Notícias
Realizada em parceria com a ProColombia, Corpoturismo (Corporação de Turismo de Cartagena), a entidade de hotelaria Cotelco e o Instituto de Turismo de Bogotá, a programação inclui visitas técnicas em atrativos turísticos, empreendimentos hoteleiros e experiências locais que oferecem produtos como turismo comunitário e gastronômico, assim como reuniões institucionais e com o trade local com o objetivo de viabilizar ações conjuntas para fomentar o destino no Brasil, apoiando as operadoras no desenvolvimento de novos roteiros e produtos.
A Braztoa também reuniu mais de 100 profissionais do trade local para uma apresentação do potencial do mercado brasileiro, na qual a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, destacou que a região de Cartagena se conecta com as principais tendências observadas pelas operadoras associadas à Braztoa, como experiências imersivas, gastronomia local, turismo comunitário, sustentabilidade, bem estar e natureza. Já Diego Sierra, da Guanabara, agência de comunicação da Braztoa, falou sobre estratégias de marketing que unem o poder de distribuição das operadoras a campanhas voltadas para o consumidor final.
A conectividade entre os dois países conta com vôos diretos à capital Bogotá, que saem de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus. Em 2024, o país recebeu mais de 4,27 milhões de turistas, com 159.748 brasileiros, um crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior. Em 2025, o Brasil tem se consolidado como um mercado emissor ainda mais importante, já que no primeiro trimestre 48.836 brasileiros visitaram o país, um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2023.
"A região de Cartagena tem um potencial imenso no nosso mercado, pois vai muito além do Caribe que conhecemos, com uma identidade única que mescla o que os brasileiros buscam hoje em uma viagem, com atrativos como cultura, história, gastronomia, sol e praia. Por isso, esta visita institucional é parte de uma ampla estratégia da Braztoa com o destino, que terá uma série de ações de aproximação com os operadores brasileiros, incluindo uma missão comercial com essas empresas para ampliar as oportunidades de desenvolvimento de produtos inovadores e personalizados ", comenta Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
“O Brasil é um mercado estratégico para a internacionalização de nosso turismo, e o trabalho articulado com aliados como Braztoa fortalece nossa presença no país. Graças à conectividade aérea e a uma oferta diferenciada que combina história, cultura, romance e cruzeiros, a Colômbia se consolida como ‘o País de la Belleza’ no coração dos viajantes. Esses resultados são refletidos no crescimento da chegada de mais brasileiros, que ocupam um lugar de protagonismo no turismo internacional para nosso país”, explicou Carmen Caballero, presidente da ProColombia.
Um dos pontos que mais impressionou o trade colombiano é o grande potencial do mercado brasileiro, já que as operadoras embarcaram em 2024 9,81 milhões de turistas, 40% deles (3,93 milhões) para viagens ao exterior.
"Avançamos na missão de conquistar novos mercados para a promoção turística de Cartagena e começamos a ver resultados no Brasil. A captação da Missão de Operadores de Turismo da Braztoa abre uma porta enorme para um movimento em via dupla: ser sede de um evento de grande relevância para o setor turístico e gerar um impacto positivo que gera movimento de turistas do país para a nossa cidade. Ficamos felizes em contar com a presença dos representantes da associação, que realizaram inspeção de locais e experiências para garantir o sucesso do evento”, destacou Liliana Rodríguez, presidente executiva do Corpoturismo.
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home