Notícias

Cop28: Iberostar revela seu roteiro para economia circular
O roteiro descreve o progresso estratégico da Iberostar em direção a um modelo de negócios circular e detalha seu progresso até o momento, incluindo redução de 56% nos resíduos enviados para aterro e de 12,4% nas emissões de escopo 1 e 2, em linha com o compromisso da iniciativa SBTi (Science Based Targets) de alcançar 85% de descarbonização até 2030.
As iniciativas futuras se concentram em promover a colaboração público-privada na cadeia de valor, impulsionar a inovação de produtos e acelerar a transição para práticas regenerativas em alimentos e serviços.

Palma de Maiorca, 6 de dezembro de 2023.- O Grupo Iberostar, referência internacional em turismo responsável, revelou o seu novo roteiro para alcançar um modelo de turismo circular no âmbito da XXVIII edição da Conferência das Nações Unidas (COP28), que se realiza este ano no Dubai. A Vice-Presidente e Gerente Geral de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, Gloria Fluxà, apresentou o plano de ação no evento convocado pela Organização Mundial do Turismo (OMT): Turismo Unido pela Ação Climática – Cumprindo os Compromissos da Declaração de Glasgow.

tEste roteiro é uma declaração de intenções do grupo hoteleiro maiorquino, que está empenhado em gerar valor em todos os destinos em que opera. Destaca também os progressos da Iberostar na descarbonização, gestão de resíduos e redução de plásticos de utilização única, incluindo as lições aprendidas até à data.  

Por meio desse plano de ação, a empresa enfatiza o papel crucial da inovação e da colaboração como pilares fundamentais na configuração da cadeia de valor. Em particular, embora a empresa hoteleira tenha implementado mecanismos eficazes para a gestão dos seus resíduos, um quarto dos resíduos que a Iberostar planeja enviar para aterro requer soluções inovadoras em fases anteriores da cadeia de valor. Este também é um desafio adicional com as emissões de carbono, onde as emissões de escopo 3 sozinhas representam 77% da pegada total da rede hoteleira. Consciente disso, o roteiro da Iberostar inclui participação ativa na cadeia de valor, bem como a necessidade de ativar parcerias público-privadas para promover o desenvolvimento do setor, especialmente na área de resíduos e energia.

Gloria Fluxà, vice-presidente e diretora de sustentabilidade do Grupo Iberostar, disse: "O novo roteiro explora o poder transformador do pensamento circular. Essa circularidade exige que redesenhemos os processos atuais, estimulemos a inovação e promovamos a colaboração, que é vital para todos os setores. Para o nosso próprio setor, o potencial é claro: produz múltiplos benefícios críticos em várias áreas para alcançar nosso objetivo de um modelo de turismo responsável que seja concreto e positivo para a natureza."

Ela continua: "Afastar-se do pensamento linear terá, sem dúvida, um impacto profundo e duradouro. Essa transição nos levará a reduzir muito as emissões de carbono, minimizando a extração de recursos, incentivando a restauração da biodiversidade e, ao mesmo tempo, mantendo a viabilidade econômica para proteger os ecossistemas naturais e as comunidades."

Através desta estratégia, o Grupo Iberostar expande o seu plano de ação para incluir avanços em Pessoas, Carbono, Água, Bens e Serviços, Ambientes Construídos, Serviços dos Ecossistemas, Desenvolvimento de Destinos, Inovação e Colaboração. O roteiro contém três abordagens principais, incluindo objetivos específicos para estimular mudanças efetivas:


  • Evolução das operações para a circularidade: demonstrando um compromisso com o pensamento circular, redefinindo as operações no espaço hoteleiro.

  • Contribuir para a regeneração dos destinos: acrescentar valor através do desenvolvimento de infraestruturas e serviços dos ecossistemas, que apoiem o turismo regenerativo, alinhando-se e evoluindo com o destino.

  • Impulsionar a parceria em toda a cadeia de valor: concentrar-se em parcerias em toda a cadeia de valor, com foco em impulsionar a responsabilidade e a colaboração pré-competitiva.


Alguns dos compromissos são:


  • Reduzir o desperdício de alimentos em 60% nos hotéis All-inclusive nos próximos 5 anos.

  • Oferecer um mínimo de 65% de produtos à base de plantas em hotéis até 2030.

  • Customização dos planos estratégicos de cada hotel, em linha com os dados de análise de materialidade.

  • Reduzir o desperdício nos hotéis em 30%, em cinco anos.

  • A Iberostar expandirá o fornecimento sustentável de produtos à base de carne, chá, café, cacau e açúcar, aplicando o seu conhecimento e experiência para alcançar um consumo 100% responsável de peixe e frutos do mar até 2025.

  • Fomentar o relacionamento com fornecedores dos hotéis para avaliar o impacto na biodiversidade e avançar para serviços sustentáveis e regenerativos.

  • Promover alianças estratégicas nos destinos para fomentar maior colaboração e iniciativas que permitam melhoria nas infraestruturas, dado que 60% dos resíduos que atualmente vão para aterro podem ser revalorizados.


O relatório também destaca algumas das principais realizações da organização até o momento:


Plásticos

  • A empresa alcançou o status de livre de plástico de uso único em 2020.

  • Eliminação de 692 toneladas de plástico descartável desde 2018, por meio de diferentes iniciativas como a instalação de mais de 1.300 bebedouros em hotéis, entre outros.

  • Avaliação, remoção, modificação ou redesenho de mais de 1.000 itens nos hotéis.


Resíduos

  • Contratação de mais de 230 pessoas (equipes 3R) em 60 hotéis, para gerenciar cerca de 23.000 toneladas de resíduos por ano.

  • Ao longo de três anos, este projeto foi um sucesso, alcançando uma redução de 56% nos resíduos enviados para aterro.


Descarbonização

  • A Iberostar conseguiu reduzir 12,4% das emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 em 2022.

  • Redução do consumo de energia em 5,7%, impulsionada por mudanças no comportamento interno e do cliente.


O roteiro para a economia circular completa as estratégias da hotelaria em matéria de consumo responsável de produtos do mar, saúde costeira e descarbonização, com especial destaque para o compromisso de reduzir o impacto da sua atividade. Da mesma forma, a empresa aspira que este plano sirva de referência para o setor nas áreas de inovação e colaboração, o que lhe permitirá promover estratégias de sustentabilidade sem desistir de continuar a crescer.

Nota para o editor: Consulte o roteiro completo de economia circular da Iberostar neste link.

Sobre Grupo Iberostar

O Grupo Iberostar é uma multinacional espanhola 100% familiar com mais de 65 anos de história no turismo e origens empresariais que remontam a 1877. O seu principal negócio é a Iberostar Hotels & Resorts, cujo portfólio ultrapassa os 100 hotéis de 4 e 5 estrelas em 16 países. O Grupo se converteu em uma referência internacional ao promover um modelo de negócio turístico responsável que se cetra no cuidado das pessoas e do ambiente. Seu movimento pioneiro Wave of Change reflete esse compromisso específico da empresa com o meio ambiente e os oceanos e o esforço em o partilhar com toda a sociedade. Com a sustentabilidade como motor e alavanca do negócio, o Grupo Iberostar situa a economia circular no centro de sua estratégia e trabalha uma Agenda 2030 própria para ser livre de resíduos em 2025, neutro em emissões de carbono em 2030, 100% responsável em sua cadeia de fornecimento de produtos do mar em 2025 e melhorar a saúde dos ecossistemas que rodeiam seus hotéis, entre outros objetivos.  O Grupo é formado por uma equipe global de mais de 30000 pessoas de 95 nacionalidades. Graças a este talento, a empresa é líder em qualidade e impulsiona a diferenciação na experiência do cliente através da constante inovação no produto e na aposta digital. 

Acesse iberostar.com


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 06-12-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI