Notícias

Foi dada a largada para a construção do AquaFoz 
Com investimento de cerca de R$ 100 milhões e estimativa de geração de até 300 empregos diretos, o atrativo atuará como um centro de educação, pesquisa e conservação dos ecossistemas das bacias dos rios Paraná e Iguaçu.

Durante o 18º Festival das Cataratas, considerado um dos maiores eventos de turismo nacional e da América Latina, que conecta destinos, empresas e profissionais do trade turístico, o Grupo Catataratas revelou o ínicio das obras do novo atrativo da região, o AquaFoz – o primeiro aquário da cidade de Foz do Iguaçu. Com investimento privado na ordem de R$ 100 milhões e com a estimativa de geração de 250 a 300 empregos diretos,a empresa trará todo expertise que possui nas suas realizações bem sucedidas no ramo do turismo sustentável, entre as quais o Aquário do Rio (AquaRio), o maior aquário marinho da América do Sul e um dos três mais importantes atrativos turísticos do Rio de Janeiro.
O processo de emissão da Licença de Instalação do AquaFoz, no mês passado, pelo Instituto Água e Terra (IAT), possibilitou o ínicio de suas obras. Para celebrar o marco inédito,  a Secretária de Estado do Turismo do Governo do Estado do Paraná realizou, na manhã de hoje, a cerimônia de assinatura da liberação para o início da construção do mais novo empreendimento turístico da cidade das cataratas, o Aquafoz, com presença do governador do Paraná,  Carlos Massa Ratinho Junior, do prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro, do Diretor Geral da Itaipu Binacional, Enio José Verri e do  presidente do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, além de outras autoridades e executivos do Grupo.
Na ocasião, foi assinado e tornado público o ACORDO DE COOPERAÇÃO JD-JE/0084/22, firmado entre a ITAIPU, representada por seu Diretor Geral, Enio Verri, e o Instituto Vida e Água, ligado ao Grupo Cataratas e ao AquaFoz, pelo CEO do Grupo, Pablo Morbis e pelo Governador Ratinho Júnior, consolidando o compromisso conjunto para a pesquisa e a conservação da biodiversidade.
O AquaFoz será construído em uma área particular de 23 mil metros quadrados, na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do Centro de Visitantes, na BR-469.  Para o presidente do Grupo Cataratas, Foz do Iguaçu ganha mais um importante atrativo. 

“Além de sua importância como impulsionador do turismo na região, já nasce como um centro de conservação da biodiversidade local, promovendo estudos e pesquisas de espécies que só encontramos nas bacias hidrográficas da região, além de educar e conscientizar todos os visitantes sobre a necessidade da conservação do meio-ambiente”, diz Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o empreendimento é mais um grande investimento para Foz do Iguaçu: “São mais de 100 milhões de reais de investimento desse grupo que é um dos maiores vocacionados para o turismo! Já tem um case de sucesso no Rio de Janeiro e teremos aqui algo semelhante ao que foi investido por lá. Isso demonstra o bom momento que Foz do Iguaçu vive, com o crescimento do turismo e com geração de empregos”, completa o governador do estado.  
Para construir o AquaFoz, o Grupo Cataratas conta com o suporte técnico do zootecnista e diretor técnico do Grupo Catararatas,  Marcos Traad, do gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco e da gerente de Sustentabilidade, Talita Uzeda. O projeto conta ainda com a assessoria do Estúdio Cosestudi, escritório de arquitetura que já atuou com importantes aquários no mundo como: Oceanário de Lisboa (Portugal), Aquário de Genova (Itália), Aquário de Cingapura (Cingapura), Tennessee Aquarium e Aquário Baltimore (Estados Unidos).

Sobre o AquaFoz, primeiro aquário da cidade
Com um volume total de aproximadamente 3,5 milhões de litros de água e com cerca de  400 espécies de peixes de diversos ecossistemas, grande parte provenientes dos rios paranaenses, o Paraná e o Iguaçu, o AquaFoz dará ao público a oportunidade de desfrutar de uma experiência imersiva, educativa e prazerosa. Atuando também como centro de conservação dos ecossistemas regionais, apoiado no tripé Educação, Pesquisa e Conservação,  com a missão de conduzir importantes pesquisas sobre ecologia alimentar e reprodutiva, distribuição geográfica, conservação e coibição de espécies exóticas. Estes projetos serão patrocinados e realizados em parceria com institutos de pesquisas, universidades brasileiras e internacionais. 

Sobre o Grupo Cataratas
O Grupo Cataratas é a principal empresa de turismo sustentável do Brasil, com cerca de cinco milhões de visitantes anuais. Iniciou sua operação em 1999, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), para realizar a gestão de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro das Cataratas. Também opera a concessionária EcoNoronha, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, a Paineiras Corcovado (vans oficiais que fazem o transporte até o Alto Corcovado no Parque Nacional da Tijuca), o Aquário Marinho do Rio de Janeiro e o BioParque do Rio.  Eleita por três vezes a empresa mais sustentável na área de turismo e hotelaria no Brasil pela Revista Exame, o Grupo Cataratas tem por missão gerar impacto positivo por meio de experiências transformadoras, ressignificando a relação das pessoas com a natureza para gerar uma consciência de conservação.

Crédito: Thiago Dutra | Agência Municipal de Notícias - Foz do Iguaçu

AquaFoz, o Aquário de Foz do Iguaçu 

Mais informações sobre o projeto: https://aquafoz.com.br/

Facebook.com/aquariodefoz Instagram.com/aquariodefoz

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 01-06-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI