Notícias

Em 2023, Diamantina retoma as tradições do carnaval na cidade: “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”
A cidade de Diamantina é considerada o berço do carnaval mineiro, fortalecido e levado como inspiração para outros municípios. Preservando a preferência por artistas regionais, a forte influência é refletida por blocos centenários como o Bloco Caricato Sapo Seco que já é patrimônio cultural da cidade.


Após dois anos com restrições nas ruas, a volta das festividades pós pandemia traz bastante expectativa. A procura por meios de hospedagem é alta, o fluxo das iniciativas de mídias e o tráfego online em sites e redes sociais apontam para o potencial de grande ocupação por um público de qualidade.
Uma realização da Prefeitura de Diamantina e da Pulsar Brasil, tendo patrocínio da Tambasa, o Carnaval de Diamantina 2023 acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro, sendo a Amstel a cerveja oficial do evento. Com forte investimento em blocos caricatos, serão 54 cortejos de blocos e seis espaços de programação:
Largo da Alegria (Carnaval Radical): nomes de grandes bandas de diamantina e região, praça de alimentação, proposta de esportes de aventura, durante todos os dias do carnaval, perfeito para a contemplação da natureza.
Palco MPBECO: Localizado no Beco do Mota, reunirá grandes nomes da música popular da região, tocando canções da música popular brasileira. Referência ao movimento Clube da Esquina em MG.
Praça Doutor Prado: Terá blocos universitários promovendo festas no melhor estilo republicano, com direito a paredões de cerveja e segurança garantida.
Quitanda da Tradição: Localizada na Rua da Quitanda, apresentará ritmos do tradicional samba brasileiro e pagode. Incluirá também o Festival Gastronômico Gastrofolia, com a participação de todos os estabelecimentos da Rua da Quitanda que serão responsáveis por preparar pratos típicos.
Palco Mercado Folia: Localizado na praça do mercado velho, entrará no ritmo do batuque de bandas que já entraram para a história da cidade tocando músicas de renome nacional: Bat Caverna, Bartucada e Uh!Bloco. A abertura deste palco é inédita no Carnaval de Diamantina e reproduz a sua mineiridade.
Camarote Diamantina: Montado dentro do Mercado Velho, o antigo Rancho dos Tropeiros, com estrutura para o melhor conforto do público. O galpão de arcadas rústicas é um dos principais símbolos da cidade, foi restaurado em 1997 e desde então abriga o Mercado Municipal.
Tombado pela importância cultural, além da arquitetura diferenciada e todos os elementos históricos do prédio, o camarote é ainda mais atrativo devido à visão privilegiada do palco principal. Como alusão aos tropeiros e ferreiros que abasteciam a cidade no período áureo, a centralidade atribuída ao Mercado Folia representa o coração do carnaval, e o camarote, é o diamante que foi lapidado neste centro.
Além disso, a programação do Palco Mercado Folia terá grandes nomes que despontaram em Minas Gerais e conquistaram o mercado nacional, como Baile do Sideral, Tianastácia com o show Cabrobloco e Solar Big Band, projeto do tecladista Henrique Portugal do Skank onde convida o guitarrista Marco Túlio do Jota Quest. Também haverá dj residente mantendo o pique dos foliões nos intervalos entre as atrações principais, recheados de performances artísticas e circenses.

E ainda, ficam em evidência nomes celebrados na cidade de Montes Claros: o grupo Sambacana e o Dj Paulo Ribeiro. Vale destacar as duas atrações de Djs Open Format: a dupla Greg e Gont, de Belo Horizonte é revelação nacional; e The Otherz, que estão entre os mais ouvidos no Spotify, receberam disco de platina recentemente. Completam o festejo a banda Jack Bóris e a dupla Victor e Fabiano.
Nas edições anteriores a oferta era única, pensada para atender um grande público de massa. Em 2023, a ideia foi se especializar em grupos que a cidade já recebe em outras épocas e integrá-los no cronograma carnavalesco. Normalmente não se vê uma oferta tão versátil como essa, com tantas possibilidades de interação.
Constatou-se que era necessário continuar a oferecer o que já é oferecido ao longo do ano inteiro, segmentando os ambientes para possibilitar que todos os perfis de visitantes encontrem o seu espaço no Carnaval de Diamantina. A área natural da cidade que acumula trilhas, grutas e cachoeiras também contribui para fazer com que o clima das comemorações locais seja único.

Mais informações: Instagram @carnavaldiamantinaoficial e @camarotediamantina

Centro de Atendimento ao Turista: (38) 35319-532.

Compra de ingressos: centraldoseventos.com.br/camarote-diamantina

Programação Palco Mercado Folia - Espaço Vip Folia (Camarote Diamantina)

17/02 | SEXTA: Bartucada; Dj Paulo Ribeiro; Bat Caverna.

18/02 | SÁBADO: Baile do Sideral; Dj Paulo Ribeiro; Uh!Bloco.

19/02 | DOMINGO: Victor e Fabiano; Cabrobloco - Tianastácia; Sambacana.

20/02 | SEGUNDA: The Ortherz; Solar Big Band (Henrique Portugal do Skank convida Marco Tulio do  Jota Quest); Uh!Bloco.

21/02 | TERÇA: Jack Bóris; Greg e Gont; Bat Caverna.

Fotos Créditos : Ascom

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 07-02-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI