Notícias

ATENTOS E FORTES: Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de carnaval de rua em São Paulo, desfila no domingo (12)
O desfile terá a presença da banda Olodum em todo o trajeto, além de participações das cantoras Marina Sena, Tulipa Ruiz e Céu e da atriz Sophie Charlotte, homenageando Gal Costa

Créditos: Divulgação
O Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de São Paulo e precursor na retomada do carnaval de rua na cidade após o período de incertezas gerado pela pandemia da Covid-19, desfila no próximo domingo, dia 12 de fevereiro. A partir das 14 horas, o bloco inicia o seu tradicional trajeto, saindo do cruzamento da Avenida Consolação com a Avenida Paulista.
O Baixo Augusta terá como convidado de honra o grupo Olodum, presente durante todo o percurso. Será a primeira exibição completa em um bloco no Carnaval de São Paulo da maior banda percussiva do planeta e maior bloco afro de Salvador. A atriz Sophie Charlotte, que interpretou Gal Costa no filme inédito Gal Fatal, e as cantoras Marina Sena, Tulipa Ruiz e Céu farão homenagens à artista, falecida em novembro de 2022. Preta Ferreira, multiartista e ativista por moradia e atuante pelo MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), será a MC e anunciará as atrações e momentos do desfile.
Mais uma vez, o público poderá acompanhar a companhia Cia Base, que se apresentará com bailarinos suspensos no ar, enquanto Marina Sena interpreta “Chuva de Prata”, canção icônica de Gal Costa. Além disso, as músicas “Festa do Interior”, “Divino Maravilhoso” e “Baby” serão ouvidas pelas vozes de Tulipa, Sophie e Céu, respectivamente, em tributo a Gal.
A corte permanece tendo Alessandra Negrini como rainha, Marcelo Rubens Paiva como porta-estandarte, Márcia Dailyn e Walério Araújo respectivamente como musa e muso e Tulipa Ruiz como madrinha.
O bloco mantém há anos uma veia ativista misturada com o carnaval. Conhecido por sua postura diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e a ocupação das ruas, este ano desfila sob o tema "ATENTOS E FORTES". Com isto, reitera a necessidade de permanecer lutando frente às ameaças do golpismo fascista, em defesa da democracia, cultura, paz e diversidade, reforçando que a maior festa de expressão da cultura popular brasileira é também um ato político.

Confira abaixo a programação completa:

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

Data: 12/02/2023

Início: 14h00

Término: 19h00

Endereço: Rua da Consolação x Avenida Paulista

Trajeto: Rua da Consolação

Mais informações:Instagram do Baixo Augusta

Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta

O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar
pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles. Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 07-02-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI