Notícias

RIOGALEÃO SE ASSOCIA À CÂMARA DO COMÉRCIO E TURISMO LGBT
Aeroporto Internacional Tom Jobim é o primeiro do Brasil a firmar parceria com a associação em prol de um turismo mais inclusivo.

O RIOgaleão acaba de se associar à Câmara do Comércio e Turismo LGBT do Brasil, associação sem fins lucrativos comprometida a disseminar uma cultura de respeito à diversidade sexual, fortalecendo o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade LGBT. O aeroporto é o primeiro do Brasil a firmar parceria com a Câmara, reforçando seu compromisso social ao garantir um ambiente cada vez mais inclusivo e respeitoso, tanto para a sua equipe quanto para os viajantes que passam pelo terminal carioca.
A associação faz parte da estratégia de ESG (sigla em inglês para diretrizes ambientais, sociais e de governança) do aeroporto, que também participou como apoiador da LGBT+ Turismo Expo 2022, evento realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro em julho deste ano.
"Me sinto muito honrado e extremamente feliz em ter o RIOgaleão conosco na LGBT+ Turismo Expo. Foi a primeira vez que tivemos um aeroporto participando e buscando se aperfeiçoar para um trato mais humanizado e assertivo para com seus clientes da comunidade LGBT+”, diz Alex Bernardes, criador e diretor geral da LGBT+ Turismo Expo.
A parceria com a Câmara LGBT foi marcada pela entrega do azulejo da associação que, desde 2016, é produzido com o objetivo de que estabelecimentos, entidades, governo e pessoas se declarem respeitosos à diversidade. A peça traz a frase “Aqui respeitamos a diversidade” em português, inglês e espanhol, e conta com a arte de artistas diversos. O Aeroporto Internacional Tom Jobim recebeu o azulejo assinado pela ilustradora baiana Elayne Baeta, a primeira artista lésbica a assinar o objeto.

"Para a Câmara é um orgulho termos o RIOgaleão como primeiro aeroporto associado à entidade. Por ser a porta de entrada do turista, é também a primeira impressão do destino e, por isso, é se suma importância para que a experiência seja acolhedora. Temos certeza que o pioneirismo do RIOgaleão fará com que outros aeroportos entendam a importância disso e se juntem em breve conosco", Otavio Furtado, Diretor de Turismo da Câmara LGBT.
O RIOgaleão ainda contará com uma oficina de capacitação sobre atendimento à comunidade LGBTQIAP+, a ser ministrada pela associação. O treinamento promete promover uma reflexão sobre as armadilhas dos estereótipos e viéses inconscientes.
O objetivo é sensibilizar e educar as múltiplas equipes do aeroporto sobre conceitos, dores e necessidades para um atendimento mais igualitário, além de acolher os colaboradores que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+. A proposta é ampliar a atuação do RIOgaleão em favor de um turismo mais inclusivo.
“O RIOgaleão é uma das principais portas de entrada para o turismo no Brasil, por isso é de suma importância participarmos desse debate para que possamos aprimorar, ainda mais, a conexão com as pessoas que passam pelo nosso aeroporto. Esta parceria só tem a contribuir para uma sociedade mais plural”, afirma Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 06-09-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI