Notícias

Potencial esportivo do Litoral Norte de São Paulo integra cenário natural e estrutura das cidades

O Litoral Norte de São Paulo oferece uma variedade incrível de esportes para os entusiastas de atividades ao ar livre. Desde as praias de areia dourada até as belas montanhas da região, os esportes aquáticos são um destaque especial.

Da mesma forma, os praticantes de surfe podem desfrutar das ondas consistentes e poderosas ao longo da costa, enquanto os amantes de esportes a vela podem aproveitar as brisas favoráveis para velejar e praticar windsurf.

Além disso, a Região Turística também é um paraíso para os amantes de trilhas e caminhadas, com uma série de opções para explorar as exuberantes florestas tropicais e os cenários deslumbrantes das montanhas da região.


Diego Bachiéga / Bertioga

Ou seja, independente de qual for o esporte preferido dos turistas, as cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) certamente têm algo a oferecer para todos os gostos e níveis de habilidade.

E, nessa temporada de outono/inverno, inclusive, essa é uma boa oportunidade de explorar outras possibilidades de atividades além do turismo de Sol e Praia. Com temperaturas mais amenas, mas sol em boa parte dos dias, o período é ideal para praticar esportes em meio à Mata Atlântica preservada e o mar.

Pensando nisso, o consórcio turístico separou, a seguir, algumas dicas de cada cidade para que o visitante possa aproveitar ao máximo sua visita à região:

Bertioga

Um dos esportes mais conhecidos em Bertioga é a canoa havaiana. Ali está, inclusive, uma das equipes mais antigas da modalidade. Canoa Havaiana é o nome genérico dado à embarcação de origem polinésia que tem como peculiaridade um segundo casco que serve de estabilizador, permitindo que mantenha sua velocidade sem comprometer a sua estabilidade.

Canoagem no rio Jaguareguava, com opção acessível para receber pessoas com deficiência, e caiaque são outros esportes náuticos que podem ser praticados em Bertioga.

As trilhas ecológicas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) também são uma boa opção para os esportistas que visitam a cidade. O lugar abriga trechos de complexidade e tempo de percurso diferentes, como Trilha d’Água, Guaratuba e Itatinga.

“Bertioga tem sediado uma quantidade bastante grande de eventos das várias categorias, como beach tênis, maratona aquática, corrida de rua, corrida noturna, canoa havaiana. Essa é uma modalidade de turismo de alto valor agregado. É um turismo extremamente positivo, porque fala de qualidade de vida, de saúde e de consciência ambiental”, explica o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha. 


Marcos Bonello / São Sebastião

São Sebastião

Em São Sebastião as praias de Cambury, Paúba e Maresias são as mais procuradas entre os surfistas. Outra opção, para os mais experientes, é surfar nas ondas que se formam próximas à ilha Montão do Trigo, mas que só acontecem em determinadas épocas do ano.

Já para os iniciantes, as praias de Guaecá, Baleia e Juquehy oferecem condições mais leves, mas mesmo assim só quem sabe nadar bem deve se aventurar. Para aprender, a cidade conta com escolinhas nas praias de Juquehy, Guaecá, Barequeçaba e Maresias onde profissionais ensinam noções básicas sobre o esporte.

Além disso, a praia da Enseada que fica logo na chegada a São Sebastião, para quem chega ao Litoral Norte pela Rodovia Tamoios, é tida como uma das melhores do estado para a prática de kitesurf. De areia escura e plana tem até 100 metros de águas rasas em mar aberto e em determinadas épocas do ano oferece as condições ideais de vento.

Outra praia muito utilizada para o kite é a praia de Barequeçaba por ter bons ventos, ser plana e possuir areias duras o que facilita a decolagem principalmente para os novatos.

Trilhas, pesca, mountain cross, mountain bike, cascading, rapel, canoagem e mergulho também são exemplos de atividades esportivas que podem elevar a adrenalina do viajante em São Sebastião.

“São Sebastião é um ótimo destino para quem procura o Turismo Esportivo. Temos diversas praias e espaços que permitem o contato direto com o esporte e procuram um estilo de vida saudável. Nas praias podem ser praticados o mergulho, o surfe, a vela, a canoa havaiana, o stand-up paddle, o kitesurf, o futevôlei e o beach tennis. Temos também quadras esportivas e pistas de skate para os aventureiros. O turismo esportivo aquece a economia local através do aumento do fluxo de turistas e o consumo relacionado a hospedagem, alimentação, transporte e outras atividades de lazer. Além disso, os variados eventos esportivos e turísticos que a Prefeitura de São Sebastião promove também atraem bastantes visitantes de outras cidades durante todo o ano”, afirma a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.


Marco Yamin/Sectur Ilhabela / Ilhabela

Ilhabela

Para quem é apaixonado por esportes náuticos, Ilhabela conta com um atrativo anual imperdível: a Semana Internacional de Vela. Além do evento, os velejadores encontram na costa da cidade um dos ambientes mais propícios para prática do esporte durante o ano inteiro; não à toa o destino é conhecido como Capital da Vela.

Os ventos da cidade também são propícios para a prática de windsurfe. Com uma prancha semelhante ao surf e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura, este esporte consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.

Caiaque, stand up paddle, canoa havaiana e kitesurfe são outros esportes bastante praticados nas águas cristalinas de Ilhabela. E, em terra, o destaque fica por conta do ciclismo e trilhas para percorrer suas paisagens entre mar e montanha.

“Ilhabela é um destino privilegiado para os esportes náuticos, especialmente durante o inverno. Nossas águas calmas e tranquilas oferecem condições perfeitas para a prática de vela, windsurfe, caiaque e outros esportes emocionantes. Aproveitem a temporada de inverno para se encantar com as belezas naturais de Ilhabela!”, destaca o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Harry Finger.


Divulgação / Caraguatatuba

Caraguatatuba

O turismo esportivo é um dos mais fortes atrativos de visitantes para a cidade. Trekking, corrida, ciclismo, surf, natação, mergulho, jet ski, stand up, vela, pesca, vôlei de praia, futevôlei e o beach tennis são exemplos das atividades que atraem os praticantes do turismo esportivo para Caraguatatuba.

Além disso, eventos de alcance nacional e internacional estão no calendário da cidade, tais como o XTerra e a Bravus Race. É possível ainda contemplar tudo isso de cima, nos morros, ventos e cenários perfeitos para o voo livre em parapente e asa delta.

“O segmento esportivo é uma grande alavanca para o turismo, não só pensando em sazonalidade, mas também em perfil de público. É um perfil que procura preservar o meio ambiente, preservar o espaço. Também é um público que costuma viajar em família, o que aumenta o ticket médio de gasto desse perfil. Para Caraguatatuba, é imprescindível que a gente invista em turismo de esportes, principalmente em eventos do segmento, para contribuir com o desenvolvimento da atividade turística na cidade”, comenta a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.


Marcelo Esposito / Ubatuba

Ubatuba

O esporte é uma das principais características do destino Ubatuba. O município proporciona, naturalmente, as atividades esportivas sejam elas na terra, no céu e no mar. É reconhecido, inclusive, como a capital do surf, abrigando dezenas de praias com ondas propícias ao esporte, tanto para iniciantes, quanto para profissionais.

Não à toa, o atual campeão mundial da modalidade, Felipe Toledo, é de Ubatuba. A cidade conta com inúmeras escolinhas de surf consagradas, inclusive algumas gratuitas oferecidas aos moradores.

Entre os esportes aquáticos, destacam-se ainda: mergulho, provas natatórias e skimboard, sendo que a praia da Sununga é considerada uma das melhores do mundo para a sua prática. Assim como atividades terrestres como maratonas, ciclismo, trekking (trilhas) e triathlon.

“Ubatuba oferece condições naturais para prática de esportes, conta com praias lindas, ondas favoráveis para surfistas, água cristalina e intensa vida submarina. A cidade também tem ciclovias e trilhas para a prática de outras atividades físicas. O turismo esportivo é considerado um dos nossos maiores segmentos turísticos, principalmente para combater a sazonalidade” completa a secretária de Turismo de Ubatuba Thaila Brito.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

Para descobrir os passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse o guia de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 29-05-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI