BRADESCO APRESENTA TEMPORADA 2019 DA ORQUESTRA BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Em seu 10º ano de atividades, a Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins e patrocínio do Bradesco, comunica programa do concerto que acontece em 21 de maio.
Em 21 de maio a Bachiana Filarmônica SESI-SP dá sequência à Temporada 2019 no Theatro Municipal, com o patrocínio do Bradesco. Em continuidade à sua missão de lançar, no Municipal, jovens diamantes da música clássica no Brasil, a noite se inicia com o violista Elias Vieira , de 14 anos de idade, apresentando uma peça considerada um marco na transição do barroco para o clássico, o Concerto para Viola e cordas em Sol Maior, de Georg Philipp Telemann (1681-1767), sob a batuta de Heitor Fujinami.
Telemann e Bach foram contemporâneos – e grandes amigos. Ele foi padrinho de Carl Philipp Emanuel, o segundo dos vinte filhos de Bach. E foi, na época, muito mais famoso do que Bach em toda a Europa. Era um empreendedor (foi o primeiro a organizar concertos públicos com entradas pagas em cidades alemãs) e absorvia todos os estilos, do italiano ao francês, do polonês ao húngaro. No final da vida, contabilizou cerca de 6.000 obras, muito mais do que qualquer músico de seu tempo.
A modernidade não resgatou muitas obras de Telemann, mas este concerto para viola e cordas adquiriu, desde meados do século 20, o status de uma de suas obras mais famosas. Não só porque é um dos raros concertos para viola do século 18, mas porque exibe uma escrita muito interessante para o solista. Todos os movimentos obedecem à fórmula do ritornello. E os dois movimentos lentos mantêm um formidável estilo cantabile.
Com Martins na regência, a Sinfonia no. 1 em dó menor, op. 68, de Johannes Brahms (1833-1897) ) – aquela que é considerada, pela sua genialidade, como a 10ª sinfonia de Bethoven – encerra a segunda apresentação da Bachiana Filarmômica SESI-SP no Municipal.
Todos certamente já ouviram falar que Brahms demorou 14 anos para completar sua primeira sinfonia – que só deu por terminada aos 43 anos, em 1876. Coincidentemente, também foi naquele ano que decidiu deixar a barba crescer, passando do aspecto de compositor romântico para o de grande compositor de barbas brancas e longas. E também ouviu falar que ele demorou tanto para aventurar -se no domínio da sinfonia porque sentia a sombra gigantesca das nove sinfonias de Beethoven sob seus ombros.
Todas as frases acima são corretas, verdadeiras. A última delas sobretudo, porque no movimento final da sua primeira sinfonia – um encorpado Adagio più andante - Allegro non tropo ma con brio – ele tomou emprestado o tema muito conhecido do final da Nona de Beethoven. Chegou a ser apelidada de “décima sinfonia de Beethoven” pela imprensa na época da estreia.
Tudo isso, entretanto, não quer dizer que a obra seja típica de principiante. Ao contrário, Brahms constrói um imenso edifício musical que converge para a linda melodia do finale enunciada pelas cordas – perigosamente próxima do tema da Ode à Alegria, é verdade. Sem problemas.
Estamos diante de um tributo, uma homenagem de Brahms a Beethoven. Mas também de superação do clímax a que Beethoven levou o gênero. Como bem anotou o jornalista inglês Tom Service, “ele abandonou a tendência de colocar peso demais em seus allegros de abertura”, e em vez disso conduz os três movimentos iniciais com gradativos aumentos de tensões internas até se espraiarem no magnificente finale – o mais longo dos quatro movimentos da sinfonia.
Além da Temporada Oficial, a Bachiana Filarmônica SESI-SP realiza concertos informais, que serão verdadeiros saraus, e que têm por inspiração os concertos da Schola Cantorum da época de Johann Sebastian Bach, onde eram apresentados diversos artistas e conjuntos musicais. Sempre aos domingos, os próximos concertos do programa Bachiana Meio-dia acontecem nos dias 26 de maio, 23 de junho, 08 de setembro e 17 de novembro, como o nome diz, ao meio-dia.
Sobre o Bradesco Cultura
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Em 2019, estão previstas diversas atrações como o espetáculo OVO, do Cirque du Soleil, o Lollapalooza Brasil, os festivais de Parintins e Tiradentes, as festas juninas de São João do Caruaru e Campina Grande e o Natal do Bradesco, em Curitiba. Segue em cartaz O Fantasma da Ópera.
Sobre João Carlos Martins
João Carlos Martins ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro. Considerado um dos maiores interpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, registrou sua obra completa para teclado. Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002 por problemas físicos. Como regente apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas. Hoje, aos 78 anos, construiu uma sólida carreira com sua orquestra, apresentando-se várias vezes no Carnegie Hall e no Lincoln Center em Nova York. Teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes - o franco-alemão Martin’s Passion e o belga Rêverie. No Brasil, a LC Barreto produziu o filme João, o Maestro, e Carlos Mamberti a peça Concerto para João, ainda em turnê pelo Brasil.
Sobre ser amado até pela vizinhança, enquanto outros deveriam ter vergonha de sair às ruas, eles representam o Brasil na saudação a esta figura única” (Ricardo Boechat).
Sobre Heitor Fujinami
Heitor Fujinami iniciou seus estudos musicais com piano aos 6 anos de idade, logo se destacando em concursos e recitais. Dois anos depois inicia estudos de violino com o professor Tosio Takeda. Posteriormente esteve sob a orientação do professor Ayrton Pinto. Integrou diversas orquestras: Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP e Orquestra de Câmara Villa Lobos. Atualmente é membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e da Bachiana Filarmônica SESI-SP.
Sobre Elias Vieira
Elias Vieira nasceu em São Paulo em 9 de junho de 2005. Iniciou seus estudos de viola aos 8 anos no projeto musical da Igreja Adnipo, sob orientação de Rose Sousa do Nascimento. Em 2017 prosseguiu seus estudos musicais na EMESP Tom Jobim, passando a ter aulas de viola com Irina Matzen. Participou em master classes de viola com Jennifer Stumm. Em 2018 foi vencedor do IV Concurso de Jovens Solistas (categoria 1- alunos até 14 anos) da EMESP Tom Jobim. Tocou como solista com a Orquestra de Cordas da EMESP sob a direção do Maestro Geraldo Olivieri, no auditório do MASP. Devido a seu talento, disciplina nos estudos e amor pela música, recebeu em 2019 uma bolsa de estudos completa no Colégio Ouro Preto.
BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP
Temporada 2019
2º concerto – 21 de maio
Programa
Concerto para Viola e cordas em Sol Maior - TWV 51:G9
Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Largo
Allegro
Andante
Presto
Solista -
Regente – Heitor Fujinami
Sinfonia no. 1 em dó menor, op. 68
Johannes Brahms (1833-1897)
Un poco sostenuto – Allegro
Andante sostenuto
Un poco allegretto e grazioso
Adagio più andante - Allegro non troppo ma
con brio
Regente – João Carlos Martins
SERVIÇO
BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP - TEMPORADA 2019
Data: 21/05 (terça-feira)
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n- Centro/SP
Horário: 20h
Abertura dos portões: 19h
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação Indicativa: Livre (sugerido para maiores de 7 anos)
Ingressos:
ANFITEATRO - R$ 35,00
BALCÃO NOBRE SET.1 - R$ 70,00
BALCÃO NOBRE SET.2 - R$ 70,00
BALCÃO SIMPLES SET. 2 - R$ 70,00
BALCÃO SIMPLES SET.3 - R$ 35,00
FOYER SET.1 - R$ 70,00
FOYER SET.2 - R$ 70,00
FOYER SET.3 - R$ 35,00
FRISAS SET.1 - R$ 70,00
FRISAS SET.2 - R$ 70,00
GALERIA - R$ 35,00
PLATÉIA - R$ 70,00
PELA INTERNET
Eventin:
BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº - São Paulo, SP
Segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábados e domingos das 10h às 17h
Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.
PONTOS DE VENDA – SUJEITO A COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Loja Eventim - Brasília Shopping
SCN Quadra 5 Bloco A, 2º Subsolo - Brasília Shopping, Brasília
Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingos e Feriados das 13h às 19h
Venda e retirada de ingressos para os todos os eventos vendidos pela EVENTIM
Loja Eventim - Shopping 5ª Avenida
Rua Alagoas 1314, Loja 20C– Savassi, Belo Horizonte
Segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábados das 10h às 16h
Venda e retirada de ingressos para os todos os eventos vendidos pela EVENTIM
Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo 2134 – Pinheiros, São Paulo
Terça a Sábado das 12h às 20h
Segundas e Domingos, somente em dias de show
Venda e retirada de ingressos para os todos os eventos vendidos pela EVENTIM
Bilheteria Allianz Parque
Rua Palestra Italia, 214 - Perdizes – São Paulo/SP
Terça-feira a domingo das 10h às 18h
Obs.: Em dia de jogos e eventos, o horário de funcionamento está sujeito a alteração.
Venda e retirada de ingressos para os todos os eventos vendidos pela EVENTIM
Teatro J. Safra
Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda
Quartas e quintas das 14h às 21h
Sexta a domingo das 14h até o horário dos espetáculos
Venda e retirada de ingressos para os todos os eventos vendidos pela EVENTIM
Ficha Técnica Bachiana Filarmônica SESI-SP
Diretor Artístico e Regente Titular - João Carlos Martins
Regente Assistente – Heitor Fujinami
Regente Convidado e Residente – Marcelo Bratke
Primeiros Violinos
Renato Marins Yokota – Spalla
Cesar Miranda – Spalla
Flávio Geraldini
Sergei Eleazar de Carvalho
Igor Jahnke Sarudiansky
Heitor Hideo Fujinami
Matthew Thorpe
Daniel Augusto Moreira
Katia Spassova
Pedro Juliano Delarolle
Paulo Lucas Moura da Silva
Felipe Moreira Santarelli
Segundos Violinos
Ricardo Takahashi – Chefe de Naipe
Rodolfo Delgado Lota
Lev Veksler
Andréa de Araújo Campos
Cintia Nunes Camargo
Dorin Serban Tudoras
Alexandre Xavier da Cunha
Heloisa Oliveira da Silva
Jonathan S. Cardoso dos Santos
Andressa dos Santos Matheus
Anderson Lacerda
Violas
Francisco E. F. Pereira – Chefe de Naipe
André Ferreira Rodrigues
Wallas Pena
Irina Matzen
Marcos Fukuda
Denise Fukuda
Danielle lima de Andrade
Violoncelos
Ricardo M. Fukuda – Chefe de Naipe
Sergio Schreiber de Freitas
Fabrício Rodrigues
Alice Mayumi Ando Micheletti
Diego Francisco Araújo Mesquita
Thiago Cordeiro
Franklin Martins Chaves
Contrabaixos
Sergio de Oliveira – Chefe de Naipe
Ana Valéria Poles
Thiago Hessel de Paula
Rafael Rodrigues da Silva
Oboés
Peter Hemsley Apps – Chefe de Naipe
Gerson Quirino de Abreu
Paulo Roberto Pinto Jr.
Flautas
Danilo Crispim Ferreira – Chefe de Naipe
Ana Maria Gaigalas
Carlos Eduardo Gomes de Souza
Fagotes
Francisco A. A Formiga – Chefe de Naipe
Erick Yukio Ariga
Eliseu Silva Nascimento
Clarinetes
Leirson Corrêa Maciel – Chefe de Naipe
Felipe Marcelino dos Reis
Wilquias Barros dos Santos
Trompetes
Bruno Lourensetto - Chefe de Naipe
Israel dos Santos Salomé
Bruno Souza dos Santos
Trombones
Carlos A. T. de Freitas – Chefe de Naipe
Tiago Azevedo de Araújo
Trompas
José Costa Filho – Chefe de Naipe
Douglas Rodrigo Bruno da Costa
Luiz Carlos Garcia Junior
Rafael de Paula
Percussão
Daniel Dias de Lima – Chefe de Naipe
Natali Calandrin Martins
Inspetor de Orquestra
Hudson Gorzoni
FUNDAÇÃO BACHIANA CONSELHO CURADOR
Delchi Migotto Filho
Miguel Traversa Neto
Maria Cecilia De Almeida Parasmo
João Carlos Cordeiro Cavalcante
Luiz Antônio Queiroz de Aquino
Carla Civile
Edith Ranzini
CONSELHO CONSULTIVO
Francisco de Assis Alves
Laércio Laurelli
Renato Leme
Eduardo Paulino
Octavio Frioli Florisbal
Clementina Aviva Braunstein Haydu
Persio Brait Pisani
Reinaldo Aparecido Rozzatti
José Roberto Filippelli
Valter Richetti Raul Pinto
Paula Medeiros de Oliveira Pisani
CONSELHO FISCAL
Antonio César Corradi
José Roberto Gennari
Fabio Ceridono Fortes
DIRETORIA EXECUTIVA
Ricardo da Silva Haydu
Carmen Silvia Valio de Araujo Martins
Stefan Ken Borges Gan
Edição Roseli Cecilia
Data de publicação desta Matéria 19-05-2019
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