Considerado um dos principais destinos para turistas estrangeiros no Brasil, São Paulo registrou um crescimento expressivo em chegadas no primeiro semestre de 2025. O estado recebeu 1.378.113 visitantes internacionais, um aumento de 24% em comparação com os seis primeiros meses de 2024, quando 1.111.381 viajantes desembarcaram em terras paulistas.
Somente em junho, as cidades do estado receberam 178.390 visitantes estrangeiros, um crescimento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 145.117 visitantes internacionais estiveram no estado. Os dados são de levantamento da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, disponíveis no Portal de Dados da Agência.
São Paulo tem grande potencial turístico, destacando-se tanto pelo turismo de negócios, quanto pela cultura, gastronomia, entretenimento e grandes eventos. Com uma variada gama de exemplos, o estado é palco de agendas internacionais de diversos setores. Além do automobilismo, São Paulo abriga festivais internacionais reconhecidos como Lollapalooza e The Town, além de ser sede da quinta maior semana de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week, atraindo figuras personalidades do mundo fashion.
O calendário cultural inclui eventos de grande público, como a Parada do Orgulho LGBT, maior do mundo, e o carnaval do Sambódromo do Anhembi, que juntos recebem milhões de visitantes internacionais. Eventos científicos e corporativos complementam esse cenário, com destaque para feiras de saúde, congressos acadêmicos e tecnológicos sediados em cidades como Campinas, Ribeirão Preto e Santos, e a tradicional Agrishow, maior feira agrícola da América Latina, realizada anualmente em Ribeirão Preto, atraindo representantes de mais de 90 países.
Além disso, a capital paulista tem um consolidado programa de fomento ao audiovisual, por meio da SPCine que também articula a atração de produções para a cidade, atraindo investimento e promovendo o destino por meio dessas produções. A iniciativa é possível devido ao trabalho da sua Film Commission. Além disso, recentemente o estado de São Paulo lançou programa São Paulo State Film Commission, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, que visa organizar e atrair produções audiovisuais para o estado, tanto locais quanto internacionais, visando atrair cada vez mais turistas estrangeiros.
O Estado de São Paulo também possui uma economia robusta e diversificada, com setores verticais altamente desenvolvidos, como agronegócio, tecnologia, serviços, saúde, engenharia, logística e energias renováveis.
Outros destinos
Além da capital, uma pesquisa realizada pela Embratur com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) sinalizou três regiões estratégicas para internacionalização: Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Litoral Norte. A estratégia foca em nichos como ecoturismo, turismo de aventura e experiências culturais autênticas.
Na Serra da Mantiqueira, a aposta é na combinação de charme e natureza. Destinos como Santo Antônio do Pinhal, com seus vilarejos bucólicos e mirantes, e Espírito Santo do Pinhal, com sua forte tradição cafeeira e turismo rural, oferecem uma imersão na cultura local. O potencial é reforçado por Campos do Jordão, que continua a atrair investimentos em projetos temáticos de alto padrão, agregando sofisticação à região.
O Vale do Ribeira surge como um polo de aventura e natureza conservada. A região, já uma referência nacional com o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) e suas cavernas, é vista como um tesouro a ser descoberto pelo público internacional. A cidade de Cananéia complementa a oferta com sua rica cultura caiçara e experiências de natureza que permanecem pouco exploradas por visitantes de fora do país.
No Litoral Norte, podemos contar com a beleza das suas praias e a exuberância da Mata Atlântica. Em São Sebastião, praias premiadas como Juquehy e Maresias são destaques para o surfe e o lazer. Já Ilhabela se posiciona como um destino de ecoturismo, beneficiado por recentes investimentos em infraestrutura, como balsas elétricas e trilhas sinalizadas, que buscam valorizar e proteger sua vasta biodiversidade.
Esse panorama evidencia São Paulo como um hub estratégico para sediar eventos internacionais, conectando conhecimento, inovação e negócios.
Edição por Rose Cecilia