Notícias

Réveillon, segurança e G20 no cardápio do almoço dos hotéis 5 estrelas
Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, os representantes do fórum dos hotéis 5 estrelas do Rio de Janeiro se encontraram no JW Marriott Hotel, onde aconteceu o almoço mensal do grupo. O encontro contou com a presença de diretores de empreendimentos e autoridades do turismo, como o presidente e o vice-presidente da Riotur, Ronnie Costa e Gustavo Mostof.

A pauta começou falando do calendário de final de ano, com shows, feriados e Réveillon. A ocasião foi marcada pela assinatura do contrato entre HotéisRIO e Riotur, que viabiliza a queima de fogos em 12 pontos da Barra da Tijuca na noite da virada. As expectativas para a festa são excelentes, com a perspectiva de ter aumento de turistas estrangeiros em função do aquecimento desse público, que vem sendo notado ao longo do ano. “Também percebemos que algumas empresas aéreas, inclusive internacionais, estão oferecendo voos extras. Além disso, o mercado nacional, que ainda é predominante, costuma reservar mais em cima da hora. As reservas certamente serão aquecidas pela Black Friday e pela injeção do 13º salário na economia”, disse o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

Lopes também falou da conquista que simplificou a autorização e realização de eventos. A medida vem para desburocratizar os pedidos e recompensa os esforços de HotéisRIO, ABIH-RJ, ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e de Setur-RJ e TurisRio, que ajudaram na interlocução junto à Sefaz-RJ. A secretaria simplificou os pedidos de diferimento do ICMS (possibilidade de adiar o pagamento do imposto) para contribuintes que atuam no setor. O deferimento deve ser pedido pelo sistema Atendimento Digital (ADRJ) da Sefaz-RJ, pelo menos 10 dias antes da realização do evento, no endereço atendimentodigitalrj.fazenda.rj.gov.br. O promotor deve fazê-lo na comunicação do evento, informando os expositores interessados. Os expositores, por sua vez, solicitam o benefício na autorização de funcionamento provisório.


O presidente do HoteisRIO abordou os avanços do Projeto Hospedagem Segura, que está sendo implantado em parceria com a Polícia Civil, como objetivo de dar maior agilidade no atendimento de alertas e ocorrências, identificação e redução de crimes de estelionato e celeridade na entrega de informações importantes para investigações criminais.

Outro ponto debatido pelo grupo foram as perspectivas de incremento de movimento da hotelaria com a realização do encontro do G 20, a cúpula dos principais chefes de Estado mundiais no Rio de Janeiro em novembro de 2024. A reunião promete movimentar a hotelaria carioca, com um extenso calendário de eventos preparatórios que vão ocorrer durante todo o próximo ano, entre os meses de fevereiro e outubro, na cidade do Rio de Janeiro. Estão previstas visitas de diversas delegações e mais de 100 reuniões ministeriais e de grupos de trabalho, o que deve gerar um impacto bastante positivo para a indústria hoteleira da capital.


Edição Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 14-11-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI