Notícias

É tempo de Vindima na Serra gaúcha: conheça curiosidades sobre o período
Época da colheita da uva ocorre entre os meses de janeiro e março na região

Vale dos Vinhedos celebra o tempo de vindima. Foto: Crédito: Gilmar Gomes

Visitar a Serra gaúcha no verão é diferente. A região, conhecida por sua vocação vitivinícola, entra num período especial nessa época do ano com a chegada da vindima. A colheita da uva, realizada entre os meses de janeiro e março, é o ápice do trabalho para inúmeros vitivinicultores de lugares como o Vale dos Vinhedos, principal destino enoturístico do país.

A atividade representa um duplo significado para a região. Enquanto simboliza o sustento para produtores rurais e para as vinícolas, que recebem as uvas para elaborarem uma nova safra de vinhos e espumantes, representa uma oportunidade única para os visitantes.

A vindima apresenta experiências que só podem ser realizadas durante esse período. Entre elas estão atividades como a própria vindima, ou seja, colher os cachos de uva diretamente dos parreirais – atividade oferecida por diversas vinícolas (veja mais abaixo). Outra é a pisa da uva, um modo de relembrar como os primeiros imigrantes italianos que colonizaram a região davam início ao processo de vinificação. É só nessa época do ano, também, que o visitante encontrará um perfume característico da região. Abarrotadas de uvas, as parreiras exalam um aroma que serve de boas-vindas para quem visita a Serra na vindima.

A atividade guarda uma íntima relação com a imigração ocorrida na região a partir de fins do século 19. Foram os italianos que introduziram a vitivinicultura nas paisagens serranas, transformando a cultura da uva e do vinho não só numa vocação da região como também numa importante atividade econômica. “Para nós, vindima é renovação. É uma atividade que nos desafia, que muda conforme a cada ano, mas que nos presenteia, após muito trabalho, com uma nova chance de criar, de combinar as condições naturais com a intervenção humana para renovar nossa produção. É uma atividade que proporciona o sustento de milhares de famílias que dependem da sua própria dedicação às videiras, fazendo disso, há mais de 100 anos, uma base histórica de nossa economia”, diz o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Ronaldo Zorzi.

 

O que é a vindima?

Vindima quer dizer colheita da uva. Etimologicamente, a palavra tem origem da expressão “vindemia”, do latim, e significa colher o fruto da vinha – vinea=vinha + demere=arrancar, obter.

 

Quando ela ocorre?

A Vindima sempre ocorre durante o verão na Serra Gaúcha. Os principais meses da colheita ocorrem de janeiro a março, mas algumas variedades, de colheita precoce, podem começar a serem colhidas ainda em dezembro.


Vale dos Vinhedos celebra o tempo de vindima. Foto: Crédito: Gilmar Gomes

Posso acompanhar a vindima?

Sim, vários estabelecimentos programam dias específicos para isso, a fim de não conflitar com o trabalho diário que ocorre no período da colheita. Outros mantêm pequenos parreiras exclusivamente para que os turistas experimentem colher a uva direto das videiras. Muitas vinícolas promovem uma série de eventos, como colheita noturna, almoços e jantares especiais, passeios de trator, lanches típicos, como o “merendim”, pisa de uvas, entre outros, mediante agendamento prévio.

 

O que é o merendim?

O merendim é um lanche típico, feito com produtos coloniais, como pão, queijo, copa, salame, biscoitos, geleias, entre outros itens. A experiência é mais uma que aproxima os turistas de antigos hábitos dos imigrantes.

 

O que é a pisa de uvas?

A pisa de uvas é milenar assim como o vinho. Essa técnica remete às primeiras formas de extrair o sumo das uvas para a vinificação. Uma das formas de pisa que consolidou foi a realizada em lagares, grandes tanques em que as uvas eram dispostas para, em seguida, serem amassadas, a fim de extrair o sumo para vinificação. Esse é um trabalho longo e demorado, praticamente erradicado da moderna indústria vinícola, mas mantido em algumas regiões produtoras, como a do Douro, em Portugal. Hoje, a atividade é mais utilizada para eventos turísticos, relembrando a pisa trazida pelos imigrantes italianos, que faziam a maceração do fruto dessa forma em fins do século 19, quando começaram a chegar na região. Elas são realizadas, geralmente, em recipientes de madeira conhecidos na região como “mastela”.

 

Como posso ficar por dentro da programação da vindima?

Algumas programações oferecidas pelos associados da Aprovale estão reunidas neste link Outras atividades podem ser consultadas diretamente nas páginas das vinícolas.

 

O que acontece após a vindima?

De forma resumida, assim que as uvas da Vindima chegam às vinícolas, elas passam por um processo mecanizado de desengaço, a fim de separar a uva do engaço (as hastes do cacho). Após, as uvas são esmagadas para a extração do mosto (suco), que entrará num processo de fermentação natural a partir da ação das leveduras presentes em seus componentes. São elas que transformarão o açúcar do fruto em álcool e gás carbônico. Assim que não for percebido mais açúcar no líquido, a fermentação é considerada encerrada – no caso dos vinhos brancos, a fermentação ocorre sem as casas, diferentemente dos tintos, já que elas são responsáveis por dar a cor ao vinho. O líquido, então, é levado para o estágio de maturação, onde permanecerá em tanques de inox ou barricas de madeira, comumente, até alcançar o perfil desejado pelo enólogo. No caso dos espumantes, o mosto passa por um novo processo de fermentação a partir da adição de novas leveduras e açúcar, dependendo do perfil do espumante, sendo aprisionado em tanques ou na própria garrafa para não perder o gás carbônico. Esse gás vai se integrar ao vinho, originando a perlage, as famosas bolinhas da bebida. O processo de vinificação também pode ser conhecido nas vinícolas. Agende sua visita e fique sabendo mais sobre os segredos dos vinhos

 

Quais são os ciclos da videira?

As videiras passam por cinco grandes movimentos em diferentes estações do ano. Agora, após a vindima, as videiras entrarão em dormência a partir do outono. Elas vão começar, inicialmente, a perder as folhas. Passarão o inverno totalmente nuas e inativas vegetalmente. Assim que os primeiros dias da primavera chegarem, as videiras sabem que é hora de saírem de seu estado letárgico. Tem início, então, a fase da brotação, quando a planta passa a receber nutrientes do solo mais aquecido e dá início, aos poucos, ao surgimento dos primeiros brotos. Nesta fase também ocorrem o crescimento das folhas. Na sequência, ocorre a floração, aparecendo os minúsculos cachos que, no verão, entrarão na fase de amadurecimento, até estarem aptos a serem colhidos.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 27-01-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI