Festur Alagoas anuncia nova data e projeta crescimento em 2026
Durante a 27ª Feira de Turismo Avirrp/2025, realizada em Ribeirão Preto, o diretor do Festur Alagoas, Adriano Queiroga, anunciou oficialmente a próxima edição do evento, os dias 14 e 15 de maio de 2026. A mudança de data marca um reposicionamento estratégico no calendário de turismo nacional, fortalecendo a presença do Nordeste no primeiro semestre.
Adriano Queiroga, diretor do Festur Alagoas. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil
Em entrevista ao Portal Guia do Turismo Brasil, Adriano Queiroga fez um balanço da edição 2025, que encerrou com números expressivos: 1.174 agentes de viagens e visitantes e 241 expositores, representando 147 empresas. O resultado superou a expectativa inicial de mil profissionais, consolidando o evento como um dos mais importantes do setor. “Mantivemos a qualidade dos agentes, que vieram realmente para fazer negócio”, destacou o diretor.
Portal Guia do Turismo Brasil (GTB) - O que motivou essa mudança de data e quais os benefícios esperados com essa decisão?
Adriano Queiroga (AQ) - No mês de agosto nos últimos 2 anos vem sendo realizados diversos eventos, dentre eles convenções de grandes operadoras de turismo, só esse ano foram 11 eventos a nível nacional e os agentes ficam bastante divididos em qual evento deva participar. Também eventos de turismo que eram realizados no primeiro semestre no nordeste como a WMT Masterop que será realizado em Gramado e a Rodada de Negócios da Foco Operadora em Bento Gonçalves contribuiu para que a realização do Festur Alagoas viesse a ser realizado em maio, com isso, no primeiro semestre vamos ter uma feira de turismo na região Nordeste, e outro grande evento no segundo semestre que é a BTM em Fortaleza.
(GTB) - Adriano, o Festur Alagoas 2025 terminou com números expressivos, na sua visão, qual foi o maior ganho qualitativo além dos resultados numéricos?
(AQ) - Em 2025 nossa expectativa era de aproximadamente 1.000 profissionais do turismo nos 2 dias de evento, e conseguimos atingir com a benção de Deus, os agentes de viagens que participaram são profissionais que vão buscar conhecimento, prova disto foi a participação das Caravanas no projeto DNA que no sistema Touck Show comandado por Daniel Turbox, André Negrini e Thiago Akira deram uma dinâmica diferente do que estamos acostumados a ver em outros eventos, tendo a participação inclusive de 2 destinos do Nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba, também dando espaço para a plateia participar com perguntas aos palestrantes. Não podemos deixar de registrar que em nossa primeira edição tivemos 2 operadoras participando como expositores, na segunda edição foram 3, na terceira edição 7 operadoras e na quarta edição foram 12 operadoras, esses números mostram o crescimento e claro, a confiança destas empresas no trabalho que vem sendo desenvolvido no mercado do Nordeste. E por fim, diversas empresas participaram pela primeira vez em 2025, elevando assim mais produtos nas prateleiras dos agentes de viagens.
(GTB) - O projeto DNA trouxe nomes fortes e conteúdos de alto impacto, como esse pilar de capacitação deve ser ampliado em 2026?
(AQ) - O projeto DNA como já dito surpreendeu a todos, e ele virá em 2026 com uma força maior, mas tem novidades que não podem ser totalmente faladas, então, todos terão que aguardar dias 14 e 15 de maio para vivenciar essas novidades.
(GTB) - A mudança do evento para maio é estratégica, que oportunidades você enxerga em realizar o Festur fora da alta concentração de feiras do segundo semestre?
(AQ) - A grande oportunidade é de podermos trazer para Alagoas um maior numero de agentes de viagens através das Caravanas, isso será possível tendo o mês como baixa temporada e assim conseguirmos negociar com a rede hoteleira um maior número de apartamentos com valores acessíveis para que juntos possamos fortalecer ainda mais o turismo no destino, bem como também facilitar a vinda de mais destinos e empresas expositoras.
(GTB) - Sendo agora o único evento de turismo em Alagoas, qual é a responsabilidade extra que o Festur passa a assumir diante do trade regional?
(AQ) - Na verdade não será o único evento de turismo em Alagoas, acreditamos com o destino em alta outros eventos irão continuar sendo realizados, me refiro a eventos de grandes operadora, agora sim, como feira de turismo a responsabilidade aumenta, mas também a vontade e garra de aumentar os números das edições anteriores também. Já conversamos com diversas empresas e destinos e todos estão abraçando a mudança. E vamos em busca de dar continuidade de trazer os expositores das edições anteriores e também assumir compromisso com os agentes de viagens para trazer novos destinos, produtos e serviços para que eles gerem vendas juntos aos seus clientes.
(GTB) - Olhando para frente, quais parcerias ou novidades já estão no radar para tornar a edição de 2026 ainda mais atrativa?
(AQ) - Olhando para frente teremos muitas novidades, algumas já estamos divulgando… Outras não poderão ser divulgadas agora, mas serão novidades que favorecerão aos Agentes de Viagens e também aos Expositores, e uma frase bem conhecida se encaixa bem nesse momento: AGUARDEM VEM AÍ GRANDES NOVIDADES rsrsrsrs
Edição por Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 08-09-2025
Regulamento das Notícias