Notícias

CONNECTION ENCERROU QUINTA EDIÇÃO DISCUTINDO TENDÊNCIAS E O FUTURO DAS VIAGENS
Evento internacional reuniu nesta semana mais de 500 participantes presenciais em Gramado.

Após dois dias de intenso conteúdo e experiências, o Connection encerrou sua quinta edição nesta sexta-feira (13). A programação, que ocorreu no Palácio dos Festivais e na Rua Coberta, em Gramado, teve seu segundo dia dedicado a debates sobre o futuro das viagens, cidades inteligentes, nômades digitais e economia líquida. No evento houve ainda um ato histórico com a instalação da Gramado Film Commission, organização criada para fomentar a produção audiovisual no destino.






As apresentações iniciaram com um painel sobre a nova era das viagens, discutindo tendências e movimentos provocados pela pandemia no comportamento dos viajantes. Thiago Allis, professor doutor do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP, contextualizou a evolução do consumo das viagens. Contrapondo o assunto, Rogéria Pinheiro, mentora e expert em viagens de luxo na RP Travel Education, falou sobre as expectativas para o futuro.


Na sequência o tema em discussão foi smart cities (ou cidades inteligentes, em português), quando subiu ao palco o diretor de Inteligência Turística da Invattur, Mário Villar, vindo diretamente da Espanha. Ele apresentou o case de Benidorm, cidade espanhola que foi a primeira do mundo a receber a certificação de Destino Turístico Inteligente (DTI). 

O espanhol mostrou quais medidas foram adotadas na prática para a obtenção da certificação, incentivando e norteando destinos brasileiros que pretendem se tornar inteligentes. Para contribuir através de uma perspectiva brasileira, a presidente da Curitiba Turismo, Tatiana Turra, compartilhou ações e políticas que colocaram a capital paranaense no topo do ranking das cidades inteligentes no Brasil. A moderação do painel foi feita pela coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Germana Magalhães. 


Outro tendência em debate no palco foi a dos nômades digitais. A CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, falou sobre como os empreendimentos da rede estão inovando e se adaptando para acompanhar as mudanças no tipo de consumo. Patrick Silva, CEO da Paes Digital, apresentou fatores para transformar nômades digitais em clientes. Já Luiza Printes, pesquisadora e Mestre em Mídia e Comunicação, trouxe uma perspectiva acadêmica para o assunto. 
Para encerrar os painéis de conteúdo do segundo dia, o tema em discussão foi o futuro do dinheiro e a economia líquida. Leandro Benincá, criador da comunidade "Um A Menos Na Poupança", gerou fortes reflexões sobre o uso do dinheiro, traçando um paralelo entre o modelo tradicional, com cédulas e bancos físicos, frente às moedas e transações digitais na era dos criptoativos. 

Duas atividades encerraram com chave de ouro a programação. Uma delas representa um marco histórico para o setor audiovisual gaúcho, com o ato de instalação da Gramado Film Commission. Através desta organização, o município dá um importante passo para se tornar um polo audiovisual e atrair mais produções. A assinatura foi feita no palco do Connection pelo secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Reginato, e pelo diretor do Instituto Estadual de Cinema do RS (IECINE), Zeca Brito. 
À tarde, os participantes completaram suas experiências em Gramado acompanhando a exibição do filme "A Cabeça de Gumercindo Saraiva", dirigido por Tabajara Ruas. E a partir de então, o Connection passa a projetar uma nova edição para este ano, que ainda não tem data definida mas deverá ser anunciada em breve pelos organizadores. 

Sobre o evento
A quinta edição do Connection teve a apresentação do Festival de Cinema de Gramado, Gramadotur e Prefeitura de Gramado, através da Secretaria Municipal de Turismo. O patrocínio foi de Sebrae, Gatzz e Vita Boulevard. A realização da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

Crédito Fotos: Rafael Cavalli.

Mais informações em www.festurisgramado.com/connection.

festurisgramado.com


Festuris O Ano Todo

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 16-05-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


© Copyright 2022 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI