Notícias

Descubra a cultura quilombola através de uma vivência autêntica no Quilombo da Fazenda em Ubatuba-SP
No Quilombo da Fazenda, localizado em Ubatuba-SP, uma experiência única está prestes a acontecer. Durante os finais de semana de 30 de setembro a 1º de outubro e de 9 a 10 de dezembro de 2023, a Plana Vivências, em parceria com a gestão do Turismo de Base Comunitária local, oferecerá uma oportunidade ímpar para os viajantes se conectarem com a ancestral cultura quilombola.

A Comunidade Remanescente do Quilombo da Fazenda, composta por cerca de 50 famílias  que carrega consigo a herança cultural de seus ancestrais africanos escravizados no país, abrirá suas portas para compartilhar saberes tradicionais e transmitir a riqueza de sua história e cultura aos participantes dessa vivência. 

A Vivência no Quilombo será realizada pela agência de turismo de experiência Plana Vivências, que atua no segmento desde 2017. “Será uma viagem transformadora, um momento de lazer e desconexão da rotina diária e uma imersão cultural que vai gerar aprendizados e experiências memoráveis!”, ressalta Samanta Mazzolini, empreendedora social e sócia da Plana Vivências.

Ao longo do final de semana, os viajantes terão a chance de participar de diversas atividades enriquecedoras. Em uma roda de conversa com lideranças quilombolas, serão discutidos temas como a vida em comunidade e a história de luta e resistência dos moradores que sofreram com a criação do Parque Estadual da Serra do Mar sobreposto ao território quilombola.

Uma oficina de produção artesanal de farinha permitirá que os participantes entendam a importância que essa atividade teve para a subsistência da comunidade. Sob a orientação de um monitor local, eles poderão colocar a mão na massa e vivenciar o processo de produção da farinha de forma prática e participativa.


Além disso, uma trilha pela exuberante Mata Atlântica, especificamente a Trilha do Jatobá, proporcionará uma imersão na natureza e revelará a íntima relação de interdependência existente entre os quilombolas e a floresta que os cerca, finalizando com um delicioso banho no Rio Fazenda.

Para celebrar e preservar sua cultura, a vivência também contemplará momentos de música e dança. Os participantes serão convidados a se juntar ao "Grupo Ô de Casa" e vivenciar o ritmo contagiante dos tambores do Jongo, uma manifestação cultural tradicional e representativa herdada dos ancestrais africanos.

Por fim, a gastronomia será uma manifestação tangível da cultura quilombola e caiçara, onde os viajantes terão a oportunidade de degustar pratos tradicionais preparados com cuidado e dedicação pelos moradores locais. Essa experiência culinária será uma verdadeira celebração da diversidade cultural e do respeito pelas tradições.

“Participar dessa vivência não é apenas uma oportunidade de aprender e se conectar com a cultura quilombola, mas também de contribuir para o fortalecimento comunitário e a geração de renda sustentável na região” destaca Liliane Jacintho, empreendedora social e sócia da Plana Vivências. Ao escolher essa experiência, os viajantes estarão apoiando diretamente a preservação e valorização da cultura quilombola do Quilombo da Fazenda.


Sobre a Plana Vivências 

Fundada em 2017 pelas empreendedoras sociais Liliane Jacintho e Samanta Mazzolini, a Plana Vivências é uma agência especializada em proporcionar experiências únicas e enriquecedoras por meio de vivências autênticas e imersivas junto às comunidades tradicionais brasileiras, apoiando e fomentando o Turismo de Base Comunitária.

Serviço - Vivência da Plana no Quilombo da Fazenda

 

Datas: 30 de setembro a 1º de outubro de 2023 e 9 a 10 de dezembro de 2023

Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba/SP

Valor: R$ 600,00 por pessoa

Inclui: Hospedagem coletiva familiar; refeições completas (café da manhã, almoço e jantar); atividades da programação com monitores locais; acompanhamento pela equipe da Plana Vivências.

Reservas: https://forms.gle/h37HfN9Zz6sRJEpf7


Programação:

  • Roda de Conversa 

  • Oficina de produção artesanal de farinha

  • Trilha do Jatobá

  • Apresentação de Jongo


Observações: 

  • Vagas limitadas, não deixe para última hora!

  • Crianças são bem vindas, até 6 anos não paga e de 7 a 10 anos paga 60% do valor. 

  • Transporte não incluso, incentivamos e conectamos os participantes para caronas colaborativas, uma forma mais econômica e sustentável de viajar.

  • Confirmação da vivência sujeita ao número mínimo de participantes.


Maiores informações:

11 95156-5571  | 11 99316-4947 

plana.consultoria@gmail.com

Instagram e Facebook: @planavivencias


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 11-07-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI