Notícias

WTM Latin America anuncia as diretrizes da edição 2026
A WTM Latin America anunciou as novidades previstas para a edição de 2026, com destaque para a centralização da Experience Zone, a expansão das áreas do pavilhão e a ampliação do foco em liderança e turismo regenerativo

Virginia Marques, Bianca Pizzolito, Claudia Delfino, Yvana Vaer, Vanessa Ferreira e Michel Martins. Foto divulgação

As informações foram apresentadas por Bianca Pizzolito, head do evento, durante encontro com jornalistas na Roda Rico, em São Paulo. “Decidimos mudar o formato da coletiva e proporcionar uma vivência no parque para expor as informações a partir de outro lugar e nos permitir sentir algo diferente, porque acreditamos que isso impacta a forma como a gente processa e vê o mundo. É assim que a gente constrói a WTM Latin America”, defendeu.

A principal mudança estrutural anunciada para 2026 é a transferência da Experience Zone para a área central do pavilhão, um reposicionamento que visa aumentar fluxo e visibilidade do espaço dedicado a experiências sensoriais e tecnológicas criadas por marcas e destinos. A expansão do pavilhão e a redistribuição dos teatros também foram confirmadas, com adequações pensadas para melhorar circulação e funcionalidade das áreas de conteúdo.

Outro grande destaque é a estreia do WTM Ministers’ Summit dedicado exclusivamente aos países da América Latina na grade da WTM Latin America. O encontro, marcado para 14 de abril de 2026, reunirá autoridades regionais para discutir o tema “Turismo Latino-Americano: Responsável e Regenerativo para o Futuro”, com foco em políticas e desafios comuns do continente.

A head do maior evento B2B da América Latina também apresentou o panorama global da WTM que, em 2025, reuniu 139 mil profissionais e mais de 8,4 mil marcas expositoras nos quatro eventos que compõem o portfólio - WTM London, Arabian Travel Market, WTM Latin America e WTM Africa. A edição passada, realizada em São Paulo em abril deste ano, registrou os melhores resultados da história: 32.026 profissionais presentes, 837 marcas expositoras e 49 países representados, além de crescimento de 6% nas reuniões confirmadas e de um número recorde na participação de compradores qualificados. “A cada edição a gente supera a anterior, o que demonstra a maturidade e a relevância do evento. A crescente participação demonstra também a situação do mercado e a relevância dos negócios nessa perspectiva”, destacou.

Segundo Bianca, o Hosted Buyers seguirá com seleção criteriosa de operadores internacionais e expectativa de reunir 85 profissionais em 2026, enquanto o WTM Buyers’ Club, formado por operadores e agentes de viagem do Brasil e do mundo, projeta crescimento de 10%. Já o Agente na Estrada mantém o formato e número de participantes do ano passado, devendo reunir cerca de 500 agentes de viagens de todas as regiões brasileiras.

 

O turismo regenerativo como eixo transversal

Como nos últimos anos, a edição terá três teatros com oferta de conteúdo temático atual e curadoria dedicada. “Technology & Innovation” ficará sob responsabilidade de Gabriela Otto, enquanto o “Transformation” será liderado por Pablo Menéndez e Aline Bispo. O teatro “Trends” terá a grade desenvolvida pela equipe da WTM Latin America, sob a liderança de Virgínia Marques, gerente de marketing do evento. “O turismo regenerativo, tema central desta edição, será eixo transversal aos três palcos, refletindo questões que vêm ganhando relevância no setor e terá destaque no Prêmio de Turismo Responsável que estreia uma categoria exclusiva dedicada a essa pauta”, afirma Virgínia.

Além de reconhecer as iniciativas de destinos que já implementam políticas concretas de regeneração ambiental e social, o prêmio seguirá contemplando iniciativas relacionadas à mitigação das mudanças climáticas, projetos de Diversidade e Inclusão, Impacto Socioeconômico, Trabalho em Rede, Turismo Indígena e Valorização do Patrimônio Histórico. Os apoios institucionais de entidades latino-americanas incluem entidades como Adventure Travel Association, Muda!, Planeterra, WINTA, La Mano del Mono e o Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável e a Aliança Yuluca (GSTC) que estreia no quadro de parceiros no próximo ano. Vale lembrar que, na edição 2025, o Prêmio registrou recorde de participação, com 160 projetos inscritos de 13 países.

Bianca destacou a evolução da temática do evento nos últimos anos, sempre seguindo a trilha e os anseios dos profissionais em cada momento vivido pela indústria de viagens e turismo. Em 2023, expositores e visitantes foram convidados a “Explorar Novos Horizontes” no pós-pandemia e, um ano depois, aceitaram o convite para ajudar a moldar a indústria, sob o lema “The Future is Open: Be the Change”. E, se em 2025, foi a vez de encontrar as interseções entre tecnologia e relações humanas reforçadas pelo “Where Tech meets Touch” o próximo ano aprofunda o debate sobre as viagens com propósito, abordando as nuances do turismo regenerativo.

 

Tecnologia integrada e políticas de inclusão

A feira reforçará o uso de ferramentas tecnológicas voltadas à eficiência e ao monitoramento de resultados, soluções que tornam o pavilhão mais inteligente e orientado por dados. O Lead Manager App segue na função de captar e estruturar a classificação de leads e o WTMLAT Meet continua cumprindo o papel de ser a plataforma oficial de agendamento de reuniões para otimizar o tempo no pavilhão. Sucesso na edição 2025, o Colleqt QR Code segue com o objetivo de oferecer acesso instantâneo às informações fornecidas pelos expositores, enquanto o Exhibitor Dashboard consolidará as métricas das ferramentas digitais utilizadas no evento para análise de desempenho.

A Rota da Diversidade entra em sua terceira edição com o mesmo propósito de reconhecer iniciativas de expositores alinhadas a temas como Afroturismo, Turismo 60+, Turismo LGBT+, Turismo de Base Comunitária e Turismo Acessível. As políticas de inclusão implementadas nas edições anteriores serão mantidas. “A diversidade no pavilhão é uma marca da WTM Latin America.”, reforça Bianca.

Entre as iniciativas estão a contratação inclusiva de fornecedores, a oferta de um “quiet room” para visitantes com neurodiversidade, o “multifaith room”, sanitário sem gênero, intérprete de Libras em todos os palcos, transporte acessível e programação com paridade de gênero e representatividade de populações minorizadas. A WTM Latin America está marcada para acontecer entre os dias 14 e 16 de abril de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).


Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 27-11-2025
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.