Notícias

Villa Rossa recebe Selo de hotel Art Friendly pelo Coletivo Movimento Teia
Dentro da proposta do Coletivo Movimento Teia de ser um polo de disseminação de arte além das grandes capitais e centros tradicionais de cultura, o Hotel Villa Rossa, localizado em São Roque, a apenas 50Km da capital paulista, recebeu o selo de hotel Art Friendly, reforçando seu compromisso com a arte e a cultura. O evento, que também marcou o vernissage da exposição de arte contemporânea dos artistas Miro PS, Rosi Baetas e Cibele Pilla, aconteceu sob coordenação de Regina Helene e com curadoria de Lia do Rio e Oscar D Ambrosio, no último sábado (19).

Com propósito de promover a arte além das grandes capitais e centros tradicionais, selo valida compromisso com a cultura

Obras de arte fazem parte do DNA do nosso hotel. Esculturas, quadros, intervenções podem ser encontradas em todo o nosso espaço. Receber o Selo Art Friendly reforça nosso compromisso com a disseminação da arte e a chance de termos obras de diversos artistas brasileiros contemporâneos de forma perene”, afirma Rafael Alegre, Gerente Geral do Hotel Villa Rossa.

Além da exposição, é possível ver por todo o Villa Rossa quadros, esculturas e intervenções de artistas contemporâneos brasileiros. Segundo Rafael Alegre, “Ter essa validação de movimento artístico nos impulsiona a continuar investindo em ações culturais e a promover a arte regionalmente.”

A exposição dos artistas Cibele Pilla, Miro PS e Rose Baetas permanecerá até janeiro de 2024, sendo substituída por obras de outros artistas convidados e assim sucessivamente.

 

Exposição


Segundo a coordenadora da exposição, Regina Helene, os projetos apresentados são maneiras de interpretar o mundo. “São exercícios em que artistas praticam a escuta ativa. As obras feitas com técnicas e materiais distintos e com suportes diferentes, dizem muito dos significados da arte.”

Com obras expostas no Centro de Convenções do Hotel Villa Rossa, Cibele Pilla traz gigantescas telas abstratas. "As peças de ferro que utilizo como estêncil vieram de uma antiga fábrica. No jardim de Cibele, a inspiração vem do meu próprio jardim físico, onde pinto minhas lonas e também do meu subconsciente, ou seja, meu mundo interior. A música está presente junto ao meu processo criativo", contou a artista.

Também com telas no Centro de Convenções, Miro PS falou sobre as sensações completamente diferentes geradas por seu trabalho. "Venho da área de tecnologia e abordo temas que envolvem esse universo. Minhas obras refletem, por exemplo, o que acontece quando mandamos uma mensagem por aplicativo. Dentro de cada uma tem códigos binários, sinais variados, que constroem um texto”, destacou. Já as fotos digitais trabalhadas com softwares, segunda parte do trabalho do artista, foram sendo agrupadas e deram origem a novos sinais.

Já o trabalho de Rosi Baetas, com o título “Incompletude” está exposto no Jardim de Inverno do hotel e, expostas lado a lado, formam um enorme mosaico de figuras abstratas e sensíveis. "A ideia é que a obra se torne consistente com a observação. Os referenciais próprios ou memórias afetivas de cada um de nós é que dá significado a algo que, a princípio, parece totalmente abstrato", explicou a artista, trazendo a reflexão perfeita do que é a contemplação artística e a sensação individual de cada apreciador diante de uma obra.

 

Artistas

Cibele Pilla (Sorocaba, SP, 1972) iniciou a sua trajetória artística em Buenos Aires, Argentina, onde morou por dois anos. Pós-Graduada em Arte Terapia e em Arte-Educação e licenciada em Artes Visuais, pinta e fotografa cenas do cotidiano urbano integradas com a natureza, às vezes esquecida nas grandes metrópoles. Por estar sempre preocupada com a questão de preservação do meio ambiente e Sustentabilidade, utiliza como suporte em suas obras a lona de caminhão usada, com manchas de graxa, rasgadas, remendadas, cheia de histórias e memórias.

 

Miro PS é natural de SP, viveu e trabalhou no Rio de Janeiro até 2020, atualmente vive e trabalha em São Paulo. Possui MBA História da Arte e da Cultura Visual – UCM-RJ, graduado em Administração, TI e Gerência de Projetos pela UFF-RJ. Diversos cursos e workshops na Casa Eva Klabin, Hélio Oiticica, Galeria Oriente e Vila Aymoré no Rio de Janeiro, Escola Nano Arte e Mercado. Mantém encontros com artistas, curadores e participa de exposições em galerias e espaços culturais. Participou da residência na Casa do Povo 2023 (CON CRI TEC - Conscientização Crítica e Tecnológica), coordenado pelo CAD/SR – Center for Arts Design and Social Research.

 

Rose Baetas é nascida e residente no Rio de Janeiro. Sua formação artística foi na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, PUC-RJ e ateliers, como Espaço Öko de Arte Contemporânea. Seus trabalhos, em diferentes e misturadas linguagens (pintura, desenho, objeto, fotografia), remetem à incompletude, inconsistência e transitoriedade. Exposições no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Curadores

Oscar D Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, crítico de arte e jornalista, integra comissões de jurados de arte e é autor de diversos livros na área de arte naif e arte contemporânea. Atua na área de curadoria e como autor de textos para catálogos e apresentações de artistas visuais.

 

Lia do Rio nasceu em São Paulo, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É Bacharel pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ; tem Pós-Graduação em Arte e Filosofia, e em Filosofia Antiga, pela PUC-RIO. Exposições individuais, coletivas, palestras e trabalhos em acervos, no Brasil e exterior. Professora de arte e curadora, teve seu livro “Sobre a Natureza do Tempo”, editado em 2015, pela editora Fase10, e lançado no RJ e SP, Brasil.


Hotel Villa Rossa

Localizado em São Roque (SP), a apenas 50 km de São Paulo capital, situado em uma área de 350 mil m² na Mata Atlântica, o Hotel Villa Rossa tem como diferenciais a natureza e a gastronomia diversificada, além de ser Art Friendly e Pet Friendly. Destino ideal para lazer e eventos (diversas salas e um anfiteatro), com mais de 30 anos de tradição, sua estrutura é composta por um complexo aquático climatizado (piscinas adulto, infantil e toboágua), piscina coberta aquecida, atividades integradas com a natureza (circuito radical composto por arvorismo, tirolesa, parede de escalada e arco e flecha), lago com pedalinho, caiaque e stand up paddle, quadras poliesportivas, de beach tennis e tênis, playground e redários, assim como academia, brinquedoteca, sala de jogos e living com lareira. Já o Spazio Natura SPA possui saunas, duas jacuzzi com turbilhões, solarium, living e uma variedade de tratamentos, entre massagens e banhos. Membro da Resorts Brasil, o Villa Rossa tem o ESG como um dos seus pilares.


Edição Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 29-08-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI