Notícias

Beach Park recebe 400 crianças, jovens e seus acompanhantes em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência 2023 (DNPD)
Integrantes de instituições de Fortaleza e Aquiraz vão se divertir nas atrações do Aqua Park na manhã desta terça-feira (5) 

O Beach Park celebra o DNPD 2023 - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, promovendo um dia de muita alegria para 400 crianças, jovens e acompanhantes da Associação Fortaleza Azul, da Associação TEAMO, da Escola de Formação Esportiva Prata Neto e de instituições atendidas pelo Departamento de Inclusão de Aquiraz (DIA), da Prefeitura de Aquiraz/CE.

O Aqua Park abrirá uma hora mais cedo, exclusivamente para receber os convidados do DNPD. Na programação especial, a criançada vai ainda poder acompanhar a apresentação da equipe de animação do Beach Park e dos personagens da “Turma do Parque” – composta por Finho, Fofura, Maré e Tarta, que animam a criançada visitante do destino turístico. Em seguida, as crianças, jovens e seus acompanhantes terão um dia inteiro de diversão nas atrações do parque, que é hoje considerado o 2º melhor parque aquático do mundo e o melhor das américas (TripAdvisor 2023), com direito a lanche.


De acordo com Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park, o DNPD 2023 é uma idealização do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) e o Beach Park é um dos participantes da semana comemorativa realizada de 4 a 8 de dezembro em todo o país. “É um momento muito gratificante para o Beach Park, abrir as portas para que essas crianças e jovens tenham momentos de muita diversão”, explica Raissa.

Para Érika Rolim, vice-presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ), o DNPD no Beach Park tem objetivo de incentivar o convívio saudável de pessoas com deficiência em coletividade, destacando também a importância de parques e outros centros de diversão estarem acessíveis a receber esse tipo de público.

“A iniciativa é plausível tendo em vista que a gente deve incentivar cada vez mais o convívio de pessoas com deficiência, que têm o direito de estarem em todos os setores da sociedade, com acesso à educação, saúde e tratamento adequado, ao mercado de trabalho e a momentos de lazer com seus familiares. A associação fica muito feliz com a iniciativa e o convite do Beach Park, que reforça cada vez mais a necessidade desses equipamentos estarem preparados e acessíveis para receber todo tipo de público”, explica Érika Rolim.

 

Sobre as associações
A Associação TEAmo reúne familiares e amigos das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e é uma organização sem fins lucrativos – que tem como propósito a integração, coordenação e representação dos filiados, voltada para a disseminação do conhecimento e capacitação de familiares e profissionais para a assistência à pessoa com autismo. A missão da TEAmo é prover o conhecimento e apoio às famílias de pessoas com autismo, promovendo ações de conscientização e sensibilização da sociedade sobre o autismo, e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente dos desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias.

Já a Escola de Formação Esportiva Prata Neto (Pratinha) é um projeto social que atende jovens no município de Maracanaú (Comunidade de Santo Antônio do Pitaguary), na sua maioria indígena, com aulas de futebol desde 2020.

 

Fundação Fortaleza Azul (FAZ) iniciou suas atividades em 2015 em Fortaleza/CE. Além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.

Entre as ações realizadas pela Associação também estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, por meio de aulas gratuitas de stand-up paddle, esporte aquático que é uma variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água. A atividade ajuda no processo de inclusão, de socialização e até mesmo como processo terapêutico, uma vez que trabalha o desenvolvimento motor e sensorial.

A FAZ está localizada na Rua Elizeu Oriá, 970 Sapiranga, Fortaleza - Ceará

Para os interessados em falar com a Associação, seguem os contatos: (85) 98186-4552ou associacaofortalezaazul@gmail.com

Conheça mais também acessando as redes sociais: Link e @fortalezaazul


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 05-12-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI