Notícias

Embratur e Sebrae promovem a Costa Verde para mercados estratégicos da América Latina
Ação com jornalistas da Argentina e do Chile visa destacar a combinação de natureza e cultura de Ilhabela e Paraty, impulsionando a economia local

A iniciativa busca diversificar os destinos brasileiros e fortalecer a imagem do país no exterior (Foto: Embratur - Sebrae / Divulgação


A Embratur, em parceria com o Sebrae, realiza a partir desta terça-feira (16), uma press trip focada na promoção da Costa Verde para os mercados prioritários da Argentina e Chile. A iniciativa, que segue até domingo (21), busca diversificar os destinos brasileiros e fortalecer a imagem do país no exterior. A ação levará quatro comunicadores para uma imersão completa nas belezas naturais e culturais de Ilhabela (SP) e Paraty (RJ).

A iniciativa busca posicionar a região como um destino diferenciado para o turista latino-americano, aproveitando a crescente conectividade aérea com o Sudeste brasileiro. A escolha pela Costa Verde foi resultado de uma análise de dados que apontou um interesse crescente desses mercados vizinhos pela região, além da necessidade de apresentar novas opções para além dos já consolidados destinos de sol e praia.

“Esta ação é fundamental para mostrar a diversidade da oferta turística brasileira. Queremos que os turistas argentinos e chilenos, que já amam nosso litoral, descubram a combinação única que a Costa Verde oferece com uma natureza exuberante, patrimônio histórico riquíssimo e experiências autênticas. Paraty, com sua herança cultural, e Ilhabela, com seu ecoturismo e turismo de base comunitária, são destinos com enorme potencial para encantar esse público”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A Embratur elaborou o roteiro para apresentar uma experiência profunda. Em Ilhabela, os participantes conhecerão a comunidade caiçara de Castelhanos através de uma experiência de turismo de base comunitária e desfrutarão de passeios de lancha e da alta gastronomia local.

Em Paraty, a imersão cultural será o ponto alto. A programação inclui uma visita à Fazenda Bananal, um tour pelo centro histórico, Patrimônio Mundial da UNESCO, degustação em alambiques de cachaça artesanal e passeios de barco pela baía. A culinária local, com chefs renomados, também terá destaque em diversos momentos da viagem.

 

Feel Brasil

A visita à Fazenda Bananal integra as 101 experiências no portfólio do Feel Brasil. O Feel Brasil é a plataforma da Embratur que visa fortalecer o turismo em pequenos negócios e comunidades locais e promover a diversidade do país.

 

Parceria

A Costa Verde é majoritariamente composta por pequenos negócios. Presidente do Sebrae, Décio Lima, evidencia a importância desta colaboração para a promoção do turismo brasileiro. "Os turistas argentinos e chilenos são conhecedores das nossas riquezas e do potencial brasileiro. O importante agora é ampliar as possibilidades e mostrar que o Brasil é rico e diverso. O Sebrae e a Embratur estão atuando de forma conjunta para estruturar o mercado de turismo, com isso, mais empregos e inclusão. Os pequenos negócios estão atuando de forma ativa neste processo, pois representam 97% das empresas do setor", afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A ação conta ainda com o apoio das prefeituras e secretarias de turismo de São Sebastião, Ilhabela e Paraty. A expectativa é que a divulgação gerada pelos jornalistas e influenciadores estimule o fluxo de visitantes da Argentina e do Chile para a região, consolidando a Costa Verde como um dos destinos de desejo na América do Sul.
 

Dados

A Argentina e o Chile são os principais emissores de turistas para o Brasil e os números reforçam esta relevância. De janeiro a agosto de 2025, desembarcaram no país 2.652.419 hermanos e 539.848 chilenos. Somente no Rio de Janeiro, até agosto deste ano foram 541.264 argentinos e 246.562 chilenos.

Já São Paulo recebeu 277.624 argentinos e 119.253 chilenos. Com um público tão expressivo e fiel ao Brasil, a press trip busca apresentar novos destinos como a Costa Verde, incentivando o retorno desses visitantes e a diversificação de roteiros. A conectividade aérea entre o Brasil e seus vizinhos sul-americanos, Argentina e Chile, tem se expandido de maneira notável.

De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 14.528 voos ligando o Chile e a Argentina a São Paulo e Rio de Janeiro. A gestão atual tem priorizado a ampliação dessa malha, resultando na criação de novas rotas para os estados.


Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 17-09-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.