Notícias

A volta dos blocos e dos turistas no Carnaval carioca
Setor projeta aumento de público em pontos turísticos; Rio CVB/VisitRio faz ação no aeroporto internacional

Crédito: Alexandre Macieira/Riotur 
Conhecido internacionalmente como um dos maiores eventos do planeta, o Carnaval carioca promete entregar, em 2023, uma festa para reiterar esse título. Com o retorno oficial dos blocos de rua, a celebração do Rei Momo na Cidade Maravilhosa vai oferecer opções para todos os tipos de foliões. E os turistas serão recebidos em clima de festa com uma ação do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/VisitRio) e do RIOgaleão, no Aeroporto Internacional Tom Jobim.
As atrações principais são os desfiles na Sapucaí e os blocos de rua, mas os pontos turísticos tradicionais do Rio, como Bondinho Pão de Açúcar, Corcovado, a roda gigante Yup Star e o AquaRio, esperam muito movimento. A projeção é de aumento de 50% de público em relação a 2022 e 15% acima de 2019. No setor hoteleiro, a expectativa de ocupação média é de 85% entre os dias 18 e 21 de fevereiro, de acordo com levantamento do Rio CVB/VisitRio junto aos associados da entidade. A maior procura dos viajantes tem sido por bairros da Zona Sul da cidade.
Além do Carnaval de rua e desfiles na Sapucaí, os turistas poderão aproveitar eventos privados em clubes e hotéis. Esse ano, o tradicional Baile do Copacabana Palace retorna com o tema "Túnel do Tempo 1923-2123" para comemorar os 100 anos do hotel, em uma programação que conta com a apresentação do Cordão do Bola Preta, Serjão Loroza e banda, além de djs renomados. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), associada do Rio CVB/VisitRio, estima um crescimento de 20% no faturamento na comparação com o ano passado.
"Este é o primeiro Carnaval sem qualquer restrição desde a pandemia, muito aguardado pelo trade turístico e pelos próprios foliões. Os números já mostram um fluxo de turistas muito satisfatório para a nossa cidade, e que terão impacto direto na nossa economia", disse o presidente-executivo do Rio CVB/VisitRio, Carlos Werneck.
Para a diretora-executiva, Roberta Werner, muitos turistas anteciparam a chegada na cidade para aproveitar o pré-carnaval e vão ficar até o fim da folia. "Esse movimento de long stay, quando o turista fica um período maior na cidade, é excelente para todo o setor. E isto está acontecendo este ano".

Recepção calorosa
Ao sair do avião os turistas já vão cair no samba no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, um pocket show do Carnaval Experience, com a apresentação de um casal de mestre-sala e porta-bandeira, vai receber os visitantes.
"Queremos receber bem o turista que escolhe a nossa cidade para celebrar a data, levando um pouco da nossa festa até ele, para que sua experiência tenha início assim que ele desembarcar", disse Werneck.
Outra ação com foco no turismo internacional é uma presstrip da Embratur para jornalistas franceses. O Rio CVB/VisitRio participa da organização e da elaboração de uma programação para o grupo que estará na cidade entre os dias 16 e 22 de fevereiro.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 14-02-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI