Notícias

Força feminina no turismo de Areia e Pilões, na Paraíba, para comemorar as conquistas no Dia Internacional da Mulhe
História de superação, de luta, de empreender, de sair do lugar comum. Areia desponta com a cachaça e se consolida nas flores

Cláudio Oliva / Divulgação/ Maria Alice da Silva L. Alves. Monitora do Museu de Pilões

A cidade de Areia está localizada no Brejo da Paraíba, conhecida como a cidade da cachaça tem em sua história grandes engenhos e uma população orgulhosa pela história que carrega. Areia é, hoje, a quarta cidade do país com o maior número de engenhos. Não à toa, a Capital Paraibana da Cachaça cruza o seu caminho com o de várias famílias que, entre muitas gerações, fizeram Areia estar inserida na trilha turística de tanta gente.

A história da cidade começa com os tropeiros, ainda no século XVIII, quando as mercadorias eram transportadas no lombo de mulas e cavalos. Quando precisavam descansar, os tropeiros buscavam um lugar tranquilo, mas também estratégico, para dormir, fazendo surgir o primeiro povoado de Areia. Primeiro era uma parada para viajantes. Depois, em 18 de maio de 1846, Areia se tornou, finalmente, uma cidade. Além da cachaça e da produção de aguardentes para todos os paladares, a cidade vive uma nova fase apostando em flores comestíveis, onde a força do trabalho feminino ganha total importância. Agora Areia pode ser considerada a Capital Nordestina das Flores, depois que ganhou uma rota turística com essa temática.

O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.

O fator da história mais provável para marcar esse importante dia remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, ocorrido na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres. As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários durante o expediente como forma de conter motins e greves. Quando a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas."

Turismo em Areia - PB tem protagonismo feminino

O segmento do turismo é capaz de transformar o presente e mover o futuro, sendo um importante motor de desenvolvimento econômico e social. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que é comemorado no dia 8 de março, o Areia Convention & Visitors Bureau faz publicamente o reconhecimento das mulheres que fizeram e fazem a história do turismo da cidade de Areia. “O Turismo que muda a vida delas”, mulheres afirmam como o turismo transformou as suas trajetórias.

Voz, protagonismo e espaço são relatos do que o turismo trouxe para o presente dessas brasileiras, que residem em Areia- PB, um pouco sobre como essa atividade econômica foi e continua sendo importante para dar visibilidade às mulheres e fortalecer o empreendedorismo feminino. A figura feminina é a maioria no setor no mundo, sendo 54% da força de trabalho, e contribuíram para revolucionar o turismo no Brasil em diversos segmentos, como no artesanato, gastronomia, agricultura, transporte, lazer e cultura.


Cláudio Oliva / Divulgação/ Sílvia César Farias da Cunha Lima - Prefeita de Areia - PB

Areia, terra das mulheres no turismo

“Ser mulher e vice-presidente do Areia Convention & Visitors Bureau me dá força para lutar pelo protagonismo das mulheres da nossa cidade. Estamos focados em ampliar a participação da mulher no turismo, fomentando o empreendedorismo e aumentando as oportunidades de qualificação. Queremos dar voz e visibilidade para que possam ocupar lugares de representatividade e de poder na sociedade, independentemente da cor, da classe social ou da formação acadêmica”, afirma Gracinha Oliviera, que dirige a Pousada Diamante da Serra. Gracinha ressalta que a determinação de uma empresária, Maria Júlia, fez o turismo da cidade nascer e despontar.

Cidade do Brejo Paraibano têm maioria de mulheres à frente dos negócios

A cena de uma mulher cercada por dezenas de pessoas, contando sua história, de como transformou o sonho do marido em seu sonho e tudo em realidade, é encantadora. Ela é empreendedora e CEO do Engenho Triunfo, em Areia-PB .

Maria Júlia costuma dizer que é "dona do dono do Engenho Triunfo", Antônio Augusto Baracho. Foi ele quem sonhou em produzir a Cachaça Triunfo e ela embarcou no sonho. Ele mesmo inventava as máquinas para a produção do destilado ainda em fase de teste. E Maria Júlia começou a divulgar a cachaça, indo de bar em bar em Areia, oferecer a Triunfo.

O Engenho Triunfo tem 30 anos. Conta com uma estrutura de parque, área de lazer para todas as idades, pedalinho, tirolesa, passeio de jipe pela propriedade até o balanço nas alturas, além de fábrica de chocolate e a lojinha com uma variedade do produto e lembrancinhas da marca. O espaço recebe cerca de 700 pessoas por semana. Visitantes de toda parte do país. Emprega mais de 60 pessoas no engenho e ainda é sócia-proprietária do Hotel Triunfo, o maior do município, que oferta mais 15 empregos diretos.

Luciana Balbino sucesso no associativismo

Quem também recebe de maneira bem descontraída o visitante em seus empreendimentos é Luciana Balbino, uma genuína brejeira que preserva o sotaque do interior paraibano como um atrativo a mais do turismo de experiência.  Luciana ficou conhecida depois de ter seu nome divulgado entre as 100 mulheres do agro no mundo, em uma publicação da revista Forbes. Isso depois de ter sido palestrante em um evento da Google, em João Pessoa, em 2018.

Nascida em Areia, é licenciada em História pela UFCG, e iniciou sua vida empreendedora ainda quando criança. Mas na fase adulta, passou a se profissionalizar e a atuar como guia de turismo. Em 2014, inaugurou o seu primeiro empreendimento, o Restaurante Rural Vó Maria, e contou com a comunidade de Chã de Jardim, zona rural de Areia, para montar o empreendimento e junto lucrarem, como uma associação. Em 2020, inaugurou a Pousada Sítio Casa de Vó, uma hospedaria com diferencial, são casas que reproduzem casinhas de vovozinhas da comunidade. Tem até de taipa. Mas só por fora. Por dentro, todo conforto. " Só imagino o melhor para minha Chã de Jardim, com nossa identidade rural de Areia podendo ser o principal cartão de visita para o turismo de experiência”.

Da cachaça às flores

Recentemente, Areia ganhou mais um título, de capital paraibana das flores. Ela que já era capital da cachaça, por concentrar o maior número de engenhos em plena produção do estado. E o novo título vem enaltecendo o trabalho das floriculturas do município.  Tanto que foi criada a Rota das Flores pelo Sebrae-PB que contempla Areia.

No ramo da floricultura se destacam Vanda e a irmã Magnólia Martins. Ambas já têm nomes de flores. Vanda, é um tipo de orquídea, e Magnólia, uma planta arbórea. Desde pequenas, as duas cultivavam plantas com o pai no jardim de casa. Os anos foram passando, e as duas seguiam investindo na paixão pelas flores. Magnólia foi estudar ecologia na UFPB de Rio Tinto, Litoral Norte da Paraíba. Vanda explorou mais as produções de plantas em seu jardim. Em 2020, as irmãs tiveram a ideia de juntar os conhecimentos e inauguraram a própria floricultura, a Paraíso das Flores, na zona rural de Areia. Hoje, elas cultivavam mais de 20 variedades de flores comestíveis e são as maiores produtoras de pancs do Brejo do Estado. Os produtos são vendidos para cidades vizinhas. As flores têm muita saída por causa da gastronomia que tem usado pancs em seus pratos mais criativos.

Lais Costa Luna, empreendedora, é responsável pela criação do Emporium 31 (instagram.com/emporium31). Ela revela que não seria possível trabalhar com o que tanto ama, a gastronomia, sem a participação ativa do turismo. “A gente consegue falar da nossa cultura, através da culinária, e também acenar que aqui tem pessoas de valor, que o Brejo Paraibano é muito mais do que se pensa”, destaca. O espaço é na verdade um shopping gastronômico que reúne mais de 15 empreendimentos.


Cláudio Oliva / Divulgação/As irmãs Maria das Flores e Maria de Lourdes

Outra Laís, que merece ser mencionada é a Bióloga Laís Barreto que traz inovações para as mulheres da Rota das Flores. Ela desenvolve trabalho focado em parceria com a Universidade de Santa Maria. Foi através dela que se iniciou o cultivo na região do girassol. Laís Barreto faz parte do Arranjo Produtivo local e procura sempre promover feiras, eventos e compras de flores para as praças de Areia.

Mais um destaque é para a Floricultura Villa Real, que está no engenho Tapuio. São 18 anos à frente da Associação Macacos Furnas. Maria das Flores ou moça como é conhecida iniciou um trabalho em 2005 junto com Maria de Lourdes sua irmã. Elas nunca quiseram deixar a zona rural e fizeram um planejamento para não irem para os grandes centros. Atualmente a Associação possui mais de 104 pessoas que além da produção hortaliças, produzem galinha caipira, mel e tem bases sólidas na agricultura familiar. O local tem 106 espécies ligadas a agroecologia. 98% das plantas são comestíveis, algumas medicinais, com destaque para cravina, perpétua, vinca entre outras.

O Tá na Roça é um empreendimento rural que também trabalha no segmento de flores e faz parte da Rota das Flores de Areia, comandado por Cely Alves, o espaço tem cafeteria, artesanato e flores decorativas. É outra mulher que está empreendendo no turismo do Brejo Paraibano.

Outra empresária importante é Marcia Gondim da Floricultura Alecrim Dourado, que trabalha desde 2015. A empreendedora tem mestrado em armazenamento e processamento de produtos agrícolas e é pesquisadora do Governo do Estado da Paraíba.  Comercializa suas plantas e criações para muitas cidades do nordeste. Em breve pretende investir numa hospedaria rural.


Cláudio Oliva / Divulgação/A empreendedora Luciana Balbino

Já no assentamento rural de Chã da Pia, a louceira Ivaneide dos Santos começou a olhar para essa comunidade que chegou a ter mais de 400 pessoas produzindo artesanato em barro, e que nos anos 90, quase sumiu do mapa. Ivaneide é neta, bisneta e tetraneta, de produtores e desde 2000, resolveu investir e recuperar a atividade do esquecimento. Naquela época só tinham cinco famílias  e, atualmente, ela coordenada a recuperação desse trabalho e mobiliza dezenas de produtoras.

Já na área central da cidade de Areia, quem merece destaque especial é Daiana Naiara Cardoso, que dirige a Casamor. Formada em Psicologia ela é artesã empreendedora e comercializa produtos para todos os tipos de turistas que desejam levar uma lembrança de Areia. Mobiliza dezenas de produtores e ela mesmo realiza o trabalho de criação de produtos exclusivos, junto a seu marido.

Cidade de Pilões também tem mulheres de destaque

Outra guerreira é Helena Lourenço que preside a Cofep – Cooperativa de Flores da Paraíba. Ela é responsável por coordenar 30 famílias, todas de pilões e trabalha com flores decorativas e comestíveis.  Aliás, Pilões é outra cidade do Brejo Paraibano que abre espaço para as mulheres.  A jovem Maria Alice da Silva Alves é monitora do Museu de Arqueologia de Pilões, que recebe mensalmente pesquisadores e turistas.

Mas os exemplos de empreendedorismo feminino não param por aí.  Arnaldriana Silva é empreendedora de sucesso do ramo de hospedagem, e cuida com carinho da Pousada Casa do Lago, que recebe turistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo.  Na área de confeitaria, outra mulher de fibra é Estela Márcia Rodrigues da Padaria Moendas do Trigo. Outra profissional de destaque é Deisy Feitosa Leal Freire da Água Mineral Santa Vitória. Ela estuda ampliar a oferta e comercialização da água mineral em garrafas de caráter comercial que vai levar o nome de Areia para o nordeste.


Cláudio Oliva / Divulgação/Maria Júlia, do Engenho Triunfo

Outra mulher de destaque e superação é Adelaide Teixeira, que sozinha é responsável por dirigir a Cachaça Elite. No ramo de gastronomia temos o Restaurante Aroma da Serra, gerenciado por Ceicinha Pascual, que produz diariamente almoços com o melhor da cozinha regional e orgânica, gerando emprego e renda para mais de 10 funcionários.

Um lugar de boas lembranças e que faz muitos dos visitantes recordarem bons momentos que ficaram na memória, este, é o Memorial Casa de Farinha que traz esse apego emocional por seu formato histórico e artesanal, causando surpresa por ser um remanescente da tradição. Existe desde 2012 e o plantio forte é a macaxeira, a qual é a matéria prima para fabricação da farinha. Todo o processo é feito no Memorial, a começar do plantio, colheita, até o preparo das tapiocas coloridas.

Queríamos aqui falar de todas as mulheres de Areia e Pilões, e do Brejo Paraibano, que com certeza tem dezenas de lideranças femininas. Nosso objetivo aqui é o de valorizar a figura e a força da mulher, numa cidade do interior da Paraíba para o mundo. Para fechar essa representatividade, não podemos deixar de citar o nome de Sílvia César Farias da Cunha Lima – prefeita da cidade de Areia – que representa e incentiva a descentralização do turismo da cidade, nesses tempos em que foca nas mulheres que fazem um trabalho único de empreender e colaborar com o crescimento do Brejo Paraibano.

"Eu acredito na força do empreendedorismo. E que bom que eu e as mulheres de Areia e Pilões pensamos juntas em crescer de forma responsável na atividade do turismo, sempre de portas abertas para que os turistas possam experimentar o que é fruto de tanta dedicação", concluiu Gracinha.

Mais informações: instagram.com/areiaconventionbureau

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 08-03-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI