Notícias
O Parque Bondinho Pão de Açúcar® dá mais um passo na promoção de um turismo sustentável e com impacto real no meio ambiente. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima - SMAC, o atrativo formalizou um projeto de recuperação ambiental no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), unidade de conservação que abriga a área onde está localizado o Parque.
Para marcar o início simbólico desta nova etapa, foi realizada, ontem (08), uma cerimônia no Parque Bondinho com o plantio de uma muda nativa. O gesto representa o início de um ciclo de ações que trarão benefícios de longo prazo para o meio ambiente e para a cidade.
O projeto, que terá duração de 10 anos, prevê a restauração de cerca de 12 hectares por meio da supressão de espécies exóticas invasoras e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, vegetação característica do MoNa Pão de Açúcar. A iniciativa também incluirá outras ações, como controle de erosão e incremento de carbono estocado.
"Nós promovemos experiências inesquecíveis aos visitantes e, ao mesmo tempo, queremos deixar um legado positivo para o Rio. Cuidar do patrimônio natural é um compromisso do Parque Bondinho, e esta parceria é um exemplo de como turismo e sustentabilidade podem caminhar juntos. Como esta iniciativa, queremos, também, inspirar outras ações semelhantes e contribuir para um futuro melhor”, afirma Gustavo Maciel, Gerente Geral do Parque Bondinho Pão de Açúcar®.
“A Secretaria Municipal de Ambiente e Clima tem a satisfação de formalizar esta parceria estratégica com o Parque Bondinho Pão de Açúcar para a recuperação da biodiversidade local. Este projeto é um passo fundamental que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a conservação do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), iniciando um ciclo de ações que garantirão benefícios de longo prazo para o meio ambiente e para a cidade. Ao conectar o turismo sustentável com a preservação, estamos construindo parcerias de valor que nos permitem deixar um legado positivo para a Urca e para todo o Rio de Janeiro”, aponta a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.
Entre as atividades previstas para 2025, estão os inventários de fauna silvestre e flora nativa, que permitirão comparar os resultados de incremento da biodiversidade ao longo do projeto, e apoio ao trabalho desenvolvido nos viveiros de mudas da Prefeitura. Ações também envolverão registros fotográficos e audiovisuais contínuos, documentando o cenário atual e as transformações que ocorrerão ao longo da década.
O projeto representa uma continuidade das ações em prol da biodiversidade do entorno do Parque Bondinho. Nos anos 70 e 80, o atrativo atuou para combater o avanço do capim-colonião e reintroduzir espécies nativas, trabalho que contribuiu para a criação do MoNa. Além disso, o parque realiza um trabalho de recuperação da biodiversidade em uma área total de 40 mil m² de Mata Atlântica – que inclui a Pista Cláudio Coutinho e a Trilha do Morro da Urca – em parceria com a unidade de conservação, através do manejo de espécies exóticas e reintrodução de espécies nativas.
Com este projeto, o Parque Bondinho Pão de Açúcar® reafirma seu compromisso de conectar turismo e sustentabilidade para deixar um legado positivo para a Urca e para o Rio de Janeiro, construindo parcerias de valor que tornem isso possível.
Outras iniciativas verdes do Parque Bondinho
O Parque Bondinho Pão de Açúcar® é referência em turismo sustentável e possui uma série de iniciativas que conectam experiência, educação e preservação do meio ambiente, utilizando sua posição única como cenário e plataforma para promover a sustentabilidade. O Jardim do Mel, por exemplo, é um espaço no Morro da Urca mantido em parceria com a AME-Rio – associação de meliponicultores dedicada à preservação de espécies nativas e conscientização de seu importante papel para o meio ambiente – para conservar abelhas nativas sem ferrão, com a instalação de colmeias e plantio de flora nativa. Já o Bosque das Artes é refúgio a céu aberto no morro Pão de Açúcar que convida o público a se conectar com a natureza através da arte de Carlos Vergara.
Para auxiliar na educação de crianças e jovens, o atrativo possui o Educa Bondinho, programa educativo que já impactou mais de 80 mil estudantes de escolas públicas e privadas. Através do Educa, o Parque Bondinho promove uma aula a céu aberto e engaja os participantes em atividades de imersão nos morros da Urca e Pão de Açúcar, conectando o conteúdo da sala de aula com a prática no seu entorno natural.
Além disso, o Parque possui parcerias para catalisar iniciativas de conscientização ambiental. Uma delas é com o Verde Mar, projeto criado em 2014 que concentra seus esforços na preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, combatendo desafios como a poluição e a degradação ambiental e promovendo práticas sustentáveis. Outra é com o Projeto Baleia Jubarte, que desde 1988 se dedica à conservação da espécie e divulgação de sua importância para a biodiversidade. No período de migração desses animais, o atrativo acolhe um ponto fixo de observação e promove expedições pela costa para estudo e contemplação do fenômeno migratório das baleias jubarte. Em 2025, o Parque Bondinho também instalou uma experiência interativa na Cápsula do Tempo, onde os visitantes puderam imergir em imagens de tirar o fôlego captadas por integrantes do Projeto.
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home