Notícias

SANTOS/SP, CIDADE CINEMATOGRÁFICA
Raquel Pellegrini, secretária-adjunta de Cultura de Santos, fala sobre como a cidade que se tornou polo de produção cinematográfica e qual o papel da Santos Film Commission nesse cenário.

Paula Medeiros
O cinema transforma vidas!” É com base nessa crença que o Departamento de Cinema da Secretaria de Cultura de Santos trabalha e pensa políticas públicas, afirmou Raquel Pellegrino, que chefia a área. “Trabalhamos para democratizar o acesso à cultura e fortalecer o selo de cidade criativa do cinema.” Assim, o município mantém seis salas públicas, sendo quatro em áreas de vulnerabilidade social e, duas dessas, em morros. O Cine Arte Posto 4, é um desses espaços públicos. “Pequeno e charmoso, com apenas 41 poltronas”, segundo Raquel, o lugar exibe diariamente há 31 anos, três sessões dedicadas a filmes de arte, cinema nacional e produções independentes.
O que impulsionou a cidade a se tornar um polo de produção cinematográfica foi uma iniciativa trazida de Barcelona, em 2005, pelo então prefeito, Paulo Alexandre Barbosa. Sua proposta foi criar aqui um órgão responsável por administrar, fiscalizar e viabilizar as produções audiovisuais, como havia conhecido na cidade catalã. Foi assim que nasceu a Santos Film Commission, que é coordenada há seis anos pela jornalista Maria Francisca Romão. “Nossa primeira função é atrair as pessoas para que venham trabalhar aqui. Nosso papel é fortalecer e apoiar produções nacionais e internacionais”, explica ela.
Desde que a Film Commission foi criada, há 17 anos, mais de 800 produções foram rodadas em Santos: 30 longas-metragem, 203 curtas, 47 videoclipes, 37 documentários, 23 séries de TV, sete novelas e 82 produções acadêmicas. A Film Commission ajuda a encontrar as melhores locações, busca autorizações junto ao poder público e oferece lista com prestadores de serviço que vivem na Baixada para facilitar o trabalho. “Queremos que a cidade seja vista no mundo todo.” Maria Francisca destaca a segurança para filmar e o respeito que a população tem com as produções: “Não tenho um único caso para contar de algo que tenha sido roubado, por exemplo”. 
A Film Commission não ganha dinheiro, mas movimenta bilhões anualmente. “Essa cadeia produtiva é muito grande, e mexe com vários setores: hotéis, restaurantes, maquiadores, marceneiros, eletricistas, segurança, transporte, alimentação.” Raquel anunciou que em um ano será aberta a primeira escola pública de cinema da cidade, uma iniciativa erguida com dinheiro do governo do estado, que será gerida pela administração municipal. “Somos uma cidade criativa, mas esse selo não é da cidade, é das pessoas”, acredita. 

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 27-09-2022
Regulamento das Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO 07/12/2022
SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO

Festival das Cataratas: Frt Operadora mobiliza agentes, promove capacitações e apresenta novidades 08/12/2022
Festival das Cataratas: Frt Operadora mobiliza agentes, promove capacitações e apresenta novidades

Bariloche inicia celebrações natalinas nesta quinta-feira 06/12/2022
Bariloche inicia celebrações natalinas nesta quinta-feira

Cyan Resort promove Expo Job em Campinas 09/12/2022
Cyan Resort promove Expo Job em Campinas

EXPOMEAT 2023 cercada de otimismo e pronta para superar expectativas 08/12/2022
EXPOMEAT 2023 cercada de otimismo e pronta para superar expectativas

DIRETORA EXECUTIVA DA REDE DOS SONHOS FOI UMA DAS PALESTRANTES NO PAINEL “MENINAS DA ABETA” MULHERES NO COMANDO, DURANTE O ABETA SUMMIT 2022 – 19º CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA. 07/12/2022
DIRETORA EXECUTIVA DA REDE DOS SONHOS FOI UMA DAS PALESTRANTES NO PAINEL “MENINAS DA ABETA” MULHERES NO COMANDO, DURANTE O ABETA SUMMIT 2022 – 19º CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA.

PRODUTORES CUSTOMIZAM FLORES E PLANTAS PARA ESTIMULAR VENDAS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO 07/12/2022
PRODUTORES CUSTOMIZAM FLORES E PLANTAS PARA ESTIMULAR VENDAS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

FESTIVAL DAS CATARATAS SUPERA EXPECTATIVAS E CONSOLIDA RETOMADA DO TURISMO E JA TEM DATA PARA O PROXIMO EVENTO 08/12/2022
FESTIVAL DAS CATARATAS SUPERA EXPECTATIVAS E CONSOLIDA RETOMADA DO TURISMO E JA TEM DATA PARA O PROXIMO EVENTO

SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO 07/12/2022
SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO

WTM LATIN AMERICA 2023 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE HOSTED BUYERS 05/12/2022
WTM LATIN AMERICA 2023 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE HOSTED BUYERS

HILTON SÃO PAULO MORUMBI APRESENTA NOVO SOUS CHEF EXECUTIVO 06/12/2022
HILTON SÃO PAULO MORUMBI APRESENTA NOVO SOUS CHEF EXECUTIVO

Booking.com
noticias especiais
SOBNHOS
BIOLEVE HOME ANUNCIO


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


© Copyright 2022 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI