Notícias

Por que visitar Joinville em novembro: Natal e outras atrações agitam a cidade
Com mais de 50 dias de celebrações, o Natal de Joinville começa em 15 de novembro e marca uma temporada repleta de espetáculos, luzes e experiências turísticas que transformam a cidade em um dos destinos mais encantadores do Sul do Brasil

Foto: Divulgação Instituto Natal Joinville/Graziela Lindner

Com mais de 50 dias de celebrações, o Natal de Joinville começa em 15 de novembro e marca uma temporada repleta de espetáculos, luzes e experiências turísticas que transformam a cidade em um dos destinos mais encantadores do Sul do Brasil
Novembro em Joinville é sinônimo de magia, flores, cultura e o início das celebrações mais aguardadas do ano. A cidade, famosa por sediar um dos maiores festivais de dança do mundo e conhecida como “Cidade das Flores”, transforma-se em um destino irresistível para turistas e moradores da região.
O grande destaque é a abertura do Natal de Joinville, que, neste ano, começa no dia 15 de novembro e se estende até 4 de janeiro, oferecendo mais de 50 dias de programação e atrações gratuitas. Além disso, existem outras inúmeras razões para visitar a cidade neste mês.
 
O Natal ganha vida em novembro
 Sob o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville 2025 promete resgatar tradições e reacender emoções em um circuito ampliado, gratuito e repleto de novidades. A celebração, que consolida Joinville como um dos principais destinos natalinos do Sul do Brasil, ocupará praças, ruas e outros espaços da região central da cidade, convidando moradores e turistas a vivenciarem uma experiência única.
 A programação começa em grande estilo com o espetáculo de abertura, que neste ano, pela primeira vez, terá duas noites consecutivas de apresentações, nos dias 15 e 16 de novembro, a partir das 19h30, em frente à Prefeitura.
Com direção artística de André Gress, que atua em produções da Broadway, o show contará com a participação do Instituto Arte Maior, da Cia MOA e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. “Música, dança, teatro e efeitos especiais prometem encantar o público. Ao final da primeira noite de apresentação, as luzes da decoração natalina serão acesas, marcando o início oficial do Natal de Joinville 2025”, conta Camila Duarte, presidente do Instituto Natal Joinville, responsável pela organização do evento.
Entre as novidades desta edição, destaca-se o Bosque Encantado – Caminho de Luzes, uma atração cenográfica e sonora instalada nos jardins do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). O espaço convida os visitantes a percorrerem um trajeto iluminado que revela, passo a passo, a “fabricação” da magia do Natal.
Outro ponto alto são os tradicionais Desfiles de Natal, que acontecem na rua Rio Branco, sempre a partir das 20 horas. Com carros alegóricos e ornamentações inspirados nos mundos encantados de Joinville: das artes, das delícias e das bicicletas, as apresentações têm quatro datas marcadas em novembro: dias 21, 22, 28 e 29.
Para os que buscam diversão, a Pista de Patinação, instalada no Ginásio Abel Schulz, oferece a chance de viver a experiência de patinar no gelo. Visitantes de todas as idades podem aproveitar a atração, que é gratuita. Para participar, basta fazer o agendamento pelo App Natal de Joinville ou pelo aplicativo Joinville Fácil.

Foto: Divulgação Instituto Natal Joinville/Graziela Lindner

Para os turistas que gostam de apreciar a gastronomia local, o Natal de Joinville tem uma opção: o Chinequetone, um produto exclusivo da cidade. A receita combina uma paixão do joinvilense, o chineque - um pão doce, macio e coberto com farofa açucarada - com o panetone, item tradicional na mesa do Natal. O chinequetone está disponível na Loja Encantada do Instituto Natal, na Vila do Papai Noel (Praça Dario Salles, centro).
 Para conferir a programação completa do Natal de Joinville é só acessar o site do evento: https://www.nataldejoinville.com.br/.
 
Um novembro repleto de atrações em Joinville
Além do Natal, novembro movimenta Joinville com outros eventos que complementam a experiência dos visitantes, mostrando a diversidade cultural e a beleza natural da cidade. “Temos uma infraestrutura acolhedora, belas paisagens, uma agenda cultural diversificada e eventos que encantam pessoas de todas as idades. Visitar Joinville em novembro é viver uma experiência completa, que une tradição, arte, natureza e a magia do Natal”, comenta Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville.
 
Festa das Flores (18 a 23 de novembro)
Um dos eventos mais tradicionais da cidade, a Festa das Flores chega à sua 85ª edição, reunindo exposição e venda de flores, feira multissetorial, concursos e gastronomia. O evento ocorre na Expoville, das 9h às 23h (no último dia, 23/11, até as 20h). Com diversidade de cores e aromas, a festa é um convite ao encantamento e à contemplação. Os ingressos estão à venda no site festadasflores.com.br ou na bilheteria do evento.
 
Festival de Primavera Hemero (01/11 a 21/12)
Para os amantes da natureza, o Parque Hemero é um refúgio de paz e beleza. Durante o Festival de Primavera, os visitantes podem explorar jardins temáticos com uma vasta variedade de flores e plantas, além de desfrutar de atrações musicais, visitas guiadas e uma deliciosa gastronomia artesanal. O parque fica na rua Tenente Antônio João, nº 4.257, no bairro Jardim Sofia, e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site visitehemero.com.br ou na bilheteria do parque (até às 17h).

Gala Joinville - Bolshoi & Camerata - O Quebra-Nozes (23/11)
A noite de 23 de novembro promete ser inesquecível no Centreventos Cau Hansen. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se une à Camerata Florianópolis para apresentar o clássico “O Quebra-Nozes”. O espetáculo reúne cerca de 90 bailarinos e 50 músicos e inova com animações gráficas que transformam o cenário, acompanhados pela excelência musical da Camerata. Uma experiência sublime de dança e música. Os ingressos estão disponíveis no site da eTicket Center.

Joinville em novembro: um convite à magia e à cultura
Visitar Joinville em novembro é mergulhar em um calendário repleto de opções para toda a família. É o mês em que a magia do Natal começa a iluminar as ruas, as flores desabrocham em eventos tradicionais e a cultura se expressa em espetáculos de classe mundial.
Seja para se encantar com o Bosque de Luzes, desfrutar da tradição da Festa das Flores, contemplar a primavera no Hemero, se emocionar com o Balé Bolshoi ou experimentar o exclusivo Chinequetone, conhecer Joinville neste mês é uma ótima ideia.

Edição por Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 06-11-2025
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.