Notícias

6 dicas de passeios de bike para aproveitar o aniversário de São Paulo
Além do lazer e bem-estar, quem decidir realizar os trajetos pedalando também vai ajudar o meio ambiente na economia de CO2 que seriam emitidos

Foto: Divulgação BunaZanin

No dia 25 de Janeiro, a cidade de São Paulo comemora 470 anos e, pensando na melhor forma de aproveitar a cidade, a Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, listou algumas dicas de passeios turísticos para fazer pedalando. A ideia é combinar a praticidade em transitar pelos principais pontos da capital paulista, com o bem-estar e economia que os passeios de bike proporcionam.


Confira abaixo alguns dos principais trajetos turísticos e vai de bike comemorar a terra da garoa:

Avenida Paulista:

Especialmente aos domingos e feriados quando a Avenida Paulista é fechada para carros, este trajeto é ideal para visitar museus, livrarias e aproveitar a diversidade cultural espalhada pela avenida. No entanto, a ciclovia da avenida é convidativa todos os dias para trajetos diversos do dia a dia.


Parque Ibirapuera:

Neste trajeto é possível explorar as trilhas e estruturas cicloviárias localizadas dentro do Parque Ibirapuera, além de visitar o lago, o Auditório Ibirapuera e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), vale lembrar que o entorno do parque também possui ciclovias e ciclofaixas que facilitam o acesso para quem vai de bike.

 

Ponte Estaiada:

Para descobrir São Paulo de uma perspectiva única em um passeio de bike até a Ponte Estaiada, é possível pedalar pelas margens do Rio Pinheiros e aproveitar as vistas modernas e imponentes da cidade. Uma experiência dinâmica e energizante para todos os amantes da bicicleta.

 

Parque Villa-Lobos:

Com uma área de 732 mil m², há atrações para todos os gostos. Contudo, o destaque do local é a natureza. Além da densa área verde, há um orquidário e uma trilha. Com 3,5 km de ciclovia, a dica é aproveitar as pausas para contemplar os atrativos do parque com áreas para piqueniques e eventos culturais. Ótimo lugar para andar de bike e curtir.
 

Passeio pela Marginal Pinheiros

A ciclovia da Marginal Pinheiros é uma das mais frequentadas em São Paulo, esse trecho é ótimo para quem quer pedalar com bastante espaço livre à disposição, tendo a possibilidade de fazer vários caminhos diferentes com uma rota cênica e tranquila para pedalar sem preocupações.

 

Bairro da Liberdade:

Visite o bairro da Liberdade, conhecido pela cultura japonesa, com suas lojas, restaurantes e a Praça da Liberdade, lindo lugar para um passeio e conhecer esse lugar tão charmoso dentro de São Paulo.
 

Lembre-se sempre de priorizar a sua segurança e a dos pedestres durante os trajetos e respeite as regras de trânsito. Além disso, verifique as condições das ciclovias e a previsão do tempo antes de sair, para não ser pego de surpresa. Divirta-se no aniversário de São Paulo!
 

Pedalar para diversos trajetos também faz bem para o planeta… e economia de tempo!

Para além do lazer e forma de se exercitar, o uso das laranjinhas em São Paulo cumpre importante papel para deslocamentos diversos, como ir e voltar do trabalho, por exemplo, além de proporcionar benefícios para o planeta. Somente em 2023, cerca de 3 mil toneladas de CO2 foram evitadas com o sistema da Tembici na capital paulista. Se essa mesma quantidade tivesse sido liberada na atmosfera, aproximadamente 20 mil árvores precisariam ser plantadas para promover o “equilíbrio” de contas do ponto de vista ambiental.

“A maioria dos trajetos em São Paulo são de até 5 Km, distância tranquilamente percorrível com bicicletas. É natural e esperado que as pessoas se conscientizem de que não é preciso tirar o carro da garagem para ir à padaria, visitar um parente que mora perto ou à academia. Caminhando, pedalando ou integrando com transporte público, contribuímos para cidades mais sustentáveis e eficientes, com redução de emissão de CO2 e congestionamento”, explica Gabriel Reginato, diretor de negócios e operações da Tembici.

Sobre a Tembici - A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 260 milhões de deslocamentos com bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 47 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 24-01-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI