Notícias

Equipes Hoteleiras receberam treinamento em segurança
Nesta segunda-feira, dia 8, colaboradores de hotéis cariocas acompanharam o Programa de Conscientização em Segurança Pública organizado pelo BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) da PM (Polícia Militar) do Rio de Janeiro, em parceria com HotéisRIO e ABIH-RJ. O treinamento sobre segurança é gratuito para os colaboradores dos hotéis associados e tem como objetivo capacitar os profissionais do setor hoteleiro a executar medidas preventivas e desenvolver a atenção dirigida para lidar com situações de crise que possam influir na dinâmica da hospitalidade.

O treinamento, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, reuniu equipes de empreendimentos das Zona Sul, Oeste e Centro. O primeiro-tenente da PM Israel de Araújo Carmo Júnior, que abordou “Criminologia aplicada e resposta eficiente”, ressaltou que o ambiente melhora quando todos os integrantes das equipes ficam atentos a tudo e a tarefa não fica a cargo apenas dos responsáveis pela segurança. “Tudo é interligado. Muitas vezes um recepcionista tem mais chances de perceber um potencial problema justamente porque não está uniformizado como um segurança e consegue observar o cenário de forma discreta”. Ele lembrou que as equipes hoteleiras precisam ter condições de apoiar os turistas da melhor forma possível. “Até porque são um “público frágil”, difícil de educar, pois está sempre mudando, são sempre novas pessoas”.

O primeiro sargento da PM Lenilson Tenório, instrutor especializado em defesa pessoal, afirmou que o pensamento em segurança deve ser preventivo e não necessariamente optar pelo enfrentamento da ameaça. “O comportamento deve ser adequado às circunstâncias. Devemos mediar conflitos para não chegar ao confronto. É preciso ter boa percepção individual e fazer uso consciente das formas de usar a força, sempre tendo em mente a proporcionalidade. A realidade é complexa e é preciso estar preparado”.

De acordo com o primeiro-tenente da PM Yan Tarik Pimentel Madureira, as equipes hoteleiras precisam entender que a segurança depende de todos, que devem atuar de forma integrada. “Um garçom, por exemplo, pode reparar em um cliente com comportamento agressivo ou em uma mala deixada em um canto. Para que ele fique atento ao ambiente, basta um ajuste no olhar, o que resulta em uma ampliação da consciência. Para ajudar nessa tarefa, é necessário estudar fundamentos de linguagem corporal e técnicas de relacionamento interpessoal, inclusive em relação a outras culturas”.
O curso foi encerrado pela comandante do BPTur (Batalhão de Polícia Turística) Daniele Neder, que revelou que a ideia do curso foi melhorar a sensação de acolhimento dos turistas após uma pandemia onde muitos perderam familiares e empregos. “Segurança pública e turismo caminham juntos. Queremos que vocês saibam que a Polícia Militar está ao lado de vocês em busca de melhores condições de segurança”.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 08-05-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI