Notícias

Governador Tarcísio de Freitas anuncia plano da GWM para criar rota de veículos a hidrogênio em São Paulo
Frota destinada a transporte de carga deverá usar hidrogênio produzido no Brasil a partir de fontes sustentáveis
Projeto faz parte do compromisso global da GWM de atingir a neutralidade de carbono até 2045

James Yang, CEO Américas da GWM, e Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo, selam acordo para criação de rota de hidrogênio paulista
O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta terça-feira (25) os planos da GWM Brasil, primeira Autotech brasileira, para dar início à introdução de sua tecnologia de mobilidade a hidrogênio no Brasil, durante evento realizado na fábrica da montadora em Iracemápolis (SP).
A solenidade contou com a assinatura de um termo de engajamento entre o Governo do Estado de São Paulo e a GWM, para promover (1) estudos de viabilidade de uma rota de logística com a utilização de veículos movidos a hidrogênio, (2) a identificação de potenciais parceiros para produção e fornecimento de hidrogênio a partir de fontes renováveis e (3) o engajamento de universidades paulistas no processo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para novas rotas tecnológicas de descarbonização da mobilidade no Estado de SP. 

Ricardo Bastos (Diretor de Assuntos Institucionais da GWM), James Yang (CEO Américas da GWM), Tarcísio de Freitas (Governador de SP), Peijie Chen (Cônsul-geral da China) e Nelita Michel (Prefeita de Iracemápolis)
O projeto terá a duração de um ano e contará com o apoio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado, para mapear e coordenar a interlocução entre os diferentes stakeholders da iniciativa privada e representantes do poder público. 
Ressaltando seu comprometimento com a sustentabilidade e o desenvolvimento de novas tecnologias de mobilidade no Brasil, a GWM prevê ainda que todo o hidrogênio que será utilizado no abastecimento dos veículos deverá ser produzido no país utilizando preferencialmente fontes limpas e renováveis. Entre elas, por exemplo, está contemplada a possibilidade de utilização do etanol para a geração do hidrogênio. 

Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM, e Rui Gomes Junior, Presidente da InvestSP
A criação de uma rota paulista de veículos a hidrogênio faz parte dos projetos internacionais da GWM que estão alinhados com o compromisso global da empresa de atingir a neutralidade de carbono em todos os seus mercados mundiais até 2045.
James Yang acredita que “a GWM do Brasil pode inclusive contribuir para o atingimento dessa meta antes do prazo limite, devido ao protagonismo do Brasil na geração de energia elétrica renovável e forte vocação para a produção de biocombustíveis e hidrogênio verde”. 
Durante sua visita pela linha de montagem, Tarcísio de Freitas foi apresentado às diferentes tecnologias que a GWM dispõe na China e poderão ser produzidas no Estado de São Paulo nos próximos anos, como veículos híbridos tradicionais, híbridos plug-ins, elétricos e movidos a hidrogênio.

Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo, visita fábrica da GWM Brasil em Iracemápolis, no interior do Estado
“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do Estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga. Será uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde. Vamos fechando as pontas da economia circular e, no final, proporcionando essa grande revolução energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, afirmou o Governador.

Sistema GWM de célula de combustível de hidrogênio
A GWM no Brasil e no mundo
Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados. Apenas na primeira fase do projeto, que teve início em 2022, serão investidos R$ 4 bilhões até 2025. A fábrica da GWM em Iracemápolis terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano. 
O primeiro modelo comercializado no Brasil será o SUV híbrido Haval H6, atualmente em fase de pré-venda, suportado pela inauguração dos 50 pontos de venda e serviços da GWM Brasil, que será feita ao longo deste ano.
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 25-04-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI