Notícias
Belize, destino encantador situado na América Central, transforma a palavra festa em verbo, e por isso é conhecido por ser um povo vibrante e que leva muito a sério o aniversário do país. O Dia da Independência é, tecnicamente, em 21 de setembro, mas a celebração começa quando as 18 bandeiras são hasteadas no monumento nacional, em 1º de setembro. Este ano, o país completa 44 anos desde sua independência do Reino Unido, conquistada em 1981.
O Dia da Independência
Para provar que é um país orgulhoso e capaz de tudo, por menor que seja, todos os anos os belizenhos – dentro e fora do país – mergulham nas comemorações da independência. O mês de setembro é repleto de eventos, do dia 1º até os aguardados desfiles do dia 21. É uma das melhores épocas para visitar Belize, pois é quando se vê a população local em seu momento mais autêntico. A alegria é contagiante e impossível não se deixar levar pela vibração de celebrar o país. Desde as festas de rua com lançamento de tinta até o caleidoscópio de cores com plumas e glitter (geralmente acompanhados pelo balanço de quadris dançando ao ritmo de Belize), as cores vermelho, branco e azul tomam os edifícios, as ruas e até as pessoas.
Se isso não significa diversão para você, não sabemos o que significa! Se quiser fazer parte da história que ganha vida nas ruas de Belize a cada setembro, confira os eventos que não pode perder:
Honrando os mortos: Los Finados em Belize
À medida que outubro se aproxima, muitos se preparam para fantasias de Halloween, festas e a clássica caça aos doces. Enquanto isso, as comunidades maia-mestiças do norte e oeste de Belize se organizam para uma tradição solene: Finados. Também conhecido como Dia dos Mortos, o evento cultural mistura práticas e crenças indígenas e católicas, honrando os entes queridos falecidos entre 1º e 9 de novembro.
Originado na tradição iucateca mexicana do Hanal Pixan (“Comida para as Almas”), Los Finados consiste em oferecer alimentos aos mortos. Acredita-se que as almas retornam para visitar os vivos, vindas do purgatório. No dia 1º de novembro, chamado Dia dos Angelitos, celebra-se as crianças falecidas com altares decorados com pães doces, balas e guloseimas.
Em 2 de novembro, é a vez de homenagear os adultos falecidos. Famílias preparam altares com comidas, doces e bebidas preferidas dos entes queridos, como compotas de abóbora, mamão, caranguejo e melancia, além do ix’pasha e bolinhos. Apenas o cozinheiro pode provar o ix’pasha; o restante é compartilhado após as orações. Cozinhar para Los Finados é um esforço familiar, num momento silencioso e sagrado, já que os espíritos estão a caminho.
Os altares são adornados com flores, fotos, imagens religiosas e velas de cera. Orações de agradecimento são oferecidas em honra aos falecidos. No dia 9 de novembro, último de Los Finados, as famílias colocam velas ao longo das estradas para guiar os espíritos de volta ao descanso. Em muitas comunidades, a celebração termina com missa e procissão ao cemitério, onde se levam orações, flores, coroas, comida e bebida às sepulturas.
Essa tradição mostra como as comunidades conectam-se de forma profunda e simbólica com os que partiram. Uma herança cultural sagrada, transmitida por gerações.
Batalha dos Tambores e Festival Gastronômico
Novembro é o mês nacional de celebração do povo garífuna e um período emocionante para os visitantes de Belize. As melodias hipnóticas dos tambores garífunas ressoam no sul do país. Em Punta Gorda, acontece anualmente a “Batalha dos Tambores e Festival Gastronômico”.
Se você viajar para Belize nesta época, não perca estas oportunidades – uma experiência eletrizante de ritmos, tradições e sabores garífunas. Para chegar até lá, a partir do Brasil, há voos da Copa Airlines via Panamá, onde é o hub da companhia. Já para quem for viajar a partir dos Estados Unidos, há voos via Miami e Dallas com a American Airlines, via Houston com a United Airlines e de Atlanta com a Delta Airlines.
Sobre o Belize Tourism Board (BTB)
Órgão estatutário do Ministério do Turismo e Relações da Diáspora de Belize, o Belize Tourism Board trabalha em conjunto com membros do setor privado – incluindo a Associação de Hotéis de Belize, a Associação da Indústria de Turismo de Belize e a Associação Nacional de Operadores Turísticos de Belize. Dedica-se a construir o turismo da forma mais económica e ambientalmente sustentável. Como parte das suas responsabilidades, o BTB promove Belize como um destino turístico de primeira linha para consumidores nacionais e internacionais. Entre o seu alcance ao mercado de viagens internacional comercializa as atrações únicas do país para viajantes, membros da indústria de viagens e meios de comunicação nos principais mercados. Também se dedica a desenvolver e implementar programas de turismo que ajudarão a fortalecer e fazer crescer a indústria turística de Belize; promover uma boa administração do destino; e incutir padrões de alta qualidade para acomodações e experiências de viagem. Para obter mais informações sobre o BTB e seus serviços, visite o site.
Sobre a TM Americas
Empresa líder em marketing de turismo internacional, especializada em destinos e atrações de classe mundial. Conta com uma equipe de profissionais trilíngues especializados em diferentes áreas: marketing, vendas, comunicação, marketing digital e posicionamento de marca. Sediada na Flórida, está presente no Brasil, Colômbia, México, Argentina e Canadá – abrangendo 18 países.
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home