Notícias

FENAVINHO PROMOVE VINHO ENCANADO DURANTE TRÊS DIAS DE INTENSA PROGRAMAÇÃO
Entre 20 e 22 de maio, festa na Via del Vino terá ainda Jogos Coloniais, 
Desfile Cultural, além de shows de música e humor.

Depois de um aquece em fevereiro, durante o Bento em Vindima, o Vinho Encanado está de volta às ruas onde fez fama nacional. A emblemática atração da Festa Nacional do Vinho chega, agora, com o cardápio completo para fazer do marco zero de Bento Gonçalves o epicentro festivo do município durante três dias. Assim como as longas festas do deus do vinho Baco, a 17ª Fenavinho ganha as bênçãos de seu mascote Tasta Vin para tomar a cidade e decretar um agenda cuja única proposta, como toda boa festa, é promover diversão. E põe agenda nisso.
Entre os dias 20 e 22 de maio, uma extensa programação contemplará os visitantes, na Via del Vino, com o Vinho Encanado, os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e uma série de apresentações artísticas.
Programação do Vinho Encanado será nos dias 20 e 22 de maio, uma extensa programação na Via del Vino, Jogos Coloniais,
Desfile Cultural e uma série de apresentações artísticas.
Razão do sucesso da Fenavinho Brasil afora, o Vinho Encanado cativa o público com a bebida que enche as taças de alegria vindas diretamente de torneiras. Duas grandes representantes da expressão vitícola da Capital do Vinho serão as responsáveis por abastecer as pipas do atrativo. Desta vez, a Vinícola Miolo fornecerá os vinhos tinto (corte de Merlot e Cabernet Sauvignon) e branco (corte de Chardonnay e Viogner), enquanto a Vinícola Aurora seguirá como fornecedora do suco de uva integral (tinto), produzido unicamente com uva e nada mais. As doses de vinho serão comercializadas com 150ml e as de suco, com 200ml. Assim como o Vinho Encanado oportuniza ao visitante degustar o produto símbolo de Bento Gonçalves, os Jogos Coloniais e o Desfile Cultural oportunizam o contato com os produtores de vinho, os colonos.
Jogos Coloniais e Desfile Cultural trazem o interior para a cidade
Ambas as atrações promovem um passeio do interior na cidade, mas sobretudo valorizam a essência das origens do povo de Bento Gonçalves. Foram os imigrantes italianos os grandes responsáveis por legarem o cultivo da videira que determinou o desenvolvimento econômico da cidade. Mas os imigrantes também sabiam se divertir. Isso pode ser observado através dos Jogos Coloniais, que terão sua grande final disputada no dia 21 de maio, às 15h, com disputas baseadas nos hábitos deixados por eles.
Etapa distrital dos jogos coloniais em Faria Lemos. Crédito Gilmar Gomes
E é justamente ali que está a graça: a diversão é garantida com provas impagáveis como a corrida de barricas, Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Fazendo bígoli; Cabo de guerra; Jogo de ferradura; Encher garrafão com taça; e Mini 48. Antes da grande final, todas essas provas tiveram suas respectivas disputas nos quatro distritos de Bento -- Vale dos Vinhedos, Faria Lemos, Tuiuty e São Pedro. Apenas os vencedores em cada categoria das peleias pelo interior se encontram no sábado para descobrir qual distrito será o grande campeão.
Para isso, eles também precisarão se destacar em outro desafio, que soma pontos como a nona prova dos jogos: o Desfile Cultura. No domingo, 22, os distritos passam pela Via del Vino enaltecendo hábitos e costumes dos imigrantes. Neste ano, cada distrito vai exibir um desfile temático, previamente escolhido através do sorteio.
O Vale dos Vinhedos vai contar como foi a saída dos imigrantes da Itália e também como ocorreu a chegada deles em terras brasileiras. Os saberes, os fazeres e a diversão desse povo ficarão a cargo do desfile de Faria Lemos. Tuiuty está encarregado de exibir dois grandes legados dos imigrantes, o vinho e a gastronomia. Já São Pedro ficou incumbido de mostrar outras duas grandes bases da resiliência imigrante, a fé e o trabalho.

Desfile de carros alegóricos durante a 16ª Fenavinho. Crédito Gustavo Bottega

Gastronomia e show com Badin entre as atrações
Quem circular pela Via del Vino durante os três dias de programação terá uma agenda artística e também gastronômica para deixar a experiência do Vinho Encanado ainda mais completa. A programação privilegia os "gringos" como atrações principais do evento. Na sexta, dia 20, a abertura do Vinho Encanado traz o tenor farroupilhense Dirceu Pastori mostrando seu talento.
No sábado, será a vez de o humorista Badin trazer suas "gringuices" para o palco. O humorista carrega toda veia colona nas suas esquetes que conquistaram o público de todas as idades nas redes sociais. Badin é uma criação de Eduardo Gustavo Christ, nascido em Aratiba, no extremo norte gaúcho, e que hoje conta com mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram e mais de 660 mil inscritos no seu canal no YouTube.
Já no domingo será a vez de o gringo mais querido da Serra entornar o "garafón" de vinho e soltar suas travessuras no palco. Radicci, o icônico personagem do cartunista caxiense Carlos Iotti, ganha vida na atuação da trupe teatral Ueba ao lado da esposa, a desconfiada e brava Genoveva, para divertir a plateia.
E claro que vinho e alegria precisa ser complementada com um bom prato de comida. O público terá três opções armadas na Via del Vino. A Bodega Ottone oferecerá cardápio bem típico, com sopa de capeletti, frango e polenta frita. Já a Colheita Sazonal terá risoto de parma e figo e hambúrguer à venda, enquanto a Kombosa da Ley trará um cardápio com sanduíches e cachorro-quente.
Fenavinho terá mais um capítulo dentro da ExpoBento
Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Fenavinho voltou ao calendário de eventos do município em 2019, após oito anos inativa. A festa, cuja primeira edição ocorreu em 1967, ganhará mais um capítulo além do Vinho Encanado, em junho. Ao lado da ExpoBento, maior feira multissetorial do país e também uma promoção do CIC-BG, a Fenavinho promoverá a Vila Típica no Parque de Eventos.
Entre os dias 9 e 19 de junho, vinícolas e estabelecimentos gastronômicos compartilham a enogastronomia de Bento Gonçalves em meio a uma programação artística regional que privilegia as origens italianas. A oportunidade é uma ótima opção para aliar cultura com entretenimento e turismo de compra, numa conjunção de fatores que oferece ao visitante mais de 450 marcas expositoras e de 120 atrações culturais, entre elas grandes shows nacionais, como é o caso dos pagodeiros românticos Raça Negra, no dia 11 de junho, e dos sertanejos Fernando & Sorocaba, no dia 15 de junho.
A experiência de juntar Fenavinho e ExpoBento já se mostrou acertada em 2000, quando ocorreu pela primeira vez, e em 2019. Agora, tem tudo, novamente, para repetir o sucesso. E enaltecer a festa e a feira, mais uma vez, como grandes marcas de Bento Gonçalves.

Programação

O quê: 17ª Fenavinho

Quando: dias 20, 21 e 22 de maio

Onde: Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves

Quanto: acesso gratuito

Vinho Encanado

Vinho Miolo Tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot), dose de 150 ml: R? 10,00

Vinho Miolo Branco (Chardonnay e Viogner), dose de 150 ml: R? 10,00

Combo Taça + dose de vinho (branco ou tinto): R? 15,00

Suco de uva integral Aurora (tinto, dose de 200ml): R? 5,00

Taça oficial Fenavinho: R? 10,00

Atrações
Dia 20 de maio

18h: Abertura

19h: Trebbiano

21h: Dirceu Pastori, acompanhado por Caroline Gobbato e pianista Paulo Johann

Dia 21 de maio
14h: Entrega de medalhas paraos campeões distritais dos Jogos Coloniais

15h: Jogos Coloniais -- A grande final

17h: Paloma e Miqui

19h: Beto Malheiros e Família Gaúcha

21h: Badin, o Colono

Dia 22 de maio

15h: Apresentação teatral "Radicci e Genoveva"

17h: Desfile Fenavinho Cultural

19h: Orquestra de Teutônia

21h: Rodrigo Soltton

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 18-05-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI