Notícias

Feriadões em 2023: folgas são oportunidades para viajar; confira sugestões de destinos
Ouro Preto, Arraial do Cabo, Foz do Iguaçu e Porto de Galinhas são algumas das opções para quem pretende viajar nos feriadões do novo ano.
Os feriados de 2023 farão do ano uma época propícia para viajar. Diferentemente de 2022, que contou com poucos feriados prolongados, o novo ano trará boas oportunidades para quem gosta de se programar nos chamados “feriadões”.
Isso porque quem costuma “emendar” as folgas no trabalho terá oportunidade de fazer isso sete vezes em 2023. Ao todo, serão dois feriados na segunda-feira, um na quarta, três na quinta e dois na sexta-feira. Se os pontos facultativos também entrarem na lista, o número de “feriadões” sobe para nove.
Com um prato cheio de feriados para viajar em 2023, o sócio-diretor da  Capo ViagensOrsini Nascimento, elencou algumas dicas que podem ajudar a planejar melhor a viagem durante as folgas do novo ano. Segundo Orsini, o segredo para aproveitar os feriadões de forma econômica é se programar e pesquisar com antecedência.
“As passagens aéreas já têm seus valores estabelecidos pela companhia aérea e são divididas em classes. Sendo assim, todos em um avião podem pagar tarifas diferenciadas. Aconselho a verificar todos os dias os valores e, assim que perceber queda no preço, aproveitar a oportunidade. Existe muita flexibilidade, então pode-se encontrar passagem barata, comprando com antecedência ou para daqui a uma semana, pois os valores oscilam”, explica.
Ainda de acordo com o sócio-diretor da Capo Viagens, destinos como Ouro Preto, Tiradentes, Arraial do Cabo, Foz do Iguaçu, Porto de Galinhas e Angra dos Reis são boas opções para quem pretende fazer viagens curtas em 2023. Já para quem busca destinos internacionais, a recomendação é apostar em Argentina e Chile.

7 de abril (Sexta-feira Santa) - Ouro Preto

Foto: Reprodução/Freepik
Localizada em Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto carrega muita história e cultura por suas ruas. O município é conhecido por sua arquitetura barroca, que inclui praças, fontes e pontes. A dica de Orsini é aproveitar o feriado prolongado da sexta-feira santa, época em que a região oferece diversas atrações aos turistas.
Além dos ritos religiosos que tomam conta da cidade, os tapetes coloridos confeccionados pelos próprios moradores de Ouro Preto, com serragens e flores, enfeitam as ruas. O cardápio dos restaurantes também recebe atenção nesta data, já que são incluídos diferentes pratos com peixe para seguir a tradição cristã.

21 de abril (Tiradentes) - Tiradentes

Foto: Reprodução/Amanda Noventa
Também localizado em Minas Gerais, o município de Tiradentes recebe o mesmo nome do feriado do dia 21 de abril e é uma boa pedida para data, já que irá permitir ao visitante conhecer um pouco mais sobre a história do país.
Andar pela cidade é considerado uma imersão histórica, uma vez que a arquitetura ainda mantém a estética bucólica e ruas de pedra, como era anos atrás. Tiradentes é um destino tranquilo, ideal para quem busca relaxar. No local, é possível visitar o Museu de Sant’Anna, a Ponte das Forras, o Museu Casa Padre Toledo e a Cachoeira do Mangue.

1º de Maio (Dia do Trabalho) - Arraial do Cabo

Foto: Reprodução/TripAdivisor
Conhecida como “Caribe Brasileiro” devido às águas cristalinas, Arraial do Cabo é um dos destinos indicados para os trabalhadores que pretendem aproveitar o feriado do Dia do Trabalho para descansar. A região contempla diversas praias, dunas, costões, restingas e lagoas que encantam os turistas durante todo o ano.
Além disso, hospedagem, gastronomia e vida noturna também são pontos fortes de Arraial. Quem viajar para o município pode ainda dar um pulo em Búzios, cidade vizinha que fica apenas a uma hora e meia de carro.

7 de setembro (Dia da Independência do Brasil) - Foz do Iguaçu

Foto: Reprodução/Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é um destino que agrada visitantes de todas as idades e estilos, podendo ser uma boa opção para feriados prolongados como o do dia 7 de setembro. Localizada no Paraná, a cidade possui as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo e também uma das maiores cachoeiras do planeta.
O atrativo possui cerca de 275 quedas d’água que formam paisagens de tirar o fôlego e se estendem por aproximadamente 2.700 metros, visíveis em diferentes ângulos. Além disso, em Foz do Iguaçu os turistas podem se aventurar em trilhas, aproveitar o comércio e ainda conhecer três países ao mesmo tempo, já que a cidade fica na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai.

12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) - Porto de Galinhas

Foto: Reprodução/TripAdvisor
Para o feriado do dia 12 de outubro, a indicação de Orsini é um destino que atrativo para toda a família, principalmente para as crianças. Porto de Galinhas, em Pernambuco, é uma boa opção, já que tem praias cristalinas e atividades que agradam pessoas de todas as idades.
As piscinas naturais são paradas obrigatórias e, em dias de maré baixa, encantam os pequenos com a ampla visibilidade de peixes e corais. Além disso, também é possível fazer passeios de buggy entre as praias da região e visitar o Projeto Hippocampus, um trabalho de preservação de cavalos-marinhos.

2 de novembro (Dia de Finados) - Angra dos Reis

Foto: Reprodução/TripAdivisor
No feriadão do Dia dos Finados, uma viagem a Angra do Reis pode agradar aqueles que procuram um destino tranquilo e com atividades ao ar livre. Angra dos Reis fica localizada na chamada Costa Verde no Rio de Janeiro.
A região é conhecida pelas mais de 300 ilhas que unem a Mata Atlântica ao Oceano. Não é à toa que a cidade e o turismo da região se adequaram a essa característica e fornecem diversas opções de passeios com lancha, escuna e táxi-boat.
A natureza da região favorece a prática de mergulho, uma das atividades mais procuradas devido às águas cristalinas e os naufrágios que proporcionam uma experiência ainda mais interessante aos turistas.

25 de dezembro (Natal) - Penedo

Foto: Guia do Turismo Brasil/Reprodução
Conhecida como a pequena Finlândia brasileira, Penedo é um bairro do município de Itatiaia (RJ) que ganhou esse apelido por ser a única colônia de finlandeses no Brasil. A cidade está localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro, estando a 195 quilômetros de distância partindo desta última.
O bairro é uma boa pedida para quem busca um destino para aproveitar o Natal. Nessa época do ano, as ruas de Penedo se enchem de luzes, festas temáticas e os restaurantes incluem no cardápio comidas típicas para celebrar o 25 de dezembro. Um fato curioso é que há uma réplica da casa do Papai Noel no local e um trenó exposto todo ano desde 1932.

Destinos internacionais

Foto: Reprodução/Freepik
Para quem procura destinos internacionais nos feriados prolongados, a indicação de Orsini Nascimento é a Argentina e o Chile. Os dois países da América do Sul possuem áreas extensas que abrangem lagos glaciais, montanhas e arquiteturas históricas.
Na Argentina as opções de passeios são diversas. Os viajantes podem ir a Córdoba para visitar os restaurantes, fazer um tour pelas vinícolas de Mendoza, esquiar em Bariloche, visitar a Patagônia e conhecer as ruas de Buenos Aires.
Já no Chile, a capital Santiago é a porta de entrada para o país, mas os turistas também podem aproveitar as terras áridas do Atacama, as regiões agrícolas como o Valle de Casablanca e também a misteriosa Ilha de Páscoa.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 05-01-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI