Notícias

Paraíso das Águas conquista mais uma certificação internacional em turismo sustentável: Green Tourism bronze
Certificação concedida por consultoria sediada na Escócia, avalia serviços de hospedagem com compromisso nas práticas de turismo sustentável

O hotel Paraíso das Águas, localizado em Bonito (MS), conquistou mais um importante reconhecimento internacional pelas práticas de turismo sustentável desenvolvidas na empresa. Dessa vez, a certificação recebida veio da Green Tourism, uma organização sediada na Escócia, que atua para identificar e reconhecer empresas que realizam efetivamente o “turismo verde”.

Na avaliação da diretora-executiva, Silvia Schmidt, o selo foi mais uma comprovação de que o negócio está trilhando o caminho certo, ao decidir adotar as pegadas ecológicas, propostas por organizações empresariais de diferentes partes do mundo.

“Quando me questionam sobre a mudança no modelo de negócio da empresa construída pelos meus pais, eu sempre reforço que temos de pensar no futuro de nossas famílias e do planeta. Qual será nosso legado, já que vivemos em uma região considerada um dos melhores destinos ecológicos do país e do mundo?”, argumenta a empresária.

A trajetória do turismo sustentável no Paraíso das Águas começou há pouco mais de três anos, no período de restrições sociais da pandemia. Silvia e sua equipe de colaboradores começaram a idealizar mudanças de comportamento que atendessem os pilares da sustentabilidade empresarial.


Reconhecimentos conquistados em 2023

O primeiro passo para entender como iniciar as práticas de turismo sustentável foi a contratação de uma consultoria especializada. Silvia lembra que, por meio do diagnóstico entregue, foi identificado que o ponto de vulnerabilidade era o volume de lixo úmido orgânico produzido diariamente.

“Contratamos os serviços da empresa Ciclo Azul que atua com consultoria ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos e projetos técnicos. Com o resultado recebido, conseguimos adotar um plano de ação, que reduziu expressivamente o volume do lixo que era enviado para o aterro municipal”, acrescenta.

A auditoria nos processos de: redução no volume de lixo, compostagem, reciclagem, logística reversa, políticas de lixo zero, inovação, controle e monitoramento, garantiram ao hotel a certificação Lixo Zero. Em Mato Grosso do Sul, o hotel foi o 1º negócio do ramo e no Brasil, o 8º a receber o selo.

O segundo certificado foi conquistado no início de agosto, pelo uso de fonte de energia renovável (fotovoltaica). O Selo Solar é concedido pelo Instituto Ideal, entidade nacional que atua com duas organizações europeias, defensoras do uso de eficiência energética no setor empresarial.


Além das certificações recebidas, por meio de auditorias, o Paraíso das Águas também obteve os seguintes reconhecimentos e premiações:

- Selo Viagem Sustentável da plataforma Booking

Best of the Best – Traveler choices do Tripadvisor

Selo de Turismo Sustentável

Selo Eco Friendly – plataforma Travel Mith

Cumprimento dos ODS da Agenda 2030

Um dos resultados mais importantes e efetivos da reformulação de negócios do Paraíso das Águas, foi sem dúvida, cumprir 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmados na Agenda 2030, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira quais são, a seguir:

ODS 5 - Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

ODS 6: Água Limpa e Saneamento

Uma imagem contendo Ícone

Descrição gerada automaticamente

ODS 7 - Energia Acessível e Limpa

Descrição gerada automaticamente

ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Descrição gerada automaticamente

ODS 12 - Gestão de resíduos

Descrição gerada automaticamente

A diretora executiva do hotel Paraíso das Águas explica que os prêmios Bronze/Prata/Ouro da Green Tourism são uma excelente forma de progredir numa jornada ecológica, bem como, atuar como uma marca de qualidade verde, atraindo um número crescente de empresas e visitantes com mentalidade ecológica.

“Entendemos que a melhor maneira de fortalecer nosso compromisso com a sustentabilidade é com uma certificação. Esta não apenas demonstra nossa dedicação à causa, mas também funciona como um atestado de excelência no qual nossos hóspedes podem confiar”, conclui.

(67) 99104-6100 ou (67) 99131-7694

Rua Coronel Pilad Rebua, 1884, Centro. Bonito - MS


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 22-11-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI