Notícias

Associação Roteiros de Charme: “Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis”

Por Luiz Penna, diretor de Meio Ambiente

O mês da sustentabilidade acabou, mas a discussão sobre a ação climática é permanente. Criada há 31 anos, a Roteiros de Charme se dedica a agregar empreendimentos comprometidos com uma hotelaria de excelência em matéria de qualidade, responsabilidade social e ambiental. Este compromisso está no DNA da Associação e é descrito em seu Código de Ética e Conduta Ambiental, que leva, inclusive, a chancela da ONU.


No setor de turismo tem-se o consenso entre grandes grupos, empresas e investidores que o enfrentamento da crise climática em que estamos mergulhados só será viável a partir de ações urgentes e efetivas de governos e iniciativa privada, com a cooperação e o comprometimento da sociedade, viajantes, turistas e comunidades locais. Pesquisas de opinião específicas do setor comprovam que o respeito ao meio ambiente pesa cada dia mais na decisão do viajante sobre a escolha de destinos e meios de hospedagem.

A relação entre turismo e sustentabilidade nunca foi tão valorizada. Para ser considerados de excelência, nos dias de hoje, empreendimentos hoteleiros precisam ir além das boas práticas de atendimento ao cliente. A responsabilidade com a preservação do meio ambiente natural, com o bem-estar social e com a governança da estratégia e operação das empresas é uma demanda crescente do mercado. O meio empresarial caminha para consagrar a metodologia designada pela sigla ESG (iniciais em inglês das palavras ambiental, social e governança) como ferramenta padronizada para elencar, medir, comunicar e conferir transparência às práticas voltadas para a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e de governança de uma empresa.

Os empreendimentos associados da Roteiros de Charme adotam já de longa data as práticas que constituem atualmente os pilares do ESG, embora sem a formalidade da metodologia hoje difundida. Inúmeros associados vêm experimentando ultimamente a formalização de suas práticas segundo o regramento ditado pela abordagem ESG.

A todo momento, capitaneamos um verdadeiro chamamento a abraçar a mensagem da sustentabilidade no turismo. Nos dedicamos em nosso blog, redes sociais, mailing de associados e clientes a fornecer informações básicas como ‘Cinco Motivos para Priorizar Hotéis Sustentáveis’, ou ‘Os Três Pilares do ESG na Hotelaria’, que ajudam hoteleiros e viajantes a perceber que começar hoje a ser um viajante consciente é mais simples e importante do que parece.

Em junho, a Associação Roteiros de Charme promoveu a campanha “Viajante Consciente prioriza Hotéis Sustentáveis”. Ela se somou ao esforço de empresas, organizações não governamentais e instituições públicas de chamar atenção para a urgência da sociedade em abraçar a ação climática necessária à construção da sustentabilidade e bem-estar da humanidade como garantia de nosso futuro.

Mas a campanha foi além das práticas comerciais e conceitos metodológicos. Ela convidou cada um dos viajantes, hoteleiros e colaboradores do trade turístico em geral a atuarem como multiplicadores desta mensagem. Incentivamos o engajamento nesta causa, que priorizem, no momento da reserva, empreendimentos que valorizem a preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural de suas regiões; que busquem as boas práticas de governança; que atuem, na prática, na gestão e redução de resíduos sólidos, eficiência energética, uso responsável da água e que se preocupem com a cadeia produtiva ao valorizarem o trabalho dos pequenos produtores e fornecedores locais.

De acordo com a pesquisa “Mudanças Climáticas na Percepção dos Brasileiros”, realizada pelo terceiro ano consecutivo pelo Ipec, no período entre novembro/2022 e janeiro/2023 (ver site https://www.percepcaoclimatica.com.br/), os brasileiros continuam sendo uma das populações com o maior grau de consenso sobre as mudanças climáticas: 94% afirmam que o aquecimento global está acontecendo; e 74% consideram que o fenômeno é causado por atividades humanas. E para a maioria das pessoas, são os governos (36%) ou as empresas e indústrias (32%) que podem contribuir mais para resolver o problema das mudanças climáticas.

Se você é ou quer ser um viajante consciente já em seu próximo destino, estamos com você. A Roteiros de Charme assina um guia de viagem que congrega 63 hotéis em 17 estados brasileiros, à disposição para apoiá-lo nesta busca em sua próxima viagem. Acreditando na nossa capacidade de sobrevivência e criatividade, é possível visualizar um próspero cenário onde hoteleiros conscientes de seu potencial como ativos impulsionadores da sustentabilidade em seus destinos conseguem cooperar para concretizar iniciativas e experiências inovadoras regeneradoras do tecido social, da biodiversidade, capazes de alavancar um turismo realmente sustentável.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 30-07-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI