Notícias

Sesc Carmo realiza Concertos em Igrejas Históricas do centro de São Saulo
Sob curadoria da doutora e mestra em musicologia Camila Fresca, o projeto Centro em Concerto, retorna em 2023 com o tema “Música Hoje”, abordando a música de concerto contemporânea

Crédito: Quarteto Benedictus

Realizado desde 2008 pelo Sesc Carmo, o projeto Centro em concerto realiza apresentações musicais em igrejas da região central evidenciando o patrimônio histórico de São Paulo e destacando em sua curadoria as diferentes formas e estéticas que compõem a música de concerto.

 

Em 2023, o projeto recebe a curadoria de Camila Fresca. Com oito concertos mensais, de março a novembro, sempre às terças-feiras, 13h, as apresentações procurarão alternar grupos e artistas experientes com jovens em início de carreira. Além disso, todos os concertos terão ao menos uma obra de compositora e uma obra de autor contemporâneo.

 

Esta temporada conta com uma novidade: haverá uma compositora e um grupo convidados. Formado por jovens músicos, o Trio Girassol é o conjunto convidado. Em novembro, eles estreiam uma peça que Silvia Berg, experiente compositora paulistana, escreverá especialmente para a ocasião. Além de estar presente no concerto de abertura da temporada, o Trio Girassol realizará ao longo do ano um concerto didático, um ensaio aberto da obra encomendada, com a presença da compositora -- expondo ao público o processo de colaboração e criação de uma nova obra --, e o concerto de encerramento. Já Silvia Berg estará conosco na abertura da temporada (o Trio Girassol interpreta uma obra sua já existente), no ensaio aberto e no concerto de encerramento. Ela também é uma das convidadas do ciclo de debates online.

 

Marcando a abertura do projeto Centro em Concerto: Música hoje, a apresentação traz ao espaço do Santuário São Francisco dois concertos com repertórios especialmente pensados para a ocasião, com espetáculos do Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli e do Trio Girassol.

 

 

Curadoria

Camila Fresca é doutora em musicologia pela ECA-USP, tem formação em história e comunicação social. É jornalista, curadora e pesquisadora especializada na música de concerto, além de colaboradora da Revista Concerto e da Folha de São Paulo.

 

Silvia BergCompositora convidada

Nascida em 1958, Silvia Berg é natural de São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais e residiu até o término da sua graduação em Composição. Mais tarde, fixou residência em Copenhagen, onde trabalhou como regente e compositora até 2008, quando retornou ao Brasil para atuar como docente do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. Foi a primeira chefe do Departamento de Música, que então iniciava suas atividades.

Silvia é fundadora, diretora e coordenadora do LAPECIPEM (Laboratório de Pesquisas Inter e Transdisciplinares em Música), que propõe novas abordagens, ressignificações e releituras experimentais do repertório.


Centro em Concerto -- Música Hoje - Abertura:
 

21/3, terça, 13h 

Santurário São Francisco (Largo São Francisco, 133 -- Centro de São Paulo/SP

A música de nossos dias pela nova geração 

Com Trio Girassol e Quarteto de cordas do Instituto Bacarelli 


?Trio Girassol

Formado pelos musicistas Luisa Aguillar (voz), Joachim Emídio (marimba/percussões) e Rodrigo Prado (violoncelo), o grupo dedica-se ao diálogo com o repertório contemporâneo da música de concerto brasileira, valorizando compositoras e compositores vivos.

 

Instituto Baccarelli

O Instituto promove há mais de 25 anos o trabalho social com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em Heliópolis. Além dos 1.200 alunos atendidos anualmente de forma gratuita, a instituição formou a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, e conta com a direção artística de Isaac Karabtchevsky. O Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli é formado pelos violinistas Viviane Queiroz e Fernando Oliveira, pelo violista Vitor Coelho e pela violoncelista Camila Rocha.



Crédito: Beto Assem

 


Próximas apresentações (terças, às 13h):
  

18 de abril

A voz masculina na música coral de ontem e hoje 

Com Coral Paulistano

Pateo do Collegio

 

16 de maio

Homenagem a Almeida Prado 

Manuela Freua, Eliane Tokeshi e Marcos Aragoni

Igreja Nossa Senhora da Boa Morte

 

13 de junho

Cristian Budu 

Cripta da Catedral da Sé

 

Acompanhe a programação

 

 

Serviço:

Sesc Carmo

Centro em Concerto -- Música Hoje 

Março a novembro 2023

Diversos locais -- consulte a programação em nosso Portal

Classificação Livre | Grátis - Sujeito à lotação de cada espaço.

Sesc Carmo -- Rua do Carmo, 147 - Sé - Centro de São Paulo/SP


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 13-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI