Notícias

Abav Expo 2026 encerra edição em São Paulo com mais de 35 mil participantes e foco em negócios qualificados
A 53ª edição da Abav Expo terminou nesta sexta-feira (2), em São Paulo, com mais de 35 mil participantes registrados até as 15h e uma programação marcada pela realização de negócios, capacitação e integração entre diferentes segmentos do turismo. 

Mônica Eliza Samia, Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros e Kaine Câmara, Secretaria de Turismo da Secretaria Adjunta de Turismo. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil


O evento, que voltou à capital paulista após sete anos, foi realizado no Expo Center Norte e contabilizou 2.510 reuniões agendadas, 50 palestras e a participação de 120 palestrantes. O número de visitantes chegou a 35.205 até a metade do último dia de programação, o resultado representa uma redução de aproximadamente 16% em relação às cerca de 42 mil pessoas registradas na edição de 2025. Para a organização, porém, a estratégia adotada neste ano esteve concentrada menos no volume absoluto e mais na presença de profissionais com capacidade de negociação e tomada de decisão.

Durante a coletiva de encerramento, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, afirmou que a composição do público foi um dos principais focos da edição, segundo ela, a presença de compradores, negociadores e tomadores de decisão é determinante para que a feira produza resultados concretos para os expositores.


Presidente da ABAV-SP | AVIESP, Bruno Sansão Waltrick, e o vice-presidente Administrativo/Financeiro, Fernando Silva Santos, marcaram presença no evento, recepcionando visitantes, parceiros e representantes do setor com a cordialidade que traduz a força do associativismo e da hospitalidade. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Os primeiros resultados da pesquisa realizada com as empresas participantes indicam uma avaliação positiva desse perfil. Do total consultado, 82,5% consideraram que os visitantes presentes estavam alinhados ao público-alvo de seus negócios. Em relação às oportunidades comerciais, 91,3% classificaram como boa ou excelente a expectativa de negócios decorrentes das reuniões realizadas durante a feira. A intenção de participar novamente da Abav Expo em 2027 foi manifestada por 96% dos expositores ouvidos.

A dimensão nacional do encontro também apareceu na origem dos visitantes, aproximadamente 35% do público veio de outras cidades e estados, enquanto a Abav levou 520 agentes de viagens convidados para participar da programação. O evento reuniu ainda 33 expositores internacionais e 29 empresas de tecnologia voltadas ao turismo, as chamadas travel techs, ampliando a presença de diferentes áreas da cadeia produtiva.

A feira também apostou em uma agenda de conteúdo que extrapolou os temas tradicionalmente associados ao turismo. Representantes das áreas de segurança pública municipal e estadual participaram de debates sobre a influência desses serviços na experiência dos visitantes, a iniciativa buscou aproximar o setor turístico de outras áreas da administração pública e demonstrar a dimensão da cadeia que envolve a atividade.


ABAV-SP | AVIESP esteve muito bem representada na ABAV Expo 2026.  Marianna Alcorta, Gerente Executiva; Juliana Assumpção, Diretora Executiva; e Claudia Traballi, responsável pelo Relacionamento com o Turismo, se destacaram pela atuação profissional, pela proximidade e pela capacidade de fortalecer conexões ao longo do evento. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil


Além dos participantes, a cobertura jornalística também teve presença expressiva, com 1.030 profissionais de imprensa credenciados para acompanhar a programação e os anúncios realizados ao longo dos três dias. No campo ambiental, a edição de 2026 deu continuidade ao projeto “Turismo que planta o futuro”. Ao todo, foram plantadas 1.055 mudas, com a participação de 149 expositores, a iniciativa havia alcançado a marca de 2 mil árvores plantadas na edição anterior.

O resultado econômico consolidado da feira ainda não foi divulgado. De acordo com  Ana Carolina Medeiros, novos indicadores deverão ser apresentados nos próximos dias pelo Observatório de Turismo, a partir de um trabalho conjunto envolvendo a cidade e o estado de São Paulo. Os números apresentados na coletiva correspondem ao levantamento realizado até duas horas antes do encerramento oficial e, por isso, ainda podem sofrer alterações no balanço definitivo da Abav Expo 2026.


Em seu elegante estande na ABAV Expo 2026, a Atlantica Hospitality International recebeu parceiros e profissionais do mercado, reforçando sua presença e relevância no cenário da hotelaria brasileira. À frente de importantes áreas da companhia, Guilherme Martini, VP Sênior de Operações, Vendas, Marketing e Relacionamento com Investidor, marcou presença no evento, representando uma liderança que une visão de negócios, relacionamento e conhecimento profundo da indústria da hospitalidade. O encontro também evidenciou a importância de criar experiências que vão além da hospedagem, fortalecendo conexões, apresentando oportunidades e aproximando ainda mais a hotelaria dos profissionais que movimentam o turismo. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Vila Galé amplia presença no Brasil e aposta em novos destinos. Tradição, hospitalidade e expansão internacional marcaram a participação do Grupo Vila Galé na ABAV Expo 2026. A empresa esteve representada por Adriana Borges, gerente comercial; Pedro Ribeiro, diretor-geral de Vendas e Marketing; e Lialian Santos, gerente de Vendas, reforçando o relacionamento da marca com o mercado turístico.
Um dos principais grupos hoteleiros portugueses, a Vila Galé ocupa atualmente a 120ª posição no ranking mundial das 200 maiores cadeias de hotelaria. A rede possui mais de 52 unidades em quatro países, totalizando mais de 10 mil quartos e 25 mil camas. São 34 hotéis em Portugal, 13 no Brasil, quatro em Cuba e uma unidade na Espanha.
O grupo vive também um novo ciclo de expansão. O plano de investimentos para o biênio 2026/2027 prevê a construção de novos hotéis, seguindo uma estratégia voltada a empreendimentos com padrão superior de qualidade, valorização do patrimônio e da identidade dos destinos brasileiros, além de forte vocação para o turismo de lazer.
Entre os próximos projetos está o Vila Galé Collection Ópera São Luís, na capital maranhense, com inauguração prevista para outubro deste ano. Já para o início de 2027, está programada a abertura do Vila Galé Collection Poesia, também em São Luís, ampliando a presença do grupo e sua aposta no potencial turístico do Maranhão.
O Nordeste continua no centro da estratégia de expansão, em Coruripe, Alagoas, estão previstos dois novos empreendimentos: o Vila Galé Collection Coruripe, direcionado ao público que viaja em família, e o Nep Kids Coruripe, um resort de praia voltado a experiências de lazer. Os projetos estão programados para o próximo exercício.
A expansão também chegará a outras regiões do país, com futuros investimentos no Vila Galé Floripa, em Florianópolis (SC); no Vila Galé Collection das Artes, em João Pessoa (PB); e no Vila Galé Collection Brumadinho, em Brumadinho (MG).
Com novos destinos no horizonte, a Vila Galé amplia sua presença no mercado brasileiro mantendo uma estratégia que une crescimento, valorização cultural, excelência hoteleira e experiências de lazer. O movimento reforça a expansão internacional da marca sem deixar de lado a essência da hospitalidade que consolidou sua trajetória. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Uma trajetória construída com visão, pioneirismo e dedicação ao turismo brasileiro ganhou um reconhecimento especial durante a ABAV Expo 2026, em São Paulo. Marta Rossi, cofundadora da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e CEO do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, foi homenageada com o Prêmio M&E – Trajetória & Legado no Turismo, concedido pelo Mercado & Eventos. A distinção colocou em evidência uma carreira marcada pela criação de oportunidades, pelo fortalecimento do setor de eventos e pela contribuição para a projeção de Gramado e do turismo brasileiro no cenário nacional. Em um momento de grande significado, Marta recebeu o prêmio das mãos do presidente do M&E, Roy Taylor e Rosa Masgrau, em uma celebração que reuniu reconhecimento, história e admiração por uma profissional cuja atuação ajudou a transformar o turismo e os eventos em importantes ferramentas de conexão e desenvolvimento. Foto: Divulgação Festuris


Competência, sofisticação e excelência em hospitalidade marcaram a presença do Royal Palm Hotels & Resorts na ABAV Expo 2026, em um espaço compartilhado com a Resorts Brasil. Representando o grupo, Claudia Nicodemo, gerente de vendas; Mariana Coutinho, da área comercial; e Isabelle Nery, executiva de contas, formaram uma equipe que se destacou pelo profissionalismo, pela atenção aos parceiros e pela qualidade no relacionamento com o mercado. Com forte atuação em eventos e no turismo de negócios e lazer, o Royal Palm Hotels & Resorts, de Campinas (SP), reúne uma proposta que combina infraestrutura, experiências e alto padrão de atendimento. O complexo é reconhecido por suas opções de lazer, incluindo sete piscinas, gastronomia e ambientes sofisticados, além de contar com um hotel boutique que traduz elegância e exclusividade em cada detalhe. A presença na feira reforçou a importância do relacionamento direto com agentes, operadores, parceiros e profissionais do turismo, apresentando um produto que alia conforto, experiências e excelência. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Minas Gerais também se fez presente com charme, identidade e empreendedorismo na ABAV Expo 2026. Jordana Laguna e a  empresária Rubia Coser, CEO e idealizadora da Travel Next Minas, participaram do encontro representando uma iniciativa que ganhou espaço no calendário do turismo brasileiro ao aproximar profissionais, estimular conhecimento e criar oportunidades de negócios. Realizada em Belo Horizonte, a feira tem como um de seus pilares a capacitação dos agentes de viagens e a valorização das experiências, da cultura e dos diferenciais que fazem de Minas Gerais um destino tão especial. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Encontro de autoridades e representantes do turismo na 53ª edição da ABAV Expo! Solange Abari, Diretora da AVIRRP; Fernanda Napoleão, da SETUR São Luís; Silvia Romana, da SETUR São Luís; Antônio Sérgio Ignácio, presidente da AVIRRP Ribeirão Preto; e Fernanda Batalha, da SETUR São Luís, prestigiaram este importante evento do turismo nacional. Um momento especial de encontros, conexões e fortalecimento do setor, reunindo importantes nomes e destinos em prol do desenvolvimento do turismo. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Hospitalidade, relacionamento e profissionalismo estiveram em evidência na presença de Natália Lusvaldi, Gerente Comercial do Quality Hotel Jundiaí, no estande da Atlantica Hospitality International durante a ABAV Expo 2026. Administrado pela Atlantica, o empreendimento representa uma importante opção de hospedagem em Jundiaí, unindo praticidade, conforto e a estrutura necessária para atender diferentes perfis de viajantes Ao lado da equipe da Atlantica, Natália aproveitou o encontro para fortalecer relacionamentos, receber parceiros e apresentar as possibilidades do hotel aos profissionais do turismo presentes na feira. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Presença, liderança e representação institucional marcaram a participação de Ana Biselli na ABAV Expo 2026. À frente da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, a empresária esteve entre as personalidades de destaque do evento, acompanhando de perto os encontros e movimentos que reuniram profissionais, empresas, destinos e lideranças de diferentes segmentos do turismo. Sua presença reforçou a importância do diálogo entre o poder público e o setor privado para fortalecer iniciativas, ampliar conexões e criar novas oportunidades para o desenvolvimento da atividade turística paulista. Em meio a uma feira marcada por negócios e relacionamento, Ana Biselli trouxe sua experiência e representatividade, evidenciando a relevância de São Paulo no cenário do turismo nacional. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Na ABAV Expo 2026, o WZ Hotel Jardins esteve representado por Fernando Sousa, consultor; Andréia Menezes, gerente comercial; e Iara Pinheiro, executiva de vendas, uma equipe de primeira que levou ao evento a qualidade e a atenção que fazem parte da essência do empreendimento. Localizado em um dos bairros mais prestigiados de São Paulo, o WZ Hotel Jardins combina uma proposta contemporânea com conforto e tecnologia, oferecendo aos hóspedes uma experiência sofisticada em uma das regiões mais valorizadas da capital paulista. Durante a feira, a equipe aproveitou cada encontro para fortalecer relacionamentos, apresentar o empreendimento e estreitar laços com profissionais e parceiros do turismo. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

A Bahia chegou à ABAV Expo 2026 com toda a sua força, beleza e identidade — e com Marly Trindade, que leva consigo o orgulho de representar um dos destinos mais marcantes do Brasil. Em um estande elegante e cuidadosamente preparado, o estado apresentou ao mercado a riqueza de seus destinos, sua cultura, sua gastronomia, suas paisagens e a diversidade de experiências que fazem da Bahia um território único para quem busca história, natureza, lazer e hospitalidade. Mais do que apresentar destinos, a presença baiana celebrou uma identidade que ultrapassa fronteiras e transforma cada experiência em memória. Com charme, alegria e muita representatividade, a Bahia mostrou na ABAV Expo 2026 por que continua sendo um dos grandes símbolos do turismo brasileiro. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Na 53ª edição da ABAV Expo 2026, em São Paulo, o Núcleo de Turismo do Santuário Nacional de Aparecida marcou presença ao lado da Rede Rainha Hotéis, apresentando aos profissionais do turismo de todo o Brasil um dos destinos de fé mais emblemáticos do país. Mais do que um espaço de visitação, Aparecida se revela como um destino de acolhimento, espiritualidade, cultura e hospitalidade, uma experiência que transforma a viagem e deixa marcas na memória de quem passa por lá. Um encontro especial para fortalecer parcerias, ampliar conexões e mostrar ao mercado turístico toda a riqueza de Aparecida. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Autoridades do turismo reunidas na 53ª edição da ABAV Expo! Mauro Roballo, diretor de Marketing e Promoção da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP); Augusto Rocha, secretário nacional de Políticas de Turismo; e Luciano Lapa, presidente da ABAV-PB, marcaram presença no estande da Paraíba, fortalecendo o diálogo, as conexões e a promoção do destino paraibano. Um encontro que celebra a força do turismo e a união de importantes representantes do setor em um dos grandes eventos do turismo nacional.  Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Na ABAV Expo 2026, a Ital Minerva esteve no estande do Paraná, apresentando uma proposta que une a tradição italiana à identidade e à produção paranaense. O atendimento carinhoso de Rosy Marafon tornou a experiência ainda mais especial, recebendo visitantes e apresentando os detalhes de uma marca que transforma tradição em sabor. O nome Ital Minerva carrega essa essência: “Ital”, em referência à herança italiana, e “Minerva”, a deusa romana símbolo de sabedoria, arte e conhecimento. Uma identidade que traduz a filosofia da empresa de produzir com precisão, cuidado e respeito às raízes.  Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil


Há encontros que transcendem o instante e se transformam em memória. No dia 1º de outubro de 2026, tivemos o privilégio de estar na 53ª edição da ABAV Expo, no Expo Center Norte, em São Paulo, para prestigiar um momento muito especial: o lançamento de O Repórter Viajante: As Grandes Reportagens de Paulo Von Atzingen, sexto livro do jornalista e diretor do Diário do Turismo. Reunindo 31 narrativas que percorrem o Brasil e o mundo — de Paris à Amazônia, de Goiás aos Estados Unidos —, a obra entrelaça jornalismo, literatura e poesia para revelar aquilo que talvez seja a essência de toda viagem: as pessoas que dão alma aos lugares. Nós do Portal Guia do Turismo Brasil, fomos recebidos com enorme carinho pelo escritor, em um encontro daqueles que ficam guardados não apenas nas fotografias, mas também no coração. E tivemos ainda a alegria de receber um exemplar autografado, que agora carrega, além das palavras de suas páginas, a lembrança de uma tarde verdadeiramente especial. Porque viajar também é isso: encontrar histórias, pessoas e momentos que continuam viajando conosco muito depois de voltarmos para casa.
Parabéns, Paulo Von Atzingen, por transformar caminhos percorridos em histórias que nos convidam a viajar também através das palavras. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Sobre a ABAV Nacional 

A ABAV Nacional - Associação Brasileira de Agências de Viagens - é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país. 


A ABAV Nacional organiza anualmente a ABAV Expo, a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do setor do mundo todo e é considerado vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios para os agentes de viagens, relacionamentos e capacitações, além de destinos, equipamentos e fornecedores. 


A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA - World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur - Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.


Acesse as redes da ABAV: Instagram: abavnacional, Facebook e LinkedIn


Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 02-10-2026
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2026 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.