacou a inspiração do cinema para dar vida aos negócios que atualmente são sucesso em Gramado.

Thiago Lacerda e Werner Schunemann no palco
Os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann estiveram entre as grandes presenças do dia, discutindo o legado que a cultura e o cinema deixam nas comunidades onde estão inseridos. Com falas incisivas em defesa do setor cultural, ambos os artistas ressaltaram a necessidade de um esforço conjunto e destacaram a importância do Connection em trazer este debate à pauta, para que o audiovisual seja cada vez mais uma ferramenta de desenvolvimento turístico, econômico e social. Cláudia Mara Borges, diretora da Secretaria de Turismo do RS, também participou do painel.

Em outro painel que debateu o turismo cinematográfico, participaram o presidente do Grupo Record RS, Carlos Alves, compartilhando a experiência do grupo de mídia em destacar destinos nas suas produções, além do cineasta Zeca Brito e de Joana Braga,  que atua como coordenadora de Economia Criativa de Porto Alegre e também conduz a Porto Alegre Film Commission.
A programação do Connection, que contempla conteúdo e experiências, encerra nesta sexta-feira (13) com debates sobre cidades inteligentes, futuro das viagens, economia e tendências. Mais informações em www.festurisgramado.com/connection

Confira a programação completa desta sexta-feira (13)

9h - O Que Parecia Impossível É Realidade: A Nova Era Das Viagens 

Palestrantes: Thiago Allis (Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na Área de Planejamento Urbano e Regional - FAUUSP) e ?Rogéria Pinheiro (mentora e expert em viagens de luxo).

Moderador: Mário Nascimento (Coordenador técnico da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial.

9h35 - Smart Cities: Como Serão As Cidades E Destinos Do Futuro

Palestrantes: Mário Villar (Diretor de Inteligência Turística do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas); e Tatiana Turra (Presidente do Instituto Municipal de Turismo - Curitiba Turismo). 

Moderador: Germana Magalhães (Coordenadora de Turismo do SEBRAE Nacional).

10h25 - Tecnologia E Inovação: Quais E Como São Os Novos Destinos Dos Nômades Digitais

Palestrantes: Luiza Printes (Pós-doutoranda em Digital Media e Design pela UConn - USA); Gabriela Swan (CEO da Rede Swan Hotéis) e Patrick Paes (CEO Paes.Digital). 

11h05 - Economia Líquida: O Futuro Do Dinheiro - Criptomoedas

Palestrante: Leandro Benincá (Educador Financeiro e Criador da Comunidade Um A Menos Na Poupança)

11h30 - Lançamento Gramado Film Commission

Prefeitura Municipal de Gramado

*Grade temática sujeita a alterações.

Crédito Fotos: Rafael Cavalli.

Mais informações em www.festurisgramado.com/connection.

festurisgramado.com


Festuris O Ano Todo

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 12-05-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI