Notícias

Aniversário de SP: 2ª edição do Festival Cidade Futuro terá 40 arenas para debater os próximos passos da cidade
Evento gratuito será realizado no dia 25 e reunirá 469 palestrantes em mais de 300h de programação

Provocar os paulistanos a pensarem no futuro da cidade, da saúde, da educação, da mobilidade e da ciência de forma inovadora e criativa. Esse é o propósito do Festival Cidade do Futuro, evento que acontece no próximo dia 25, no centro histórico de São Paulo, em comemoração ao aniversário da Capital. A iniciativa terá 40 arenas futuristas, reunindo 469 palestrantes em mais de 300h de programação simultânea. Com entrada franca, são esperadas mais de 10 mil pessoas na segunda edição do festival.
Promovido pelo ecossistema de startups da cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e o ProCentro, o evento busca impulsionar a inovação e a criatividade da cidade ao mesmo tempo em que valoriza o patrimônio histórico. As inscrições para participação no Festival podem ser realizadas por meio deste link. Confira abaixo os principais destaques das arenas futuristas:
Futuro do Clima: Com curadoria de Carol Levy (Venture Builder para startups de impacto e consultora ESG), a arena Futuro do Clima discutirá temas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e ESG. Entre os destaques, um painel sobre o Futuro do Consumo Consciente.
Futuro da Educação: Com curadoria de Leo Ferreira (gerente de inovação da Faber-Castell) e Igor La Luz (especialista em gestão de ambientes educacionais), a Arena Futuro da Educação debaterá as mudanças provocadas na área da educação, especialmente após a Covid-19. Assim, discutirá sobre o crescimento do ensino à distância e sobre as novas tecnologias que têm surgido.
Futuro da Mobilidade: Transformar cidades é a solução para vivermos em condições ideais de mobilidade urbana, especialmente na cidade de São Paulo. Durante o Festival, esse evento trará temas como mobilidade para as pessoas, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, data analytics, tendências e conectividade & integração. A curadoria é de Naomi Kerkhoff (empreendedora, mentora e consultora de prototipação para startups).
Futuro da Saúde e Bem-Estar: Organizado pelas curadoras Tandara Costa e Ana Carolina Candido, esse evento trará especialistas em saúde e outros atores de cadeia, além de executivos do setor público, para abordar tendências de inovação no sistema de saúde. Temas como a crescente demanda por saúde digital em tempos de pandemia e tendências em personalização da medicina serão alguns dos destaques. 

Empreendedores Periféricos: Com curadoria de Mayara Torres (advogada e estudante de gestão de projetos), a arena Futuro das Periferias vai debater e evidenciar as iniciativas que se reinventam todos os dias, apesar dos desafios das periferias. A intenção dessa arena é fortalecer o empreendedorismo periférico, mostrando que a inovação também pulsa na quebrada e que o futuro de São Paulo também é construído por mãos e mentes periféricas.
PrideTech: Com curadoria de Rafael Costa (ator, produtor de eventos, gestor de comunidades no hub de inovação do Distrito e membro da comunidade LGBTQIAP+), a arena PrideTech trará discussões aprofundadas sobre a visibilidade e a inclusão do público LGBTQIAP+. Com painéis sobre Desafios da Comunidade LGBT, Inovação e Empreendedorismo, Referencial Positivo, dentre outros, esse evento se dedicará às temáticas de diversidade. 
Afrofuturismo: Organizado pela curadora Juliana Motta (comunicadora social, atuante na área de inovação e uma das coordenadoras do Raizes, grupo de afinidade étcnico racial), a arena Afrofuturismo também se dedicará às temáticas de diversidade, mas com um viés mais aprofundado para os debates raciais. Com painéis sobre como a tecnologia transforma a vida da pessoa preta, o cenário de startups de pessoas pretas no estado e o poder da ancestralidade no empreendedorismo, o evento espera incluir pessoas diversas e impactá-las sobre os temas abordados.
Futuro do Amor: Organizado por Carol Polyodoro (CEO e cofundadora da Recruta-Imob, HRTech e Edtech para o mercado imobiliário e construção civil), a arena Futuro do Amor vai debater sobre a tecnologia das personalidades e as diferentes formas de amar, bem como autoamor: 1. passo para a frequência do futuro. 
Futuro da Ciência: Com curadoria de Thais Cardoso Franco (CEO e cofundadora da empresa Quasar Space), o evento vai abordar temas como a saúde do século XXI, a ciência dos alimentos do futuro, os avanços científicos no setor espacial, dentre outros. 
Entre as outras arenas que marcarão a 2ª edição do evento estão: O Futuro do Trabalho, O Futuro da Democracia, o Futuro do Direito, o Futuro da Música, O Futuro dos Games e Futuro dos Games.

Serviço:


O que: Festival Cidade do Futuro


Quando: 25/11, das 9h às 18h


Onde: Centro Histórico de São Paulo


Inscrições: https://www.cidadedofuturo.com/ 


Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 21-01-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI