Notícias

CHEGA A 3 MIL ASSINATURAS PETIÇÃO CONTRA A TRANSFERÊNCIA DO CARNAVAL DO FAROL DA BARRA PARA A ORLA DA BOCA DO RIO
Mudança estudada pela Prefeitura representaria o fim do tradicional circuito carnavalesco de Barra-Ondina, o Dodô; nesta terça-feira (26), Conselho deve anunciar decisão.

Grupo diz que 32 anos de história e cultura carnavalescas estão ameaçados (Foto: Reprodução)
A possível mudança do Carnaval da Bahia para a orla da Boca do Rio tem gerado protestos entre artistas, turistas e os moradores da capital baiana. No último final de semana, após atos contra a transferência que representaria o fim do circuito Dodô (Barra-Ondina), uma petição lançada pelo movimento “SOS Carnaval Salvador” bateu a marca de 3 mil assinaturas.    
A Prefeitura Municipal de Salvador analisa a transferência da folia, que hoje acontece no tradicional circuito Dodô (Barra-Ondina), já para o Carnaval de 2023. O Conselho Municipal do Carnaval (COMCAR) se reunirá nesta terça-feira (26) e deve anunciar sua decisão. 
Contrário à ideia, um grupo lançou o movimento “SOS Carnaval Salvador” para pedir que a transferência não aconteça. O movimento - formado por moradores locais, empresários, músicos e compositores e blocos tradicionais e afro - cobra também que a decisão seja discutida com a população que será diretamente afetada pela possível mudança. 
A petição, que já engaja mais de 3,1 mil apoiadores, segue aberta na plataforma Change.org. Confira o manifesto na íntegra: http://change.org/FicaCircuitoBarraOndina 
“Uma mudança tão abrupta, logo depois dos impactos sofridos pela pandemia, precisa ser discutida de forma ampla e no devido tempo com todos os setores que dependem de forma direta ou indireta do carnaval”, destaca o grupo no abaixo-assinado. “O prazo é pouco para evitar esse absurdo. O movimento #SOSCarnavalSalvador precisa ser ouvido!”, protesta.  
O movimento afirma que a mudança ignora o desejo da maioria da população de permanecer curtindo a folia em um dos maiores cartões postais da cidade, bem como de atrair turistas para aquela parte de Salvador. O grupo enfatiza que o problema vai além de uma questão cultural e de tradição, já que a renda de muitas famílias depende deste circuito. 
O carnaval de 2023 representa um sopro de esperança diante do enorme prejuízo causado pela pandemia de Covid-19”, fala o movimento em trecho da petição. “Diante da fome que assombra todos nós e do alto preço dos alimentos, essa é a discussão que deveríamos estar fazendo agora na cidade?”, questiona o grupo, pedindo uma rápida mobilização.   
O “SOS Carnaval” pondera que a infraestrutura do circuito precisa ser melhorada para atender moradores, comerciantes, turistas e ambulantes. Por isso, recentemente, o movimento discutiu com representantes do Conselho Municipal do Carnaval ações que devem ser tomadas pelo poder público para melhorar a organização e a execução da festa no circuito. 
O COMCAR criou uma comissão para discutir a mudança. O veredito depende da realização de estudos pelos órgãos que atuam no evento, como a Secretária Municipal de Saúde (SMS), a Polícia Militar e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 
Assine a petição e nos ajude a pressionar as autoridades pela manutenção do circuito Dodô (Barra-Ondina)! Contamos com a sua voz: #FicaCircuitoBarraOndina”, apela o grupo. 

Protestos 
Neste domingo (24), o movimento foi para as ruas de Salvador protestar contra a transferência da folia. A ação contou com faixas que pediam a manutenção do Dodô. 
Os 32 anos de história e cultura do circuito carnavalesco também têm sido defendido por artistas que participam da folia. Cantores como Carlinhos Brown, Márcio Victor (banda Psirico), Xanddy (Harmonia do Samba) e Bell Marques se manifestaram contra a transferência. 

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 22-07-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI