Notícias

Turismo para observação de baleias ganha espaço nos planos de férias dos brasileiros
As baleias são mamíferos pertencentes à ordem dos cetáceos. Algumas espécies podem pesar até 180 toneladas e medir até 30 metros. Esses enormes animais têm atraído cada vez mais turistas para os litorais brasileiros. O Brasil é lar de diversas raças, tornando-o um dos melhores destinos do mundo para a observação. E, até novembro, os turistas podem aproveitar para avistar esses mamíferos nos mares do país, isso porque está aberta a temporada em que elas migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa brasileira para reprodução.

Crédito: Todd Cravens

Para quem tem interesse em presenciar um verdadeiro espetáculo da natureza e ver de perto os maiores mamíferos do mundo, em algumas regiões do país é possível realizar passeios com essa finalidade, de forma segura, sem prejudicar o bem-estar dos animais. Essa modalidade, além de ser um atrativo turístico, contribui para o estudo e monitoramento desses cetáceos.

Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo, aponta que o turismo de observação natural é uma tendência que tem movimentado o setor no Brasil. “Os turistas estão em busca de novas experiências durante as suas viagens. Claro que visitar os famosos pontos turísticos ainda faz parte dos roteiros, mas incluir passeios que proporcionam momentos inesquecíveis, como observar de perto as baleias em seu habitat, tem se tornado cada vez mais comum”.

A cidade de Vitória, no Espírito Santo, é um dos destinos favoritos da baleia-jubarte. Por meio dos Projetos Baleia Jubarte e Amigos da Jubarte, os turistas podem realizar um passeio e navegar para conferir de "pertinho" o show, repleto de saltos e borrifos de água, que elas proporcionam. No litoral baiano também é possível observá-las. O arquipélago de Abrolhos é um dos locais de referência. A região é um dos maiores berçários de jubarte no mundo, além de ser considerado o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. "Por aqui, os viajantes também podem realizar mergulhos nas ilhas do arquipélago e conferir as outras espécies marinhas que se encontram no litoral", afirma.

Em Santa Catarina, três cidades compõem o roteiro conhecido como Rota da Baleia Franca: Laguna, Imbituba e Garopaba são os principais destinos para observar de perto essa espécie. A quantidade de baleias é tão grande que uma área de preservação ambiental foi criada para proteger o habitat delas. Os visitantes podem avistá-las por meio de passeios de barco ou na praia.

“Vale ressaltar que essa modalidade de turismo, para a observação de baleias, deve ser feita de forma responsável", afirma Carlos Eduardo. "É importante que os turistas tenham consciência e respeito pelo habitat e vida desses animais e sigam as normas de segurança impostas durante os passeios".

A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagem personalizados para quem deseja conferir de perto a temporada das baleias no litoral brasileiro. A empresa possui parcerias com hotéis e companhias aéreas nacionais, e também oferece, como complemento de viagem, traslado para aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros serviços. "Oferecemos uma consultoria completa para os clientes, desde a escolha dos destinos, até a construção do roteiro e itinerário detalhado que se encaixa no que cada um deseja e planeja para sua viagem”, finaliza o diretor.
 

Para informações acesse o site ou entre em contato pelo telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 01-08-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI