Notícias

HotéisRIO: expectativa é de 95% dos quartos de hotéis ocupados para o Réveillon
Segurança foi reforçada com câmeras de reconhecimento facial e aumento do policiamento

Crédito: Pedro Kirilos

Pesquisa do HotéisRIO aponta Réveillon de casa cheia na capital. A expectativa dos hotéis é de 95% de ocupação no final de semana da virada, superando a marca do ano passado, que ficou em 92,51%. Até o momento, as reservas estão em 78%.

Para garantir o sucesso da festa, a segurança foi reforçada. A Polícia Militar anunciou aumento no efetivo policial. Serão 8.659 policiais atuando na virada, um aumento de 18% em relação ao ano passado. Destes, 2.946 ficarão só na praia de Copacabana, um crescimento de 11%. Haverá pontos de controle e detectores de metais para apreensão de objetos cortantes, drones e 61 plataformas de observação.

“As câmeras, que funcionarão integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle, representam um grande apoio à segurança do evento. Elas permitirão identificar pessoas com mandados de prisão em aberto nos locais monitorados, garantindo melhor tempo de reação das autoridades policiais”, explica o porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Marco Andrade. Esta é a primeira fase de implantação do “Programa de Videomonitoramento Urbano” do estado, que terá essas câmeras instaladas em toda a orla, do Leme à Pedra de Guaratiba, e nas principais vias expressas e túneis, que ainda devem contar com software de leitura das placas dos carros.

A delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patrícia Alemany, anunciou que a delegacia também montou um reforço operacional para atendimento, além de firmar parceria com a Secretaria de Turismo, que cederá guias que dominam diversos idiomas para auxiliar os turistas no primeiro atendimento.

Quem participar do famoso Réveillon de Copacabana presenciará um espetáculo com 12 minutos de fogos de artifício, disparados por 10 balsas e regidos por uma orquestra sinfónica. Além da pirotecnia, o céu de Copacabana também terá uma apresentação feita por drones. A música está garantida por dois palcos, com o melhor do samba e da MPB com artistas como Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Ludmilla, Luísa Sonza e escolas de samba como Império Serrano e Portela, entre outros. E a festa não se limita à princesinha do mar: espalhados pela cidade, haverá outros palcos em locais como Praia do Flamengo, Praça Mauá, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Madureira, Ramos, Penha, Bangu, Pedra de Guaratiba e Sepetiba.

Os turistas também têm como opção as festas realizadas pelos hotéis cidade em suas coberturas e salões espalhados por toda a cidade, com ceias especiais e shows musicais. Na Barra da Tijuca, considerado maior Réveillon indoor da cidade, serão 12 pontos de queimas de fotos, numa parceria entre Riotur e HotéisRIO, espalhados em hotéis, que também organizam festas com ótimas opções gastronômicas, além de shoppings e condomínios.

O presidente da Riotur, Ronnie Costa, ressalta a importância da festa para o turismo carioca, entre eles a hotelaria, e espera para este Réveillon o mesmo sucesso que o obtido na comemoração passada. “O Réveillon passado já foi ótimo, uma festa muito bonita, com muita ordem e segurança. E o deste ano também será, graças à união de todas as autoridades”.

Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a união de autoridades do Poder Público com o setor privado é o segredo do sucesso da festa carioca. “Segurança é um componente essencial para um estado que respira turismo, uma indústria fundamental para o desenvolvimento da economia da cidade do Rio de Janeiro, com mais de 700 meios de hospedagens, 45 mil quartos e que gera mais de 100 mil postos de trabalho. Os resultados são animadores e nos dão a certeza de que teremos uma festa espetacular, à altura das expectativas de cariocas e turistas”.


Edição Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 27-12-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI