Notícias

Maior carnaval fora de época do Brasil começa amanhã e deve reunir 300 mil foliões por dia
Tradicional Micareta de Feira de Santana retorna depois de três anos de paralisação por conta da pandemia; festa vai até 23 de abril e traz grandes nomes da música baiana

A Micareta de Feira de Santana, primeiro e maior carnaval fora de época do Brasil, volta a acontecer depois de três anos de paralisação por conta da pandemia do coronavírus. A tradicional festa começa amanhã (20 de abril) e vai até domingo (23 de abril) com mais de 130 atrações que vão agitar o Circuito Maneca Ferreira - entre elas, Bell Marques, Léo Santana, Ivete Sangalo, Xanddy do Harmonia, Durval Lelys, Timbalada, Igor Kanário, Olodum e Claudia Leitte, Filhos de Gandhi, Ilê Ayê, além de vários artistas feirenses como Thiago Aquino e Tonho Dionorina.
A expectativa da organização é reunir mais de 300 mil pessoas por dia. A tradicional Micareta de Feira caiu no gosto popular e hoje é conhecida por arrebatar multidões fora do período de carnaval ao som de diversos ritmos, misturando cultura popular e diversão.
Este ano, o evento conta com espaços alternativos, como o palco do Reggae Vibes. Trata-se de uma homenagem a Jota Morbeck, proporcionando diversidade musical e disseminando a cultura do reggae, funk e hip hop.
Haverá ainda uma estrutura no canteiro central com palco para DJs, um palco After Universitário (chamado de Point Universitário) e o pranchão, com diversas atrações, para atender todos os gostos.
A prefeitura de Feira de Santana também providenciou a instalação de fibra óptica para manter o folião conectado à internet.
“Preparamos tudo com capricho para que o folião curta os quatro dias oficiais de festa com muita alegria, segurança e conforto”, revela Colbert Martins, prefeito de Feira.

A programação completa da festa pode ser conferida no link

História da Micareta de Feira de Santana
A primeira e maior micareta fora de época do Brasil começou a ser realizada em 1937 por um grupo de jovens, liderado por Maneca Ferreira. Eles resolveram realizar o evento no mês de abril daquele ano porque o Carnaval havia sido suspenso por conta de fortes chuvas.
Maneca Ferreira era criador de carros alegóricos que tinham uma participação marcante no Carnaval. Inicialmente, a festa foi denominada de Micareme, copiado de uma festa popular francesa, mas terminou substituída por Micareta, escolhida em concurso.
Ao longo desses 79 anos, a Micareta de Feira de Santana só não tinha sido realizada em duas ocasiões: a primeira durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, em razão do Golpe de Estado. Com a pandemia, não foram realizadas as edições de 2020, 2021 e 2022.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 19-04-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI