Notícias

Coletivo MUDA! e Embratur assinam acordo para promover o Turismo Responsável no Brasil
O Coletivo também foi uma das 48 entidades a tomar posse no Conselho Nacional do Turismo, reforçando a articulação das pautas da diversidade e sustentabilidade no setor

ACT Embratur e MUDA_Foto Renato Vaz Embratur

A Embratur e o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável aproveitaram o Salão Nacional do Turismo, que aconteceu em Brasília, de 15 a 17 de dezembro, para assinar um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a troca de informações e inteligência para a promoção de produtos e experiências brasileiros comprometidos com o turismo responsável no exterior. O acordo foi assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pela representante e conselheira do Coletivo MUDA!, Solange Barbosa.

A iniciativa corrobora os propósitos tanto da agência, quanto do coletivo, que estão dedicados a fortalecer o turismo sustentável no Brasil e posicionar o país como um destino que está comprometido com o combate às mudanças climáticas, o desenvolvimento social e a valorização e conservação da sociobiodiversidade e de nossas culturas.

“Nós do Coletivo MUDA! acreditamos que este é um grande passo para fortalecermos e darmos voz às iniciativas que estão realmente comprometidas com um turismo que gera impactos positivos para todos e que promove a diversidade. A pauta do turismo responsável precisa estar na agenda de políticas públicas para inspirar que todo o setor também abrace essa necessária jornada”, destacou Solange Barbosa, CEO da Rota da Liberdade.

No mesmo momento, a Embratur também assinou um acordo de cooperação com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). “A Embratur está se unindo a duas instituições que são importantíssimas no ecossistema do nosso turismo e não tenho dúvidas de que essas parcerias vão render muitos frutos e criar um ambiente ainda mais saudável para o visitante estrangeiro vir e querer voltar sempre”, afirmou Marcelo Freixo.

 

Coletivo MUDA! no Conselho Nacional do Turismo

O MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável também é uma das novas 48 entidades que passaram a integrar o Conselho Nacional do Turismo e tomou posse oficialmente, no sábado (16), segundo dia do Salão Nacional do Turismo, através da representante Solange Barbosa.

“Estamos felizes de ver que o Conselho está se diversificando e abrindo espaço para temas que são urgentes no turismo. A chegada do MUDA!, assim como dos representantes dos ministérios dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome mostra que o Brasil está realmente comprometido com a agenda da diversidade e inclusão, das comunidades tradicionais, da preservação e da sustentabilidade”, acredita Solange.

O Conselho Nacional do Turismo também definiu a criação de 13 novas câmaras temáticas que vão trabalhar com áreas prioritárias. Após a aprovação de 12 câmaras, alguns representantes encontraram resistência para a proposta da criação da 13ª câmara – Incentivo ao Turismo em Comunidades de Matriz Africana, Indígenas e Tradicionais.

“Se nós estamos falando em união e reconstrução, precisamos reconstruir também o papel dos povos originários e ouvi-los. O termo “social” apenas não está nos contemplando. Se desse certo, nós não estaríamos aqui”, afirmou Isadora Bispo, do Ministério da Igualdade Racial. “Eu concordo que nós devemos nos distanciar dessa questão do social, porque o social abarca outros temas. E entendo que esta câmara temática deverá ter a participação de outros integrantes deste Conselho porque estamos falando de comunidades e povos tradicionais que fortalecem o turismo e geram renda e economia e que precisam ter essa discussão de uma forma mais qualificada”, complementou Solange Barbosa.


Sobre o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável

O Coletivo MUDA! foi fundado em 2018 com o objetivo de difundir e fortalecer o turismo consciente e posicionar o país internacionalmente como um destino que promove o Turismo Sustentável. Pautado pelos princípios do Turismo Responsável e do associativismo, o MUDA! se consolidou como uma associação que reúne profissionais do turismo, agências e operadoras, hospedagens, destinos, projetos de turismo de base comunitária, consultores e iniciativas atreladas à cadeia produtiva do turismo que acreditam no poder coletivo para promover mudanças significativas no setor de viagens. Hoje já são mais de 30 membros associados, representando diversos estados nas cinco regiões do Brasil. Todos têm propósitos e valores em comum, estão comprometidos com o Turismo Responsável e acreditam no turismo como ferramenta essencial para fortalecer comunidades e culturas, conservar o meio ambiente, reduzir impactos das mudanças climáticas, criar alternativas econômicas para os destinos, reduzir desigualdades sociais e de gênero, combater o racismo e promover o desenvolvimento sustentável.

 

Mais informações:

http://www.coletivomuda.tur.br/


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 18-12-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI